Para os repórteres da Entertainament Weekly, o set de Novos Mutantes era desconfortavelmente sombrio, até mesmo para um filme dos X-Men. A produção começou em julho de 2017, no estado de Massachusetts, na mesma locação usada por Martin Scorsese para filmar o thriller A Ilha do Medo.
Quando a equipe da revista foi ao set, já havia se passado um mês desde o início das gravações, e o diretor Josh Boone e sua equipe passaram para as filmagens noturnas, se submetendo aos riscos de tropeçar em fios e esbarrar em equipamentos.
Anya Taylor-Joy, então uma estrela em ascensão após o sucesso do filme de horror independente A Bruxa, é a única pessoa da equipe com alguma iluminação naquela noite de agosto. Como Illyana Rasputin, a feiticeira dos quadrinhos conhecida pelo apelido de Magia, a atriz de 21 anos paira sobre um túmulo coberto de neve, pendurada por vários cabos. Segurando uma lâmina que evoluirá por meio da magia do CGI para se tornar a Espada Espiritual, Joy se prepara para quando Boone gritar “ação!”. É nessa hora em que sua personagem cairá de um portal de teletransporte do Reino do Limbo (feito na pós-produção) para encarar um monstro feroz: o Urso Místico, personagem criado pelo escritor Chris Claremont e pelo artista Bill Sienkiewicz nos anos 1980, cuja primeira aparição ocorreu no arco que inspirou o longa. Certamente, esse filme não se parecia com nenhum outro lançamento da franquia.
“Não consigo acreditar que nos deixaram fazer esse filme“, disse Boone durante uma pausa nas filmagens, ocorrida nos estúdios da Fox. “Eles sabem o quão perturbado esse filme é?“.
Em retrospecto, a empolgação excessiva de Boone na verdade pode ter azarado o trabalho dele. Os Novos Mutantes foi concebido para ser a primeira incursão da franquia no gênero do horror, com uma ‘vibe’ John Hughes. A estrela de Game of Thrones, Maisie Williams, se juntou a um elenco majoritariamente jovem como Lupina/Rahne Sinclair, uma mutante capaz de se transformar em lobo. A história gira em torno de cinco adolescentes que são forçados a manter seus crescentes poderes contra a sua vontade em uma instalação secreta, enquanto enfrentam demônios pessoais e literais. Agora, o filme é o último projeto de uma franquia de super-heróis descartada.
Com data marcada para chegar aos cinemas em abril de 2018, Novos Mutantes foi posto na geladeira por dois anos, enquanto a Walt Disney Company finalizava a aquisição bilionária das propriedades da 21st Century Fox, o que inclui os direitos de adaptação cinematográfica dos X-Men. Quando a poeira baixou, o filme foi colocado de volta na agenda de lançamentos, dessa vez para 03 de abril de 2020. Então, outro pesadelo aconteceu e a pandemia de COVID-19 mudou tudo em Hollywood, incluindo mais um adiamento do longa, semanas antes do lançamento. Os Novos Mutantes finalmente foi lançado no último final de semana, enquanto os cinemas americanos ensaiam uma reabertura, apesar dos altos índices de infecção por Covid no país. As bilheterias podem estar abertas, mas dúvidas sobre protocolos de segurança dentro das salas de exibição permanecem. A situação em torno de Os Novos Mutantes, em certos aspectos, ainda parece sombria.

Da esquerda para a direita: Rahne Sinclair/Lupina (Maisie Williams), Roberto da Costa/Mancha Solar (Henry Zaga), Danielle Moonstar/Miragem (Blu Hunt), Sam Guthrie/Míssil (Charlie Heaton) e Illyana Rasputin/Magia (Anya Taylor-Joy). Fonte: Empire
Um começo promissor
Foi há apenas três anos quando o tom sombrio parecia ajudar o projeto. “Você consegue ver as caras verdadeiras de todo mundo por volta das quatro da manhã, quando todos estão muito cansados e você tenta pressioná-los para terminar algo“, disse Anya Taylor-Joy. “Eu também prefiro ter as manhãs para mim, porque você pode fazer coisas da vida real e então volta a trabalhar“.
