No próximo dia 23 de novembro farão exatos 20 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas, primeira adaptação da série de livros da escritora J.K Rowling. Foi uma sensação. Desde Titanic (1997), Hollywood não havia visto nada tão grandioso em termos de repercussão e bilheteria. Arrecadou à época US$ 972 milhões de dólares, algo impressionante até mesmo para os padrões atuais.

Durante 10 anos, a franquia foi a galinha dos ovos de ouro da Warner Bros, o trio principal de atores (Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson) viraram estrelas e perderam completamente a chance de uma vida normal, ao contrário de outros membros mirins do elenco.

Agora, 20 anos após o seu começo e 10 anos após o seu fim, está claro que Harry Potter já pode ser considerado um clássico do cinema, assim como Guerra nas Estrelas, Indiana Jones, De Volta Para o Futuro e Parque dos Dinossauros, por exemplo. Seus filmes e livros possuem fãs que sequer existiam quando tudo começou. Depois de um sucesso estratosférico, é natural que os fãs queiram saber por onde o elenco jovem anda. Confira isto logo baixo:

Harry Potter (Daniel Radcliffe)

Daniel Radcliffe revela quem ele quer interpretar em reboot de Harry Potter
Imagem: Febre Teen

Daniel Radcliffe (32) era um ator semi-novato de 10 anos quando foi escolhido para interpretar um dos maiores personagens da cultura pop. O produtor da franquia, David Heyman, já estava cansado da busca malsucedida por seu protagonista quando foi encorajado a assistir David Copperfield (1999), uma minissérie da BBC. Daniel interpretava a versão jovem do personagem. Heyman e sua equipe entraram em contato com os pais do menino e o resto é história.

Hoje, Daniel tem atuado em projetos de vários gêneros, diversificando ao máximo sua carreira de ator. Já protagonizou comédia romântica (Será que…?, de 2014, que também tem Adam Driver no elenco); filme de terror (A Mulher de Preto, 2012); filme de ação (Armas em Jogo, 2019); comédia (a minissérie Diário de Um Jovem Médico, 2012-2013, onde faz uma versão mais jovem de Jon Hamm); filmes de fantasia (Victor Frankstein, 2015 e Amaldiçoado, 2014, o seu filme pós-Potter mais popular); foi o vilão em O Truque de Mestre 2 e deu interpretações intensas em dramas baseados em fatos reais, como Versos de um Crime (2012), Imperium (2016), Na Selva (2017) e Fuga em Pretória (2020).

Chamou a atenção dos críticos em Sundance com o bizarro Um Cadáver para Sobreviver (2016), que encantou uns e enojou outros no festival. Radcliffe também esteve no teatro, onde não só fez dramas, como também cantou e dançou no musical da Broadway How to Succeed in Business Without Really Trying.

O ator chegou até a declarar que a estabilidade financeira alcançada com o que ganhou interpretando Harry Potter concedeu a ele mais liberdade para se dedicar apenas ao que considera interessante. Hoje o ator faz um anjo na série de comédia Miracle Workers, que conta com Steve Buscemi no elenco e recentemente acabou de filmar The Lost City, longa protagonizado por Brad Pitt e Sandra Bullock, previsto para lançamento no próximo ano.

Rony Weasley (Rupert Grint)

Rupert Grint Stopped Watching 'Harry Potter' Movies After the First 3
Fonte: Insider

Ao contrário de Radcliffe e Emma Watson, que continuaram em Hollywood após o término da franquia, Rupert Grint (33) preferiu trabalhar apenas na Inglaterra, longe dos grandes estúdios. Desde então o ator tem participado apenas de produções pequenas e nada notáveis, como foi o caso do drama de guerra Entre Inimigos (2012), Conquistas Perigosas (2013), CBGB: O Berço do Punk Rock (2013), onde atuou com Alan Rickman, e a comédia Moonwalkers – Rumo à Lua (2015), em que divide o protagonismo com Ron Perlman. Rupert também fez teatro no mesmo período.

O ator fez vários projetos para a TV, a maioria em papeis pequenos ou participações especiais, mas ele teve destaque em Dá Licença, Saúde (2017-2018), onde interpreta um homem que tira proveito do seu falso diagnóstico de câncer, com a ajuda do médico incompetente que fez o diagnóstico errado (Nick Frost); protagonizou e produziu uma adaptação do filme Snatch do Guy Ritchie, que durou apenas uma temporada, e atualmente está em Servant (2019 -), série de terror da Apple TV, escrita e produzida por M. Night Shyamalan. O projeto é seu maior trabalho desde o encerramento da franquia. Rupert também já é pai de uma menina, fruto da relação de longa data com a namorada e atriz Georgia Groome.

