Já podemos afirmar que o filme ‘Pantera Negra’ é mais um sucesso da Marvel Studios. A produção tem superado vários recordes até o momento e tem conquistado seu lugar entre as mais rentáveis de Hollywood. Confira os recordes batidos pelo filme até agora.

Bilheteria

O filme tem batido inúmeros recordes de bilheteria no mundo inteiro e tem surpreendido até o estúdio que havia projetado uma arrecadação inferior aos números apresentados até então.  Segundo o Box Office Mojo , até a presente data arrecadou mais de 400 milhões de dólares em território americano e mais de 300 milhões alcançados ao redor do mundo. O valor foi superado em 10 dias após a estréia, perdendo somente para ‘Star Wars: O Despertar da força’
que ultrapassou a mesma marca em 8 dias na mesma temporada.

Segundo a Variety , outro recorde batido foi o de maior Segunda-Feira de estréia. Foram arrecadados 40,2 milhões de dólares,7 milhões acima das projeções do estúdio. O detentor do recorde até então era ‘Star Wars VII’.

Pré-venda

Segundo o Fandango.com , ‘Pantera Negra’ é o filme que vendeu mais ingressos na pré-venda da empresa entre todos os filmes de super-heróis, superando o ‘Capitão America: Guerra Civil’ e ‘Batman v Superman: A origem da Justiça’. Além disso é a quarta maior pré-venda do site de todos os tempos, atrás somente de ‘Star Wars: O despertar da força’, ‘Star Wars: Os últimos Jedi’ e ‘Rogue One: Uma história Star Wars’.

Críticas

Os sites de críticas tem registrado notas e reações variadas quanto à produção.  No Rotten Tomatoes o filme recebeu o selo “Certified Fresh” com nota média 8.2, registrou 97%/100% no Tomatometer (livremente traduzido como “Tomatômetro”) e teve aprovação de 79%/100% do público. A título de comparação, o valor registrado no “Tomatômetro” é maior do que para outras grandes produções da Marvel como Vingadores, Homem de Ferro 1, Thor:Ragnarok e Homem-Aranha: De volta ao lar.

“Pantera Negra eleva o cinema de super-heróis à novas e emocionantes alturas enquanto conta uma das histórias mais cativantes do MCU — e introduz alguns de seus personagens mais elaborados.”, Consenso dos Críticos do Rotten Tomatoes.

O Metascore, nota baseada em críticas feitas no Metacritic.com, do filme até então é de 88 e a média das notas dos
usuários do mesmo site é de 6.8. Dentre as críticas apresentadas estão a de correspondentes do Washington Post, IGN, Entertainment Weekly e The Guardian. No site do IMDb  a nota média dos usuários é de 7,9/10.

Trilha Sonora

‘Black Panther: The Album’ está em sua segunda semana no 1º lugar do top 200 da Billboard,  com 131 mil unidades vendidas até 22 de fevereiro. Para os que não conhecem, a Billboard é uma revista norte-americana especializada na indústria musical e é conhecida como “A bíblia da música”. O Top 200 da revista é um ranking dos álbuns mais populares da semana nos EUA.

Qual o motivo para o sucesso?

Segundo o Washington Post o sucesso de ‘Pantera Negra’ é uma forte mensagem à Hollywood, onde os atores e diretores dizem que filmes com o elenco predominantemente negro e feminino não são rentáveis.

Muitos dos correspondentes e jornais em geral afirmam que a representatividade aliada à qualidade da produção foi o trampolim para o sucesso.

“Mais ‘Panteras Negras’ e ‘Mulheres Maravilhas’, por favor.”, disse John Fithian, presidente da NATO (Associação Nacional de Proprietários de Teatro dos EUA).