A atriz, agora aos 24 anos, teve uma carreira bem sucedida em filmes “sombrios” durante anos. Boone viu o estrelato de Joy em 2015, com o terror independente A Bruxa, sobre uma família da Nova Inglaterra, no século XVII, perseguida por forças de magia negra; ele escreveu o papel de Illyana como uma versão bruxa de um personagem do filme Garota, Interrompida para a atriz. Esta foi a primeira vez que um diretor ofereceu a ela um papel personalizado, sem a pressão de passar por uma audição. “Fiquei tão emocionada, excitada, com vontade de ir a uma loja de quadrinhos e comprar tudo“, lembrou Anya em 2017. “No primeiro dia de gravações, nós olhamos uns para os outros e ficamos: ‘Não acreditamos que estamos aqui’, porque a primeira conversa havia acontecido cerca de um ano antes (em 2016). Foi um longo caminho“. Nunca foi dito nada mais verdadeiro.
Essa mistura de realidade e horror foi inicialmente concebida para ser um derivado de X-Men: Apocalipse. Boone e seu parceiro de escrita, Knate Lee, se encontraram pela primeira vez com o produtor da franquia Simon Kinberg quando a Fox ainda filmava o blockbuster de 2016. Os dois levaram para o encontro um quadrinho feito por eles, que destacava suas esperanças para uma trilogia dos Novos Mutantes. A mistura entre realismo e horror parecia um risco, mas em compensação, não era tão cara quanto fazer um Dias de Um Futuro Esquecido. O elenco era pequeno e a primeira parte do filme teriam poucos ou nenhum efeito especial.
O plano originalmente era estabelecer o derivado nos anos 1980 e incluir personagens como Professor Charles Xavier (James McAvoy), Hank/Fera (Nicholas Hoult) e Ororo/Tempestade (Alexandra Shipp), sendo que a última teria um papel proeminente. Durante uma entrevista em fevereiro deste ano, Boone diz que a história “era muito mais conectada ao que estava acontecendo ao universo dos X-Men na época“. Mas ao longo dos vários esboços do roteiro, o conceito “se afastou cada vez mais da visão inicial e a história ficou ambientada nos dias atuais“.
Uma cópia do roteiro original obtida pela EW, e datada de novembro de 2015, incorporava elementos da HQ de 1984 – X-Men: Lifedeath – de Claremont e Barry Windsor, na qual Tempestade perde o poder de manipular fisicamente o clima. O conceito, estabelecido três anos antes dos eventos de Apocalipse, mostrava uma Ororo punk rock (usando sua famosa vestimenta de couro e o moicano branco) lutando contra um transtorno de estresse pós-traumático originado nos seus dias como um dos cavaleiros do apocalipse e da perda de seus poderes. Ela se depara com os restos de uma reserva indígena nas cenas de abertura e descobre que Danielle é a única sobrevivente, assim abrindo um espaço para introduzir o Urso Místico.
Informes sugerindo que o roteiro retratava Ororo como uma carcereira sádica dos cinco adolescentes não batiam com os esboços obtidos pela EW. Neles, Xavier indica Ororo como zeladora de uma escola para novos mutantes montada em um hospital abandonado, com uma sala de perigo feita de materiais de segunda-mão dos X-Men. É um lugar para aqueles que não podem viver no Instituto para Jovens Superdotados porque não conseguem controlar suas habilidades, e que já machucaram outros. Illyana, Rahne, Sam, Roberto e a recém-chegada Dani são todos membros, embora Warlock também tenha sido incluído, imaginado como uma tecnologia alienígena dada a Xavier para decifrar a Nasa e que se revela senciente. (Sacha Baron Cohen esteve em negociações para o papel).
