O terceiro episódio de Falcão e Soldado Invernal trouxe o retorno do personagem Barão Zemo onde vemos uma versão que se assemelha muito mais a um anti-herói do que para um vilão. Contudo ainda podemos olhar para suas origens nos quadrinhos e descobrir qual pode ser o seu futuro no MCU.

A primeira informação importante é que o título de Barão Zemo já foi passado para outros personagens e o primeiro a ter esse nome foi o responsável pelo acidente que congelou o Capitão América e também causou o acidente que “matou” o Buck. Ele criou diversas armas como os raios da morte, rifles que atiravam lasers e a o adesivo X, uma supercola que acabou acidentalmente fazendo a máscara colar na pele do seu sucessor e então fazer ele enlouquecer.

Barão Zemo usando seu uniforme clássico antes dos efeitos da supercola.

O vilão retornaria para a era moderna onde fundaria o conhecido grupo da Marvel intitulado Mestres do Terror. O grupo inicial era formado pelo Barão Zemo, Encantor, Cavaleiro Negro, Magnum e o Homem Radioativo. O personagem junto com sua equipe seriam vilões recorrentes dos Vingadores e do Capitão América. Após um tempo o personagem teria um fim, morrendo em um confronto com o Capitão América na Amazônia.

Mestres do Terror na série animada dos Vingadores (2010).

Surge o sucessor do legado

Após um tempo sem aparecer nos quadrinhos, temos então o surgimento do Barão Hemut Zemo 13°, o filho de Heinrich Zemo, o Barão Zemo anterior. O personagem teria sua primeira aparição em Capitão America #168 como um cientista e engenheiro que descobriria a morte do seu pai e culparia o Capitão América. Ele então ao enfrentar o personagem, acabaria caindo em um tanque de adesivo X e enlouquecendo.

O personagem então finalmente ganharia a alcunha de seu pai e se aliaria ao personagem Arnim Zola para tentar derrotar o Capitão América. Durante os anos ele tentaria ressuscitar seu pai, criar uma nova formação dos Mestres do Terror e até mesmo faria parte da equipe dos Thunderbolts. O personagem por mais que tenha destaque ao lado do Capitão América, já enfrentou outros personagens como o Homem-Aranha, Hulk, Gavião Arqueiro e entre outros.

Barão Zemo ao lado dos Thunderbolts

E o que acontecerá com o personagem no MCU?

No MCU o Barão Zemo apareceu primeiramente em Capitão América: Guerra Civil, e sua principal motivação foi a morte de sua família devido aos eventos de Sokovia. Ele então foi preso e retorna agora em Falcão e Soldado Invernal onde descobrimos suas origens como Barão, mas sem citar seu pai ou as conexões com a Hidra. Durante o episódio 3 vemos o personagem agindo como um anti-herói ao lado dos heróis, o que talvez indique um caminho diferente no MCU.

O personagem pode retornar em outras séries ajudando e dando suporte com seu dinheiro e contatos no submundo do crime. E também pode fazer parte de uma futura formação dos Thunderbolts, mas ainda não chegamos ao clímax da série para ver seu real destino. Podemos ter no final o Barão Zemo assumindo seu lado vilanesco e então se juntando aos Apátridas e talvez no futuro, trazendo os Mestres do Terror.