O Brasil pela primeira vez sediara uma edição do Festival de Cinema Russo (Russian Film Festival), produzido pela Roskino, uma organização que promove conteúdos russos em todo o globo. O principal objetivo por detrás deste movimento, é uma oportunidade para introduzir os cinéfilos a um novo formato de cinema, que apesar de pouco conhecido, detém um grande potencial a ser lapidado.

A série de festivais não ocorrem apenas no Brasil, mas também de forma online na Austrália, México e Espanha, entre novembro e dezembro deste ano. Os filmes serão disponibilizados com legendas locais e, nas animações, os espectadores terão acesso as dublagens dos respectivos países. Este projeto online é o primeiro da indústria cinematográfica russa, e que é voltado para um público internacional bastante amplo, com filmes para praticamente todos os gostos, e de qualidades irrevogáveis.

Apesar do Brasil sofrer com uma certa estigmatização com outros estilos cinematográficos além do norte-americano, surpreendentemente é o que tema maior perspectiva de consumo de longas russos, e já figura dentre o Top 10 do mercado externo, no que se refere às bilheterias de produções russas entre 2014 a 2019. Em 2019, sete filmes russos foram lançados no Brasil, sendo que os que mais se destacam no gosto dos brasileiros são os gêneros de animação, terror, drama e ficção cientifica.

A plataforma selecionada para exibir o festival russo de cinema é o Spcine Play, que é um streaming público do Brasil, e possui uma curadoria especial para exibição de filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, uma ação inédita entre os serviços do gênero.

O site Nerd Zoom contará com críticas e matérias de todos os filmes desta mostra para que, você, caro leitor, busque o filme que mais se enquadre no seu gosto e preferência, ou simplesmente te guie neste maravilhoso mundo do cinema russo.

O Festival de Cinema Russo, acontecerá de forma online dentro da plataforma do serviço de streaming da Spcine Play de 10 a 30 de dezembro, com oito filmes para que o grande público possa se admirar com a qualidade desta indústria que tem cada vez mais cativado amantes da sétima arte ao redor do mundo.

Compartilhar
Amante de filmes e quadrinhos desde que me conheço por gente, existindo numa vida dirigida pelo Stanley Kubrick e roteirizada pelo Grant Morrison.