Joy e Williams foram escaladas bem no começo e permaneceram ligadas ao projeto quando o roteiro foi submetido a várias reescritas, algumas das quais se inclinavam numa direção proibida para menores, enquanto outras seguiam uma estética que lembrava a do diretor John Hughes. O site Vulture divulgou com exclusividade à época que Scott Neustadter e Michael H. Weber (ambos haviam trabalhado com Boone em A Culpa é das Estrelas) estavam entre os roteiristas trazidos ao projeto para ajudar nos trabalhos de reescrita ao longo desses anos, enquanto Kinberg se ocupava em dirigir Fênix Negra, seu primeiro filme. Graças a isso, Novos Mutantes ficou deixado de lado pelo produtor.
Ao longo do caminho, a Fox cortou o orçamento do filme pela metade, o que levou a mais alterações. Uma versão do roteiro de janeiro de 2017 parece mais com o filme que foi gravado mais tarde naquele ano: A escola para novos mutantes foi mudada para uma misteriosa instalação médica, boa parte das cenas iniciais, carregadas de efeitos especiais, foram bastante reduzidas. Warlock foi cortado inteiramente e o papel de Ororo foi substituído por outro personagem dos quadrinhos – Cecilia Reyes – uma misteriosa médica que mantém os jovens no lugar para observações. Rosario Dawson foi inicialmente escalada como Cecília, mas a atriz abandonou o projeto por motivos pessoais. Coube à Alice Braga entrar no elenco pouco antes das filmagens começarem.
Charlie Heaton, de Stranger Things, (Sam); Henry Zaga, de Quem é Você, Alaska? (Roberto) e Blu Hunt, da série Outra Vida (Danielle), completam o elenco como os outros mutantes adolescentes, cada um forçado a encarar os horrores de seus passados. Apesar das reescritas, Boone disse que a relação homoafetiva entre as personagens de Maisie Williams e Blu Hunt manteve a “substância e o foco da motivação das personagens no filme“.

Fonte: IndieWire
“É muito…thriller“, disse Williams a EW no começo deste ano. “Acho que a natureza de um bando de adolescentes presos em uma instalação, todos com poderes individuais que não sabem usar, ou mesmo convocar, leva por si só ao suspense e aos sustos. É tudo feito de um jeito honesto, coerente com os personagens e com as situações em que eles estão. Não é uma comédia feliz e otimista de super-herói. É definitivamente muito sombrio“.
Quando Boone fala em “horror”, ele não está falando sobre “O Massacre da Serra Elétrica“. É mais um horror infanto-juvenil. É como se Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo se tornassem PG-13 e trocassem seus protagonistas adolescentes por personagens dos X-Men. “Muitas das cenas de horror são tiradas de suas vidas pessoais”, diz ele. “Não são coisas comuns que acontecem a eles. Precisam lidar com os crimes ou pecados que cometeram no passado, por causa da culpa e de coisas que acontecem na instalação durante o curso do filme“.
A identidade visual vem diretamente do desenhista Sienkiewicz, cujas imagens definiram o mundo dos X-Men nos anos 80 como um lugar fantasioso e assustador – que era o que Boone esperava que Os Novos Mutantes fizessem com a franquia nos cinemas. Sienkiewicz esteve no set durante a produção para oferecer orientação sobre a ambientação e, mais à frente, ele também trabalharia com Boone para desenvolver os designs das sequências dos créditos iniciais e finais. “Se você é um fã da Marvel, vai ter tudo o que deseja na segunda metade do filme“, promete o diretor. “Se você é um fã de horror, vai ter tudo isso também“.
Uma Mudança no Comando
Depois que as filmagens acabaram em setembro de 2017, “o sinal rapidamente ficou mudo“, como Boone recentemente colocou. Em dezembro daquele ano, a Disney anunciou seus planos para comprar as propriedades da Fox por uma cifra de 11 dígitos, o que também significava que alguns filmes em produção da Fox não estavam mais tão em produção assim. Alguns projetos foram abandonados logo de cara, como a adaptação de Os Pequenos Guardiões, do diretor de Maze Runner Wes Ball. Boone não revisitaria o projeto até 2019. Ele já tinha aceitado o trabalho de direção em A Dança da Morte, adaptação da obra de Stephen King para a CBS All Access, quando foi solicitado para concluir o trabalho de pós-produção, incluindo todos os efeitos especiais.
