O irlandês, de Martin Scorsese atraiu uma audiência considerável – e bastante constante – nos primeiros cinco dias na Netflix, de acordo com dados da Nielsen (uma empresa de pesquisas, a versão americana do famoso IBOPE).

O serviço de classificação diz que o longa de 3 horas e meia atraiu uma audiência média de 13,16 milhões de telespectadores de 27 de novembro a 01 de dezembro, com uma média diária de 2,15 milhões (domingo, 1 de dezembro) e 3,14 milhões de espectadores (sexta-feira, 29 de novembro). Um total de 17,1 milhões de espectadores assistiram a pelo menos parte do filme.

A história de décadas, estrelada por Robert de Niro, Al Pacino e Joe Pesci, foi mais popular entre os espectadores com 50 anos ou mais, que representou quase metade da audiência média em cinco dias. A Nielsen diz que homens entre 50 e 64 anos representaram 20% da audiência no dia da estreia e 15% da audiência de cinco dias.

As classificações utilizadas pela Nielsen para medir a audiência de streamings levam em conta a exibição apenas em aparelhos de TV e somente nos Estados Unidos. A Netflix afirma que os números não refletem o público total de seu conteúdo, pois não incluem a visualização em todo o mundo ou aqueles que assistem em outros dispositivos. Assim como outras plataformas de streaming, a Netflix não divulga regularmente os dados de visualização, embora a empresa destaque alguns projetos em seus relatórios trimestrais de ganhos.

O Irlandês atraiu uma audiência em cinco dias consideravelmente maior que a de El Camino (8,2 milhões), mas não tão grande quanto a de Bird Box (16,9 milhões) em dezembro de 2018.

Apesar de seu longo tempo de duração, no entanto, a proporção de espectadores que assistiram O Irlandês (18%) em sua totalidade em 27 de novembro estava alinhada com a de Bird Box (18%) e à frente de El Camino (11%). A Nielsen diz que 751.000 pessoas terminaram o filme no dia da estreia; a alta para o fim de semana foi de 930.000 na sexta-feira.

O Irlandês também teve um lançamento limitado nos cinemas antes de sua estréia no streaming. A Netflix não divulgou números de bilheteria. O filme também foi premiado no início da temporada, recebendo os melhores prêmios do National Board of Review e do New York Film Critics Circle.

 

Fonte: Hollywood Reporter