Leia Isso! #2 – Quiral (Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho)

O segundo número do Leia Isso vem com um belo trabalho nacional.

O segundo número dessa série vem com um lindo trabalho nacional chamado “Quiral” de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, publicado em 2015.

Confesso que achei essa HQ no fundo da estante de uma livraria e, por não possuir lombada, estava sendo espremida entre duas outras HQ’s nacionais.

Vamos começar por onde comecei: O que é Quiral? – O significado dessa palavra tem na primeira página: “quiralidade ; qui.ra.li.da.de ; sf (quiral + a + idade) Quim – Propriedade que distingue uma configuração espacial de átomos da imagem especular desta configuração”

Ok … só pelo significado, ainda não entendeu? Não se preocupe, a história é um deleite sinestésico de cores, sensações e reflexões que é alcançada ao final da leitura.

Quiral

Na própria capa a gente encontra os dois protagonistas da história, a Mulher e o Capitão, aqui chamados por não sermos apresentados aos seus nomes, são moradores de uma pequena cidade que possui, como sua base econômica, a utilização de sangue e outros peças de monstros marinhos caçados por indivíduos da cidade.

A HQ poderia mostrar uma aventura em alto mar, histórias de heroísmo e congratulações ao matar um monstro marinho e conseguir gerar sustento para a cidade … mas NÃO! A história vai mais além.

A força da imagem de capitão que luta contra monstros marinhos contrastando com as dores de um homem que conseguiu sobreviver após presenciar diversas mortes de companheiros durante a caçada, a esperança de pessoas da cidade em encontrar rapidamente outro monstro, o medo retratado no rosto dos habitantes, a realização de sonhos, o significado do que é família para um indivíduo, duas pessoas tão diferentes que compartilham angústias semelhantes, um diário e vão contra as expectativas da sociedade.

Tudo isso retratado em duas épocas temporais que, o autor e desenhista fazem o belíssimo trabalho de conseguir retratar em uma página e, em alguns momentos, em apenas um quadro com diferentes tons de sépia.

O contraste entre duas épocas

Vale destacar também, o trabalho fabuloso da Editora Mino, que nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos que dão vontade de obter a HQ física, em mãos, pra sentir outras sensações além de leitura de uma boa história.

Os autores, Damasceno e Garrocho, são parceiros de longa data através da criação do Quadrinhos Rasos que publica webcomics a partir de letras de músicas e, de seus últimos trabalhos, valem destacar “Achados e Perdidos”, “Cosmonauta Cosmo!” e a Graphic MSP “Bidu – Caminhos”.

A HQ está disponível para compra no site oficial da Amazon através do link: https://amzn.to/2RYh2lS

 

Ah … você tem curiosidade de entender o que significa a palavra Quiral?

Resposta: leia essa HQ. Só posso dizer que tem haver com um diário …

Categorias
ArtigosDestaqueHqHQs/LivrosHQs/Livros | Artigos
Sem Comentários

Deixe uma Resposta

*

*

RELACIONADOS