Quando o planeta Krypton explodiu, muitas de suas substâncias foram transformadas em novos elementos conhecidos como Kryptonitas. Existem vários tipos deste mineral e com o decorrer dos anos mais informações são dadas acerca deles.
São extremamente importantes para o universo de Superman e da DC, tendo sido utilizadas em diversas histórias. Além disso, são raras e como dito pelo próprio Batman é preciso tempo e dinheiro para conseguir bastante delas.
Abaixo, listaremos as mais conhecidas e seus efeitos.
Verde
As Kryptonitas Verdes são criadas a partir de destroços do planeta Krypton. A exposição à ela causa fraqueza e é fatal aos nativos do planeta. Também pode afetar os humanos se expostos por muito tempo à sua radiação. Para Bizarro, a Kryptonita Verde é capaz de fortalecer e aumentar seus poderes.
Primeira aparição: Superman #61
Vermelha
As Kryptonitas Vermelhas são criadas quando chuvas de meteoritos de Kryptonita Verde atravessam uma Nuvem Cósmica Vermelha.
Seus efeitos colaterais em Kryptonianos são imprevisíveis, temporários e podem afetar tanto a mente quanto o físico.
Alguns exemplos de efeitos são: envelhecimento, rejuvenescimento, mutações, aumento ou diminuição da capacidade cognitiva e mental, alteração nas emoções, etc.
Primeira aparição: Adventure Comics #255
Azul
A Kryptonita Azul é uma duplicata imperfeita da Kryptonita Verde. Foi construída por Superman através do uso do “Raio Duplicador” do Prof. Dalton. É inofensiva aos Kryptonianos, mas mortal para os Super-Bizarros.
Primeira aparição: Superman #140
Branca
As Kryptonitas Brancas são formadas quando meteoritos de Kryptonita Verde atravessa uma Nuvem Espacial.
São mortais para plantas de qualquer parte do universo.
Primeira aparição: Adventure Comics #279
Rosa
As Kryptonitas Rosas tem o efeito de alterar a condição sexual dos Kryptonianos. Sua origem não é bem explicada, uma vez que, só se sabe de sua existência devido à um comentário da Supergirl Linda Danvers.
Primeira aparição: Supergirl (vol. 4) #79
Preta
Aparentemente, a Kryptonita Preta tem o poder de dividir Kryptonianos em duas contrapartes, uma boa e uma má.
Não se sabe muito sobre sua origem, pois a mesma aparece somente na série televisiva ‘Smallville: As Aventuras do Superboy’. No episódio em questão, ela apresentada pelo cientista Dr. Swann que foi interpretado por Christopher Reeve.
Primeira aparição: Smallville – As Aventuras do Superboy
Prateada
A Kryptonita Prateada tem sérios efeitos psicológicos em Kryptonianos, pode causar alucinações e deixá-los extremamente paranóicos. É extraída à partir de um pedaço da nave negra de ZOD.
Primeira aparição: Smallville – As Aventuras do Superboy
Dourada
As teorias sugerem que a Kryptonita Dourada é produzida pela exposição de uma Kryptonita Verde ou Vermelha
à intensa radiação nuclear. Pode remover permanentemente os super-poderes dos Kryptonianos.
Primeira aparição: Superman #157
Anti-Kryptonita
É basicamente o oposto da Verde. Enquanto a verde afeta somente Kryptonianos super-poderosos,
a Anti-Kryptonita afeta somente Kryptonianos sem poderes. Argo City tem sua fundação de Anti-Kryptonita, sua população foi dizimada, exceto por Supergirl.
Primeira aparição: Action Comics #252
Kryptonita-X
A Kryptonita-X é um isótopo raro acidentalmente criado pela Supergirl enquanto procurava a cura para os efeitos da Kryptonita Verde. É capaz de dar poderes à seres da terra, como fez com Streaky, o Super Gato.
Primeira aparição: Action Comics #261
Jóia
A Kryptonita Jóia foi criada por vilões da Zona Fantasma. Quando voltou ao passado, JAX-UR preparou cristais nas Montanhas de Jóias de Krypton. Pode ser usada pelos vilões da Zona Fantasma para aumentar seus poderes mentais
e afetar coisas fora da zona. Muitas delas, mas não todas, foram destruídas.
Primeira aparição: Action Comics #310