Hermione Granger (Emma Watson)

Fans React to Emma Watson's Agent Saying Her Career Is 'Dormant'
Fonte: Insider

Do trio principal, Emma Watson (31) certamente foi quem se deu melhor. Trabalhou com os diretores Sophia Coppola (Bling Ring, 2013), Daren Aronofsky (Noé, 2014) e Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres, 2019). Esta última produção concorreu ao Oscar de melhor filme em 2020. Emma também protagonizou o live-action da animação clássica da Disney A Bela e a Fera (2017), uma das maiores bilheterias do ano. Aliás, ela recusou o papel principal em La La Land (2016) para interpretar Bela. Como resultado, o papel em La La Land foi para Emma Stone, que ganhou o Oscar de melhor atriz por seu trabalho no longa.

Emma também é lembrada por As Vantagens de Ser Invisível (2012), filme que já pode ser considerado um jovem clássico, e em 2019, ela anunciou uma pausa por tempo indeterminado na carreira para se dedicar a outros interesses. Recentemente, a atriz revelou que passou parte da pandemia aprendendo a usar câmeras cinematográficas, dando a entender que uma carreira como diretora é uma possibilidade. Segundo ela, a experiência “foi poderosa“.

Draco Malfoy (Tom Felton)

Tom Felton, quien dio vida a Draco Malfoy en 'Harry Potter', sufrió un  colapso en un partido de golf | Actualidad | CaracolTV
Fonte: CaracolTV

Tom Felton (34) já tinha alguma experiência como ator antes de entrar para a franquia. Desde o fim da saga, ele tem atuado em produções de todos os tipos no cinema e na TV. Esteve em Planeta dos Macacos: A Origem (2011), no drama de sobrevivência Contra o Sol (2014), onde fez um soldado britânico à deriva no oceano pacífico em plena 2ª Guerra Mundial; foi um soldado romano ao lado de Joseph Fiennes no suspense bíblico Ressureição (2016) e esteve no elenco principal da série The Flash durante a sua quarta temporada.

Recentemente o ator esteve no top 10 dos mais assistidos da Netflix com o longa A Batalha Esquecida (2020), outro drama que se passa na 2ª Guerra Mundial. O ator tem ainda quatro projetos inéditos sem data de lançamento. O primeiro é o longa de suspense Some Other Woman, que conta com Ashley Greene (Crepúsculo) no elenco; o segundo é Lead Heads, outro suspense sobre quatro homens desesperados que decidem apostar tudo em um jogo de consequências funestas; o terceiro é Burial, sobre um grupo de soldados russos encarregados de descobrir onde estão os restos mortais de Hitler e o quarto é Canyon Del Muerto, sobre a primeira arqueóloga da história, com Abgail Breslin e Val Kilmer no elenco.

Neville Longbottom (Matthew Lewis)

Harry Potter' Star Matthew Lewis Says It's 'Painful' To Re-Watch Series |  PEOPLE.com
Fonte: People

Matthew Lewis (32) hoje arranca suspiros pela internet, coisa que há uns 15 anos atrás ninguém iria imaginar, e até confessou há pouco tempo que rever os filmes da saga é uma experiência dolorosa para ele, por sentir que há muito de si mesmo no Neville.

Desde que a série de filmes acabou, em 2011, o ator fez muito pouco que seja digno de atenção, principalmente no cinema, onde não obteve nada além de quase-figurações. A exceção é a comédia romântica de Emilia Clarke e Sam Claflin, Como Eu Era Antes de Você (2016) e da comédia Baby Done (2020), no qual interpreta um futuro pai que está mais empolgado com o nascimento do bebê do que a própria mãe, que decide focar na carreira.

Na TV britânica conseguiu papeis mais interessantes, embora as séries não tenham durado muito, como foi o caso das comédias Bluestone 42 (2013-2015), The Syndicate (2012), da série criminal Happey Valley (2016), protagonizada por Shirley Henderson (a Murta-que-geme), Ripper Street (2016) e da série Girlfriends (2018), onde contracena com Zoe Wanamaker (a Madame Hooch) e Miranda Richardson (a Rita Skeeter). Matthew também apresenta um podcast sobre futebol britânico, o The Official Leeds United Podcast.

