10.0
Score

A Darkside Books é conhecida por suas publicações lindas e super caprichadas, dentro do seu selo “Fabulas Dark” ela trouxe a clássica história de Lewis Carol, Alice no País das Maravilhas, que estão disponíveis em 3 edições diferentes. As edições são: classic edition, limited edition e baby edition.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (CLASSIC EDITION) - DRK.X

A classic edition, a que temos conosco, além da história original conta com as ilustrações originais da obra de John Tenniel, ainda, traz poemas e fotografias raras de Lewis Carol.

A Limited edition, possui uma capa diferente da anterior e traz ilustrações inéditas da brasileira Mika Takashi, além de contar também com poemas e fotografias raras do autor.

A baby edition, possui um texto e ilustrações adaptadas para o público infantil, suas ilustrações são em preto e branco para que possam ser coloridas por seus leitores.

 

Alice no País das Maravilhas: Classic Edition

 

A edição começa com um texto introdutório feito pela tradutora da obra, Marcia Heloisa. O texto nos dá uma visão sobre quem foi a verdadeira Alice e o escritor do livro, como era o relacionamento dos dois, mostrando os lados polêmicos e não tão conhecido de Lewis, como sua paixão por fotografia e sua profissão como professor universitário, além de sua verdadeira faceta como Charles Lutwidge Dodgson, nome verdadeiro de Lewis Carol.

A questão polêmica, trazida na introdução, trata das inúmeras fotografias que o autor tirou de crianças, que trouxeram questionamentos quanto ao caráter dele. Entretanto, o mérito se ele de fato tenha ou não praticado algum ato de pedofilia não foi posto em julgamento pela tradutora, uma vez que até os dias de hoje não se tem certeza quanto a isso.

Ao fim da história clássica, temos o poema Phantasmagoria de Carol, é divido em sete cantos, traz um fantasma, uma casa assombrada e um homem. O poema é uma crítica alegórica a divisão das classes trabalhistas, que faz uso de seres fantásticos para tal.

Ainda tem outro texto, Duplo Sentidos, que trata de uma das paixões de Carol a fotografia. Seu posto na elite intelectual vitoriana permitia que ele pudesse se dar ao luxo de se dedicar tanto financeiramente quanto economicamente a fotografia.

Por fim, temos os originais da obra, no texto original que Carol presenteou a jovem Alice de apenas 10 anos, tinha outro nome, o título era traduzido literalmente, “As Aventuras de Alice no Reino Subterrâneo”. Esta parte conta com desenhos e folhas do manuscrito original.

 

Essa edição da Darkside, além de linda, é extremamente dedicada a nos levar, não somente ao mundo subterrâneo das aventuras de Alice, mas também aos bastidores da concepção deste glorioso clássico.

Comprar : Amazon | Darkside Books