A Disney, na época, havia finalizado a negociação e eles tinham um novo plano: A franquia X-Men como a conhecemos havia chegado ao fim, mas Os Novos Mutantes seria lançado nos cinemas de qualquer forma. Antes da pandemia acontecer, uma fonte do estúdio disse a EW que não havia nenhum plano para nenhum filme dos X-Men no momento. Uma conferência do estúdio realizada no início de 2020 – uma espécie de prévia com uma apresentação do diretor da Marvel Studios, Kevin Feige – sequer mencionava Deadpool 3 no resumo do evento, apesar dos comentários otimistas de Ryan Reynolds em um programa de TV em dezembro de 2019.
Quando questionado sobre os detalhes da conferência, Reynolds concordou com os detratores dos filmes baseados em quadrinhos, e disse à EW em um e-mail: “Concordo com Martin Scorsese e Francis Ford Coppola que os filmes da Marvel sofram de uma alarmante falta de Deadpool“.
Isso significava que as sequências planejadas e concebidas como diferentes tipos de filmes de horror não seguiriam em frente também. Boone disse que ele inicialmente conversou com Antonio Banderas sobre a possibilidade dele interpretar o vilão Emmanuel da Costa, pai de Roberto, que seria introduzido numa cena pós-crédito. Mas esses planos foram para a lata do lixo.

Fonte: Digital Spy
Diante de tudo isso, Sienkiewicz disse num painel virtual de Os Novos Mutantes realizado na San Diego Comic Con, em julho: “As pessoas falaram sobre esse filme ‘ser amaldiçoado’ por estar demorando uma eternidade. Porém, em alguns aspectos eu acho que o lockdown aumentou o nível de interesse. As pessoas ficaram obcecadas por isso“.
O público pode estar obcecado, mas permanece a dúvida se eles irão ver o filme. As redes de cinema americanas AMC Theatres e Alamo Drafthouse começaram a primeira fase da reabertura das salas em 20 de agosto, mas em muitos estados americanos as salas permanecem fechadas. Apenas os cinemas Drive-In funcionam.
Esta pergunta foi feita diversas vezes: Por que a Disney simplesmente não lançou Os Novos Mutantes em uma de suas plataformas de streaming, como a Disney + ou o Hulu? Boone disse ao site Collider: “Com a maioria dos filmes, você assina contratos que garantem um lançamento no cinema, então as salas precisam abrir antes dos filmes irem para o digital. Nós também gostaríamos que as pessoas fossem ao cinema assistir, mas isso obviamente precisa ser no tempo certo, quando for seguro voltar“.
A HBO se tornou o primeiro streaming a exibir filmes dos X-Men como Dias de Um Futuro Esquecido, Apocalipse e Fênix Negra na HBO Now e na HBO Go. Presumia-se que Os Novos Mutantes também pudesse ser exibido por lá, o que agora de fato acontecerá, conforme divulgado recentemente.
Nas atuais circunstâncias, o longa Unhinged, thriller protagonizado por Russell Crowe, foi capaz de arrecadar US$ 4 milhões no final de semana de abertura, apesar das críticas mistas, da falta de um público cativo (ao contrário de X-Men) e do fato de mais da metade das salas de cinema dos EUA ainda estarem fechadas. Considerando que Os Novos Mutantes estreou com US$ 7 milhões, fica claro que o filme definitivamente se beneficiou de ser um lançamento Disney e de ser o primeiro filme de super-herói a ser lançado nos cinemas depois de meses.
Ao contrário de Unhinged, no entanto, o estúdio não forneceu cópias nem fez exibições para os veículos de imprensa. Alguns deles, como o site A.V Club e o IndieWire, se recusaram a cobrir o filme até que eles possam vê-lo em um ambiente seguro. Ao barrar o lançamento do longa em um streaming ou no digital, o estúdio pode ter afastado a parcela do público que ainda tem receio de ir aos cinemas.