Gina Weasley (Bonnie Wright)

Harry Potter' Stars: Where Are They Now?
Fonte: US Weekly

Quando a série acabou, Bonnie Wright (30) fez pequenos trabalhos como atriz em filmes que quase ninguém viu, como Jogos do Apocalipse (2013) e logo percebeu que o que queria mesmo era ser diretora. Se aposentou como atriz e foi para Londres, onde estudou cinema, daí em diante dirigiu apenas curtas-metragens e videoclipes.

Abriu sua produtora, a BonBonLumiére, e passou a produzir seus projetos. O seu curta de estreia, Separate We Come, Separate We Go (2012) foi protagonizado por David Thewlis, o professor Lupin da saga, e o seu curta mais recente, Medusa’s Ankles (2018), contou com a participação de Jason Isaacs, o Lúcio Malfoy.

Bonnie se dedica há anos ao ativismo ambiental e a projetos do Greenpeace, ela até viajou pelo mundo no navio da organização. Porém, a ativista não desistiu do desejo de produzir e dirigir seus próprios filmes e trabalha há anos para tirar seu primeiro longa do papel, um thriller de sobrevivência onde os personagens são atormentados por um monstro marinho. Seu plano é usar o longa para conscientizar o público sobre a poluição nos oceanos. Ela em breve lançará seu primeiro livro, cujo título ainda é desconhecido, mas já adiantou que a obra será sobre sustentabilidade.

Percy Weasley (Chris Rankin)

We Need To Take A Minute To Appreciate The Actor Who Played Percy Weasley | Percy  weasley, Weasley, Oliver wood
Fonte: Pinterest

Chris Rankin (38) interpretou o Weasley chato em cinco filmes da franquia, mas mesmo assim ele conta que teve muita dificuldade para se manter como ator quando não estava atuando como Percy, o que fez com que ele trabalhasse em em bares londrinos para se manter. Chris conseguiu voltar à indústria trabalhando como assistente de produção em séries como A Discovery of Witches, Downton Abbey e Atlantis.

Fred e Jorge Weasley (James e Oliver Phelps)

Como e onde estão os atores do elenco de Harry Potter
Fonte: Harry Potter Fandom

Os gêmeos, hoje com 35 anos, tentaram seguir carreiras separadas após o fim da franquia, o que custou papeis nos EUA. Segundo James:Tivemos algumas reuniões com agentes nos Estados Unidos, mas havia uma percepção de que viemos ali como uma dupla. Eu disse que queria fazer trabalhos individuais e um cara apenas disse ‘Oh não, não vejo isso acontecendo.’ Eu me desliguei assim que ele disse isso, não estava interessado.”

O esforço para não continuarem trabalhando como “os gêmeos” não deu muito certo, mas mesmo assim James participou de algumas peças de teatro nos últimos anos, foi o protagonista masculino da comédia de horror independente Patchwork (2015) e do filme de fantasia Cadia: The World Within (2019). De resto, continuou preso ao irmão Oliver nos pouco trabalhos que fizeram após Potter, o que inclui o filme para a TV Danny and the Human Zoo (2016), onde contracenam com Evanna Lynch, a Luna Lovegood; o longa 7 Days: The Story of Blind Dave Heeley (2019) e o mais recente filme do diretor Edgar Wright (Baby Drive), Noite Passada Em Soho (2021). Os irmãos também comandam um podcast de entrevistas chamado Normal Not Normal, onde conversam com várias personalidades do mundo do entretenimento, incluindo colegas de elenco da saga.

Luna Lovegood (Evanna Lynch)

Harry Potter actress Evanna Lynch plans escape from being Luna Lovegood |  The Independent | The Independent
Fonte: The Independent

A irlandesa Evanna Lynch (30) era uma grande fã da franquia quando foi escalada para fazer Luna Lovegood aos 15 anos. Quando a franquia acabou, ela tentou fazer a carreira decolar em Hollywood e enquanto isso dava aulas de yoga para se manter em Los Angeles. Sem sucesso, retornou ao Reino Unido e continuou sua carreira por lá. Fez teatro, e papeis pequenos na TV e no cinema. Entre seus principais trabalhos até agora estão a comédia G.B.F (2013) e o drama Meu Nome é Emily (2015), pelo qual foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Irish Film and Television Awards, o Oscar irlandês. Ela perdeu para Saoirse Ronan, que concorreu por Brooklyn (2015).

