George Lucas criou Star Wars pensando em fazer a série como um épico de nove partes. É claro, sua visão mudou de rumo, e Lucas optou por encerrar a história em 2005, com A Vingança dos Sith. Dez anos depois, a Disney comprou a Lucasfilm e trouxe os novos filmes.

Antes da aquisição, Lucas passou um tempo trabalhando em um esboço para os novos filmes, mas o estúdio descartou suas ideias para seguir em uma direção diferente. Embora existam algumas semelhanças entre as sequências de Lucas e os filmes da Lucasfilm, as duas trilogias têm algumas diferenças fundamentais. Como por exemplo, a morte de Luke Skywalker acontecia no grand finale, não no capítulo do meio.

Em entrevista à IGN, Mark Hamill falou sobre o final do episódio IX de Lucas, e disse que Luke treinando sua irmã gêmea nos caminhos da Força também fazia parte do plano.

“Eu sei que George não matou Luke até o final do Episódio IX, depois que ele treinou Leia. Que é outro tópico que nunca foi tocado em Os Últimos Jedi. ”

Embora Hamill tenha dado poucos detalhes, ele fez parecer que o trio original teria mais destaque nas versões de Lucas.

Talvez nunca saibamos se as versões de Lucas seriam boas, mas a versão da Disney de Star Wars: Episódio IX chega aos cinemas em 20 de dezembro de 2019.