Written by 22:28 Artigos, Destaque, Detetive Pikachu, Games | Artigos, Sonic

As pequenas reviravoltas nas adaptações dos games para o cinema

Com Sonic nos cinemas e seu sucesso de bilheteria, temos alguns indícios de um novo rumo nas adaptações live-action de games. E por mais que nos últimos anos tenha existido fracassos como Warcraft, Assassin’s Creed e entre outros, as coisas parecem estar mudando.

De fato levar um jogo para os cinemas não é uma tarefa simples, pois são dois meios de contar histórias diferentes. E onde um o telespectador tem controle sobre as ações do personagem, e no outro ele acompanha o enredo de uma história daquele universo. E por mais que tenha jogos como The Last of Us e Uncharted que são grandes obras cinematográficas em sua essência, repetir aquela experiência não é o pensamento ideal. Pois dessa forma poderia estragar o próprio conceito da obra original, fazendo mudanças e suas origens.

Mas também existe o fato de que games e cinema são mídias diferentes, e mudanças infelizmente precisam ser feitas para se encaixar em determinados contextos e na própria questão de efeitos especiais. Ao mesmo tempo que a dosagem precisa ser medida para não termos mais um terrível pesadelo com o Super Mario.

Nesse contexto existem três exemplos que podem ser apresentados no momento: Tomb Raider: Lara Croft, Detetive Pikachu e Sonic.

Dentre esses Tomb Raider: Lara Croft é o mais fraco. Contudo o filme em si não é ruim, entregando toda a atmosfera dos novos jogos da franquia, com atuações que servem ao seu propósito e um enredo simples.

(fonte: box office mojo)

O filme apresentou em sua bilheteria um desempenho de certa maneira fraco, com um orçamento de $ 94 milhões, seu lucro não foi dos melhores. Entretanto o seu desempenho lhe garantiu uma sequência onde poderá ser trabalhado seus erros e melhorar ainda mais seus acertos.

 

 

Veja mais | POKÉMON: DETETIVE PIKACHU – FILME CONSEGUE DIVERTIR E TRAZER UMA BOA SENSAÇÃO DE NOSTALGIA

 

 

 

 

 

fonte: box office mojo

E o que pode ser o segredo das futuras adaptações possa ser isso, simplicidade. Os filmes Detetive Pikachu e Sonic apresentam enredos simples, onde um é uma investigação em busca de um pai perdido e o outro um road trip para ajudar um amigo. Eles utilizam de todos os elementos daquele universo conhecido, mas usam de protagonistas originais para não ocorrer outras comparações. Com isso é possível além de apresentar novos personagens, talvez novas ideias para aquele mundo sem estragar o material original.

O próprio Detetive Pikachu que foi uma grata surpresa para a Warner e a Pokémon Company conseguiu trazer um bom desempenho e algum lucro para as duas. Entretanto o filme acabou tendo uma demanda maior de gastos, com um orçamento de $ 150 milhões, seus riscos eram bem maiores.

Veja mais | SONIC: O FILME – UM MAIS DO MESMO QUE DIVERTE

E demonstrando um enredo simples, sem arriscar muito, é possível se preparar para o futuro e trazer novos desafios, personagens e elementos daquele universo. Com isso em mente talvez mostrar os games nas telas de cinema não seja tão difícil.

Entretanto vale ressaltar que Sonic também seguia um caminho confuso, onde graças a grande movimentação dos fãs e até mesmo de pessoas envolvidas com o personagem se levantaram, houve mudanças. Com isso em mente também deve ser lembrado os riscos e que nem todos pensam igual na hora de trazer algo para os cinemas.

Ainda temos um longo caminho. Temos agora um filme de Uncharted sendo constantemente adiado, como também um filme de Bordelands anunciado. E nem todos os jogos são como Sonic e Pokémon. Alguns apresentam personagens cruciais para o enredo como nosso querido Link, Mario, Kratos e entre outros.

E com isso podemos ainda ver muitas coisas ruins no futuro, mas agora pelo menos podemos ver um pouco de luz no fim do túnel.