Recentemente ela surpreendeu os fãs ao aparecer na série britânica Silent Witness (2021), na qual esteve por dois episódios. A atriz também é ativista pelos direitos dos animais e comanda o The Cheekpeeps, um podcast sobre alimentação vegana, bem-estar e ativismo pela causa animal. Evanna também se prepara para lançar sua autobiografia, The Opposite of Butterfly Hunting: The Tragedy and The Glory of Growing Up (“O oposto da caça às borboletas: A tragédia e a glória do amadurecimento”, em tradução livre), no qual pretende contar em detalhes a sua luta contra a anorexia, doença que quase a levou à morte.

Simas Finnigan (Devon Murray)

Antes e depois: Como os atores de Harry Potter envelheceram - Nerdizmo
Fonte: IGN

Devon Murray (32) ganhou fama entre os fãs da saga como Simas Finnegan, amigo inseparável de Dino Thomas nos livros e aquele que vivia tacando fogo em tudo nos filmes. No período pós-Harry Potter ele não fez muita coisa. Gastou o dinheiro que ganhou na franquia em investimentos fracassados, farras e garotas. Foi processado por seu agente por valores não pagos e perdeu. No começo do ano se tornou pai de um menino.

Dino Thomas (Alfred Enoch)

Why the Cast of How to Get Away with Murder Looks So Familiar | Vanity Fair
Fonte: Vanity Fair

Alfred Enoch (33) é filho de uma médica brasileira e de um ator de teatro inglês, logo o fato dele falar português fluentemente não chega a ser uma surpresa. Ele foi um dos poucos atores mirins da série a ter uma carreira prolífica depois da franquia, com vários papeis de destaque no cinema e principalmente na TV. Aliás, foi com a série de Sonda Rhimes, Como Defender Um Assassino (2014-2020), que Alfred deixou de ser reconhecido apenas pelos fãs da saga.

Na TV também integrou o elenco da minissérie Troia – A Queda de Uma Cidade (2018), da segunda temporada do seriado Trust Me (2019), ambas do canal BBC, e da série Foundation (2021), obra de ficção científica da Apple TV+.

No cinema, ele fez Red (2018), uma adaptação da peça de teatro do mesmo nome que gira em torno da relação entre o artista Mark Rothko (Alfred Molina) e seu assistente Ken, vivido por Enoch. Também integrou o elenco do longa brasileiro de Lázaro Ramos, Medida Provisória (2020), uma distopia futurista na qual um governo autoritário ordena que descendentes de africanos retornem à África. Sua obra mais recente é uma adaptação do romance O Retrato de Dorian Gray (2021) ambientado nos dias atuais. Além de tudo isso, ele seguiu os passos do pai e também trabalhou no teatro.

Cho Chang (Katie Leung)

Harry Potter star Katie Leung claims publicists instructed her to DENY  'awful' racist abuse | Daily Mail Online
Fonte: Daily Mail

Katie atualmente tem 34 anos e construiu até agora uma carreira sólida na TV britânica, o que inclui trabalhos como as minisséries One Child (2014), Strangers (2018), Chimerica (2019) The Nest (2019) e Roadkill (2020). Este ano apareceu na série Annika (2021), um drama policial do canal à cabo britânico Alibi. Ela também dubla a personagem Caitlyn da série animada Arcane (2021), da Netflix, e atualmente grava a série The Peripheral, uma adaptação do romance Periféricos, prevista para estrear no próximo ano na Amazon Prime, o elenco também conta com Chloe Grace Moretz.

No cinema, ela foi a filha de Jackie Chan em O Estrangeiro (2017) e esteve em Confinamento (2021), filme de assalto para a HBO Max, protagonizado por Anne Hathaway e Chiwetel Ejiofor.

Duda Dursley (Harry Melling)

O Gambito da Rainha: Série da Netflix tem ator de Harry Potter e você nem  percebeu - Notícias Visto na web - AdoroCinema
Fonte: Adoro Cinema

Harry Melling (32) ficou conhecido como o primo gordo e chato do Harry Potter, o que rendeu experiências desagradáveis para o ator mirim. Porém, o fato de não fazer parte da turma de Hogwarts teve seus benefícios e ninguém o reconhecia quando decidiu estudar teatro aos 18 anos, o que Melling diz ter sido uma benção.

