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Tecnologia | O que é Ray Tracing?

Diretamente do cinema, conheça a tecnologia que promete revolucionar futuro nos jogos

De nome bastante popular dentro da área cinematográfica, o método chamado de Ray Tracing voltou a ser bastante comentado após iniciativa de que sua técnica poderia em um futuro próximo ser utilizado em jogos, fazendo com que cada vez mais possamos nos sentir mais imersos quando sentarmos em frente a um monitor.

Mas…

O QUE É RAY TRACING?

O Ray Tracing nasceu para os cinemas, afim de que fosse possível criar efeitos visuais mais realistas, levando em consideração sua renderização de gráficos tridimencionados por computador e principalmente os efeitos de luz sobre as cenas. Isso só foi possível graças a Nvidia junto da Microsoft e da AMD que trabalharam arduamente para criar meios possíveis disso acontecer.

Agora o objetivo é de trazer todo esse conceito para os consoles da nova geração, afim de que os gráficos sejam os mais bonitos e próximos da vida real de forma com que isso aconteça em tempo real.

Por meio da placa de vídeo GeForce RTX da própria Nvidia, já foi possível testar essa tecnologia pelos computadores de GPU compatíveis. Um exemplo bem demonstrativo de como essa tecnologia trabalha, ou seja, a diferença de contraste, iluminação e sombras entre um mesmo jogo com e sem o Ray Tracing é feito pelo vídeo logo abaixo:

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1bb7wKIHpgY&w=560&h=315]

 

O mais surpreendente do vídeo é de que o Minecraft é um jogo de gráficos bastante simples comparados aos últimos títulos lançados no mercado, e mesmo assim é perceptível a influência que o Ray Tracing deixa marcado quando o comparativo acontece. Imagina agora esse método introduzido ao que está por vir pelas mãos da Sony com o PlayStation 5 e da Microsoft com o Xbox Serie X.

 

POR QUE NÃO FOI UTILIZADA ANTES?

A resposta é simples. Em cenas específicas de filmes que se necessita utilizar o método, a imagem é sintetizada uma única vez pelos computadores, entretanto nos jogos é necessário renderizar no mínimo 30 vezes por segundo os cenários. No entanto seria necessário algo capaz de suprir essa demanda de alto processamento, que no caso não era possível na época.

 

 

Apesar de nos restar apenas esperar, temos esperanças de que novas informações devem ser apresentadas conforme o lançamento da nova geração se aproximar. Uma das possibilidades de se conhecer de forma mais profunda e quem sabe de até mesmo testar o Ray Tracing seria por meio dos eventos de tecnologia e games, como a Campus Party e a Brasil Game Show que vão acontecer esse ano.

 

 

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