Artigo elaborado com opinião pessoal

Não, o Snyder Cut não existe! Eu sei que muitos já leram que determinado produtor já viu, ou alguém comentou sobre. Ou as vezes até mesmo que o próprio Zack Snyder já sugeriu isso. Mas o Snyder Cut não existe, e deixa eu te explicar o por quê.

Vamos partir do princípio(caso queira ir direto ao ponto, vá para o próximo parágrafo). Lá em meados de 2010, após os elogios a fidelidade de Watchmen, a Warner decidiu que Snyder seria a grande cabeça por trás do futuro Universo Extendido da DC. Projeto, porém, que foi iniciado pelo próprio Nolan, quando estava finalizando Cavaleiro das Trevas Ressurge. Pouca gente sabe, mas ao fazer breves pesquisas, podemos ver que o Superman de Homem de Aço não é totalmente idealizado pelo Snyder. E eu, como um fã de boa parte do trabalho do Snyder, custo a admitir isso. Porém, por uma boa razão, podemos dizer que Snyder salvou o Superman do DCEU.

Quando o diretor dirigiu Homem de Aço enquanto Nolan produziu o longa, a recepção do herói foi fria por boa parte dos fãs devido a realidade trazida ao herói. A versão falha e inexperiente do Superman não agradou boa parte do público. Entretanto, é uma visão totalmente válida, com uma abordagem interessante. Superman foi representado como um Deus sim em boa parte do filme, todavia, um deus falho. Algo que o próprio Lex Luthor diz na sequência, “Se Deus é de todo bom ele não pode ser de todo poderoso, se ele é de todo poderoso ele não pode ser de todo bom”.

E, sabemos, que no fundo, Clark é de todo bom, logo, ele não é todo poderoso e possui falhas. É um ser de habilidades magníficas porém com o dilema de não conseguir ajudar a todos tanto quanto ele deseja. E essa foi uma visão do Nolan, que Snyder porém aderiu. Em Batman V Superman, tomou a decisão que salvaria o Superman do DCEU. Indo direto ao ponto, após a fatídica frase “Ninguém permanece bom neste mundo”,em um último ato de confiança na humanidade, o herói da a sua a vida para acabar com o vilao Apocalipse. A morte do herói, que era tão julgado pela humanidade e taxado como um deus, fez o mundo refletir.

Mesmo com todos os poderes do Superman, ele teve que se sacrificar para salvar o mundo, em um ato de esperança do herói de que tudo fique melhor. E, essa decisão do Snyder, que teve que argumentar com Nolan e a Warner(há notícias sobre) de que este era o melhor caminho a se tomar, fez com que o Superman se tornasse o que ele já é nos quadrinhos, também no DCEU. Um símbolo de esperança.

A morte do Superman, traria um baque enorme para os outros heróis e população. E a ressureição do mesmo, seria o grande sinal de esperança para a humanidade, desta vez, com um Superman confiante de si mesmo, assim como nos quadrinhos. Porém, o plano inicial de Snyder jamais chegou próximo de sequer ser gravado. O diretor pretendia colocar mais um capítulo durante todo o processo. A ideia do diretor, como podemos imaginar e verificar de acordo com suas falas, era trazer Darkseid e a equação anti-vida pra a terra, com um Superman que sucumbisse assim como em Injustice(vimos sobre isso em Batman V Superman, além de ter relatos sobre). E principalmente, assim como nos sonhos de Bruce Wayne em Batman v Superman. Há passagens também que indicam que em Liga da Justiça, uma resistência contra a ditadura de Darkseid e Superman, seria formado por Batman, Ciborgue e Flash. E, para tentar reverter o ocorrido, eles tentariam realizar uma viagem no tempo, antes da morte de Lois Lane.

E, em uma das cenas, Bruce diria a Barry que há duas brechas no tempo apenas em que possivelmente voltará no tempo desejado, diante disto, ele perguntaria a Barry qual ele acha que deveria pegar. Diante da resposta do Flash, ele mandaria ele escolher a passagem contrária da que ele disse, visto que nesta realidade o Flash já pegou esta brecha no tempo e não chegou na hora certa(a cena de Batman v Superman onde Flash aparece sem sentido dizendo “Eu cheguei muito cedo ? Você sempre esteve certo sobre ele. Nos encontre”,antes de desaparecer). Ou seja, faria sentido a cena do segundo filme, indicando que em alguma realidade eles já passaram por este problema, e não foram na brecha certa.

Desta forma, a brecha correta seria a outra, dando prosseguimento e continuidade no filme. Esta era a ideia original de Snyder, estava pronta desde a estreia de Batman v Superman e esta versão NUNCA foi gravada. A Warner, diante da recepção de Batman v Superman, solicitou ao diretor que o mesmo alterasse o roteiro de Liga da Justiça, com receio de apresentar um Superman tirano e alterado pela equação anti vida. Após isso, os planos de Snyder foram por água a baixo, o mesmo reescreveu o roteiro de Liga da Justiça, algo próximo com o que assistimos no cinema e distante do que era originalmente planejado. Porém, a conturbada produção teve seu fim após o suicídio da filha de Snyder, que abandonou(ou foi afastado) da direção. Com isso, Joss Whedon(Vingadores) assumiu o projeto.

O diretor tem uma fama de pitacos de humor em seus filmes, e uma visão muito singular. Dito isto, Whedon alterou muitas cenas e diálogos, mas sem retirar grande parte da essência do roteiro. Porém, a versão gravada de Snyder, apesar de incluir Darkseid, Ares, Elektron, Antíope, Iris West e mais cenas da primeira guerra pela caixa materna, não é tão diferente da versão apresentada e menos ainda próximo do que era planejado inicialmente pelo diretor. Eu sou a favor do #ReleaseTheSnyderCut, mesmo que a versão original do diretor jamais será vista nos cinemas, o corte final do diretor de Liga da Justiça, provavelmente traria um filme mais coeso com os personagens que já haviam sido estabelecidos sem tantas remendas de diálogos trazidos pelo Whedon.

Por fim, gostaria de pontuar que, apesar de ser um grande fã de Batman v Superman, eu não consigo imaginar um universo de filmes da DC na qual este Batman e este Superman funcionem juntos. Porém, a visão de Snyder para os heróis, a realidade e densidade trazida pelo diretor, apresentou camadas nunca antes vista dos personagens e continuará sendo um marco do cinema moderno.

Fontes: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Versions_of_Justice_League