Ele passou anos no teatro e fez trabalhos esporádicos em outras mídias, até que fez uma aparição coadjuvante ao lado de Charlie Hunnam e Robert Pattinson no elogiado Z: A Cidade Perdida (2016), mas o destaque mesmo veio com as produções da Netflix. Primeiro esteve em A Balada de Buster Scruggs (2018), dos irmãos Cohen; depois apareceu no sucesso The Old Guard (2020) e em O Diabo de Cada Dia (2020); e para fechar o ano de 2020 com chave de ouro, chamou a atenção do público em O Gambito da Rainha (2020), minissérie protagonizada por Anya Taylor-Joy.

Este ano ele está em The Tragedy of MacBeth, longa de Joel Cohen, baseado na peça MacBeth, de William Shakespeare. Os críticos e a indústria acreditam que o filme vai chamar bastante atenção no Oscar do próximo ano.

Vincent Crabbe (Jayme Waylett)

13 Crianças que atuaram em “Harry Potter” cujo destino não ocorreu como nos  filmes / Incrível
Fonte: Incrível Club

Jamie Waylett (32) sumiu da vida pública em 2009, quando foi preso por porte de maconha, o que fez ele ser demitido dos últimos dois filmes da franquia. Em 2012, ele foi preso novamente por participar dos distúrbios ocorridos em Londres naquele ano. Ele foi flagrado com uma bomba na mão enquanto bebia uma garrafa de champagne roubada. Foi condenado a 2 anos de prisão. Ele não trabalha mais como ator e vez ou outra aparece em pequenas convenções organizadas por fãs.

Gregório Goyle (Joshua Herdman)

13 Crianças que atuaram em “Harry Potter” cujo destino não ocorreu como nos  filmes / Incrível
Fonte: Incrível Club

Ao contrário do seu companheiro de tela, Josh Herdman (34) seguiu um caminho mais digno. Com o fim da saga, teve problemas para se manter como ator, o que fez com que ele buscasse uma outra carreira como lutador profissional de MMA. Hoje ele é pai de um menino pequeno e voltou à atuação, conciliando as duas carreiras.

Josh esteve no elenco regular da série Marcella (2018) e no cinema esteve em Robin Hood: A Origem (2018). Atualmente filma a série The Man Who Fell To Earth, prevista para o ano que vem, na Paramount +.

Viktor Krum (Stanislav Yanevski)

Como está Stanislav Ianevski hoje, Viktor Krum em Harry Potter | Foco e Fama
Fonte: Foco e Fama

O búlgaro Stan Yanevski (36) ficou conhecido pelo fandom ao aparecer em O Cálice de Fogo (2005). De lá para cá atua apenas esporadicamente: esteve no terror O Albergue (2007) e em seguida emplacou trabalhos na Bulgária, principalmente na TV. Em 2021, apareceu no longa de ação Last Man Down em que também trabalhou como produtor executivo. Hoje é mais conhecido por arrancar suspiros de fãs no instagram do que por outra coisa.

Fleur Delacour (Clémence Poésy)

15 najsexi čarodejníc zo sveta Harryho Pottera! Ktoré brutálne sexi herečky  zo série Harry Potter obsadili miesta v rebríčku? - Stránka 3 z 3 - Vofko -  Zábavný portál
Fonte: Vofko

A francesa Clémence Poésy (39) já tinha alguns trabalhos em seu currículo antes da franquia e continuou trabalhando ativamente depois que a saga acabou em 2011. Fez curtas e longas-metragens e participou de várias séries de TV, seja no elenco principal ou como participação especial.

Além de atuar em inglês e em francês, também fez trabalhos na Itália, como os longas 7 minuti (2016) e Tito e gli alieni (2017). Na França fez o longa de mistério Le grand jeu (2015), a dramédia Uma Família de Dois (2016), onde atua ao lado de Omar Sy, e o drama Le milieu de l’horizon (2019). Este ano também esteve na TV francesa com a série En thérapie (2021-), do canal Arte.

Seus outros trabalhos na TV incluem a série britânica The Tunnel (2013-2018), Genius (2017-), da National Geographic, dedicada a contar histórias pessoais de grandes personalidades consideradas gênios. Aqui ela interpretou Françoise Gilot, amante de Pablo Picasso. Clémence também esteve na quarta temporada de Gossip Girl, em 2010.

