Written by 20:55 Criticas, Games | Criticas

Review: Caravan Sandwitch | Quando lembramos que a ficção científica pode ser bela e não cruel

Caravan Sandwitch é o jogo que te traz um relaxamento em sua exploração, mas apresenta uma beleza única em seu cerne.

Quando pensamos em jogos de ficção científica, temos diversos nomes que vem à nossa mente. Casos do terror como Alien: Isolation ou Dead Space, ou casos mais complexos como Death Stranding. Até mesmo jogos de ação como Halo. Contudo em meio à esses tipos de jogos, esquecemos como a ficção científica não precisa estar em volta de traumas e grandes guerras, e Caravan Sandwitch nos ajuda a lembrar disso.

No jogo comandamos a protagonista Sauge que sai do seu planeta natal, Cigalo, para buscar novas oportunidades. Contudo ela recebe uma mensagem inesperada da sua irmã que está supostamente morta à cerca de 6 anos. É nesse momento que então chegamos em Cigalo, e começamos uma exploração em busca da verdade sobre essa mensagem e também redescobrimos a terra natal da protagonista.

Ao entrar novamente nesse planeta, a primeira sensação que temos é de um acolhimento estranho, afinal de contas não conhecemos nada sobre o lugar, assim como nossa personagem. Só que devido à estética do jogo, temos o sentimento de conhecer aquele lugar apesar do estranhamento, transmitindo que a protagonista sente.

Seguindo a linha artística de outros jogos como Zelda: Breath of the Wild, ou até mesmo Genshin Impact, vemos uma estilização que funciona para a proposta do jogo. Esse mundo é estranhamente belo, desde suas plantas até as regiões que você explora coletando materiais e colecionáveis.

Um jogo para além do Sci-Fi

Caravan Sandwitch e seu mundo aberto.

Sendo uma história sobre a busca de um familiar, obviamente teremos momentos muito emocionais, que podem te fazer querer chorar um pouco. A viagem por esse mundo é tranquila, e os desafios serão muito mais sobre os quebra-cabeças que você tem que desvendar ao invés de combates.

A mecânica de ter uma Van que se torna sua principal parceira na exploração facilita você se movimentar no mapa. Assim como os personagens principais que nos ajudam sempre que podem a progredir na história e tem objetivos em comum conosco.

Talvez a falta de vozes no jogo pareça estranha à princípio, mas é uma limitação que deixa de ser um problema em pouco tempo. Quando seguimos adiante na narrativa, ocorre um certo cansaço caso se prolongue demais. Sendo esse tipo de jogo que você pode jogar durante semanas, mas não em uma tacada só.

Caravan Sandwitch consegue nos fazer lembrar que existem outras maneiras de explorar o gênero da ficção científica. Que ainda há coração, apesar de estarmos explorando planetas desconhecidos.