A trilogia Mass Effect pode entrar sem sombra de dúvidas na categoria de melhores jogos de todos os tempos. Mas a questão é, porque? Essa trilogia é lembrada até os dias de hoje e constantemente revisitada, contudo saber como ela impactou o gênero faz a diferença. Ainda mais com a Legendary Edition estando bem próxima do lançamento.

Mass Effect: O Início da Lenda

O primeiro jogo foi lançado em 2007 para Xbox 360 e PC. Os gráficos impressionaram para a época e também a influência que suas decisões tinham na narrativa. A história começa em 2183 onde a humanidade descobriu um meio de viajar longas distâncias pelo espaço, intitulado Mass Effect. Controlamos o Comandante Shepard onde já parte a inovação de você poder escolher o sexo do personagem. Nosso objetivo é lidar com uma possível invasão de uma raça hostil e em meio a isso alguns outros problemas para resolver.

No primeiro jogo conhecemos os Reapers que são os grandes vilões da franquia. Criaturas que se assemelham a gigantes lulas tecnológicas que fazem um ciclo de limpeza pelo espaço, onde possuem um complexo plano de invasão para a destruição das espécies.

O jogo como um todo, trouxe uma complexidade narrativa que poucos tinham feitos antes e sem os gráficos e design que Mass Effect havia apresentado. Com o controle do Comandante Shepard, temos o impacto de nossas decisões sendo mostradas na tela e em cada momento da narrativa.

Mass Effect 2: Quando lutamos do outro lado

No segundo jogo da franquia temos agora um Comandante mais experiente, entretanto devido a sua incansável procura pelos Reapers, ele sofre um grande ataque onde acaba morrendo e perdendo sua nave. Uma corporação secreta chamada Cerberus traz Shepard de volta a vida e então o apoiando em sua causa pela caça aos Reapers. A corporação é questionada o tempo todo durante o jogo pelo Shepard e a Cidadela. E agora temos o objetivo de formar uma nova equipe e continuar a busca pela raça misteriosa.

As primeiras inovações do jogo se apresentam quando caso você tenha jogado o primeiro jogo, suas decisões se mantém e repercutem durante a história. Existe também o fator de que a sua equipe anterior continua pelo espaço e vemos ali como nossas influências os afetaram. A gameplay se torna mais versátil e apresenta um modo mais estratégico onde temos que administrar nossa nave e equipe nos combates.

Ao chegar no final do jogo, vemos mais uma vez como nossas decisões afetam a narrativa, e o fato de que agora podemos ter um relacionamento no jogo. No final Shepard consegue provas sobre os Reapers, entretanto novos problemas surgem e preparam o terreno para o final épico.

Mass Effect 3: A decisão final

No terceiro jogo temos agora o conflito iminente, onde vemos a invasão dos Reapers acontecendo e agora todos acreditando no Comandante Shepard. Agora temos uma narrativa totalmente de ação onde buscamos aliança com as mais diversas raças e até mesmo inimigos.

O terceiro jogo gerou polêmica entre os fãs devido ao fato que suas decisões de certa maneira sempre irão afetar algum lado. E de certa maneira isso foi o ponto mais corajoso da franquia e ao mesmo tempo honesto, onde vemos como as nossas decisões são importantes desde o primeiro jogo.

Aqui agora temos que controlar toda uma aliança em uma guerra e também conciliar alianças com amigos e inimigos. Os gráficos e combate se mantém, entretanto são aperfeiçoados para o final épico.

 

Um jogo que marcou todo o mudo dos jogos, trazendo uma narrativa épica com um grande desenvolvimento onde as nossas decisões afetam a narrativa, e também nossos companheiros de equipe. Personagens carismáticos, vilões emblemáticos e o grande e até mesmo polêmico Comandante Shepard. Um universo criativo que explora o melhor da ficção científica, Mass Effect.

Caso queira relembrar essa aventura, a Bioware está trazendo Mass Effect: Legendary Edition onde teremos uma versão remasterizada em 4K com desempenho e gráficos melhorados. Ele também trará todas as DLCs da franquia, novas customizações para os personagens e diversos itens extras. Aproveite e vivencie a lenda de Shepard e sua busca para salvar o universo.