Em Hollywood e na Inglaterra ela se destacou nos longas O Último Amor de Mr. Morgan (2013), no qual divide o protagonismo com Michael Caine; tem também o suspense Na companhia de Estranhos (2015), cujo clima opressivo lembra bastante O Bebê de Rosemary; em seguida veio O Último Retrato (2017), filme que narra a história do escultor suíço Alberto Giacometti (Geoffrey Rush) e teve um bom 2020 com os longas Tenet, de Christopher Nolan, e Resistência, sobre o mímico Michael Marceau (Jesse Eisenberg), que se uniu à resistência francesa durante à segunda guerra mundial e ajudou a salvar milhares de órfãos por conta disso.

Atualmente ela grava a minissérie da Apple TV +, The Essex Serpent, ainda sem data de lançamento. O elenco também conta com Claire Denis e Tom Hiddleston. O trabalho é baseado no livro A Serpente de Essex. Clémence hoje é casada e mãe de um menino de 5 anos.

Lilá Brown (Jessie Cave)

Harry Potter star Jessie Cave was 'treated like a different species' after  gaining weight between films | The Independent
Fonte: Independent

Jessie Cave (34) chamou a atenção dos fãs como Lilá Brown, a namoradinha desmiolada de Rony Weasley em Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e voltou ao último filme para uma figuração de luxo, mas sua presença já estava marcada entre o fandom. Após a franquia, ela se dedicou ao stand-up comedy e se tornou ilustradora, vendendo seus desenhos pela internet.

Jessie também se tornou escritora e já lançou dois livros: Sunrise (nascer do sol, em tradução literal), uma autobiografia na qual abre sua vida pessoal sem medo, falando até mesmo sobre sexualidade, e Sunset (Pôr-do-sol, em tradução literal), uma ficção sobre duas irmãs separadas por um dia terrível, deixando uma delas sozinha e de coração partido.

Como atriz, Jessie fez participações pequenas em séries da TV britânica, mas de uns anos para cá conseguiu alguns destaques, como nas séries de comédia Trollied (2011-2018) e Buffering (2021-). Ela também é casada com o comediante Alfie Brown, com quem tem 3 filhos. Ano passado Jessie começou o podcast “We Can’t Talk About That Right Now” (“Não podemos conversar sobre isso agora”, em tradução literal) com a irmã, a também atriz Bebe Cave, no qual discutem assuntos variados.

(Córmaco Mclaggen) Freddie Stroma

Bridgerton' Prince Charming Freddie Stroma First Sparked Crushes as Cormac  McLaggen in 'Harry Potter' | Decider
Fonte: Decider

Conhecido como o sem noção que vivia atrás da Hermione no sexto longa, Freddie Stroma (34) foi um dos artistas bem sucedidos após o fim da franquia, principalmente na TV. Nos cinemas esteve em A Escolha Perfeita (2012), 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (2016), dirigido por Michael Bay, e a comédia romântica Uma Nova Chance (2018), protagonizada por Jennifer Lopez.

Na TV as coisas foram diferentes. Apareceu em Game of Thrones, em 2016, como Dickon Tarly; esteve no sucesso da Netflix – Bridgerton (2020), como o Príncipe Friedrich, e em Pit Stop (2021-), também da Netflix. Será o Vigilante/Adrian Chase na série O Pacificador, que estreará em 2022, no HBO Max.

Ninfadora Tonks (Natalia Tena)

29 atores de Harry Potter e o que eles fizeram depois que os filmes  terminaram
Fonte: Tendencee

Natalia Tena (37) fez a bruxa metamorfa Ninfadora Tonks na franquia a partir de Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e desde então conquistou um lugar especial no fandom. Além de atriz, ela também é vocalista da banda Molotov Jukebox, que já veio ao Brasil mais de uma vez.

Como intérprete, chama a atenção a quantidade de longas espanhóis, cujo idioma ela aprendeu porque seus pais são da Espanha. São destaques os filmes 10.000 Km (2014), Amar (2017), Te Quiero, Imbécil (2020), Sangre (2020) e Baby (2020). Mas também há longas em inglês, como o filme Laços de Amor (2017), onde forma um casal lésbico com Oona Chaplin, e Superbob (2015), uma comédia sobre um super-herói que trabalha como funcionário público do governo britânico e que decide sair para um encontro pela primeira vez em seis anos.

