O MCU como conhecemos mudou totalmente após Loki, onde temos a abertura do multiverso e enfim conheceremos as infinitas possibilidades dele. What If… ? a série animada exclusiva do Disney+ que já havia sido anunciada, foi divulgada como o primeiro olhar que teríamos sobre essa nova visão da Marvel. Só que ao olhar mais atentamente para os bastidores da série e a origem dessa história nos quadrinhos, a sua expectativa pode estar errada.

What if… ? foi uma série de quadrinhos da Marvel que teve sua estreia em 1977, onde o Vigia narra as histórias de terras paralelas, e a partir de um ponto de divergência da história linear, ele mostra o que aconteceria com determinado personagem se sua história fosse diferente. Essa série durou até 1984 e após isso ela é recorrente usada pela editora para trazer novas histórias sem apego ao universo regular.

Desde o princípio a série é um local de teste para roteiristas imaginarem diferentes histórias e trazer ela sem apego ao conteúdo original. Muitas histórias inclusive são reaproveitadas pela editora, como por exemplo o fato de existir uma história que conta o que aconteceria se Jane Foster encontrasse o martelo do Thor, e anos depois o roteirista Jason Aaron traz essa ideia para o universo regular. E a série animada busca também trazer essa visão diferente para os personagens que conhecêssemos mas com ressalvas.

Diferente da série de quadrinhos, a animação focará totalmente no que foi estabelecido no MCU, onde veremos versões alternativas daqueles heróis que conhecemos, sem novos heróis ou vilões sendo apresentados. E tendo isso em mente devemos considerar que a série de quadrinhos desde o princípio acaba sendo uma auto homenagem da editora aos seus personagens, trazendo roteiristas para contarem versões diferentes em edições únicas.

What if… ? do Disney+ entra no mesmo princípio mas para o MCU, onde ela será uma série que irá homenagear o universo dos cinemas, mas trazendo essas novas versões que atraem o público. Então ao assistir a série, não espere algo surpreendente ou até mesmo com ganchos para o futuro do MCU, veja como uma homenagem do que foi feito até aqui. Com uma segunda temporada possivelmente acontecendo, talvez vejamos a série crescer conforme a expansão dos personagens no cinema e então ver cada vez mais possibilidades.