Na TV, ela esteve em Black Mirror, no episódio White Christmas (2014); foi a Osha em 4 temporadas de Game of Thrones; esteve em O Mandaloriano (2019) como Xi’an, e foi destaque em Wolfe (2021-), série criminal do canal Sky sobre um investigador inusitado que atua no norte da Inglaterra. Natalia acabou de gravar John Wick 4, previsto para chegar aos cinemas no próximo ano.

Colin Creevey (Hugh Mitchell)

Ator que interpretou Colin Creevey no filme 'Harry Potter' agora é  fotógrafo profissional | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.
Fonte: Hyperness

Hugh Mitchell (32) marcou presença em Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), mas seu personagem recebeu bem mais destaque nos livros. Após sua participação ele seguiu como ator, mas não conseguiu nada de notável na carreira, cujo ponto mais alto pós-Potter foi fazer a versão jovem do personagem Silas, em O Código Da Vinci (2006). Ele já não trabalha como ator desde 2015 e hoje se reinventou como fotógrafo profissional, especializado em paisagens e retratos. A vida imitando a arte.

Romilda Vane (Anna Shaffer)

As mulheres mágicas de Harry Potter com e sem fantasias
Fonte: UfoGeeks

Anna Shaffer (33) foi praticamente uma figurante em Harry Potter, aparecendo apenas por 4s em Enigma do Príncipe. Porém, no livro em questão, Romilda certamente causou um impacto na história, beneficiando a atriz com alguma fama entre o fandom da saga sem que ela precisasse fazer alguma coisa.

Com o fim da franquia, ela ficou pulando de trabalho em trabalho na TV britânica, até que achou seu lugar na série Hollywoaks (2011-2018), que seguia o mesmo formato de Malhação aqui no Brasil, atuou no curta Medusa’s Ankles (2018), de Bonnie Wright, e hoje (numa escalação pra lá de polêmica) é a bruxa Triss Merigold, da série The Witcher, cuja segunda temporada chega à Netflix no próximo mês.

Pansy Parkinson (Scarlett Byrne)

Atriz de “Harry Potter” posa nua na Playboy americana
Fonte: Papelpop

Scarlett Byrne (31) é outra que só é lembrada pelos fãs da saga porque fez um personagem que chama mais atenção nos livros do que nos filmes. A Pansy Parkinson era praticamente uma versão feminina do Draco Malfoy e nos primeiros filmes foi interpretada por outras atrizes, mas só recebeu mais destaque nos últimos, sendo interpretada por Byrne, que ficou mais tempo no papel.

Com o fim da saga, ela até conseguiu algum destaque na TV, como aconteceu na última temporada de Falling Skies; foi uma vilã (Nora Hildegard) na sétima temporada de Diários De Um Vampiro e foi a Bronwyn em Fugitivos (2019), série baseada nos quadrinhos da Marvel.

Hoje, ela é casada com o diretor criativo e dono da revista Playboy, Cooper Hefner, com quem tem uma filha de 2 anos. Ele foi o responsável por trazer a nudez de volta à revista (depois da queda nas vendas) e fez isso publicando um ensaio nu da própria esposa. De qualquer forma, Scarlett não parece muito interessada a voltar a atuar e continua amiga próxima de outros membros do elenco, como Evanna Lynch.

Cedrico Diggory (Robert Pattinson)

Robert Pattinson se abre sobre o impacto de Harry Potter em sua carreira, e  se derrete ao relembrar clima dos bastidores: “Não estaria atuando se não  fosse por isso” - Hugo Gloss
Fonte: Hugo Gloss

Robert Pattinson (35) é, disparado, o membro do elenco jovem mais bem sucedido como ator. Por onde começar? Ganhou algum destaque em 2005, com Harry Potter e o Cálice de Fogo, depois veio a fama mundial como o vampiro Edward Cullen da saga Crepúsculo (2008-2012). Daí em diante começou a sua luta para se livrar da reputação de ídolo teen e ser levado como um ator sério.

Trabalhou com David Cronenberg (Cosmopólis, 2012; Mapas Para As Estrelas, 2014), James Gray (Z: A Cidade Perdida, 2016), Irmãos Safdie (Bom Comportamento, 2017), Claire Denis (High Life, 2018), Robert Eggers (O Farol, 2019) e Christopher Nolan (Tenet, 2020) e é o atual Batman, cujo novo longa chegará aos cinemas no próximo ano. Precisa dizer mais?