O Halloween está chegando, e todo mundo sabe que o charme da data são as festividades ligadas ao terror. E em tempos de pandemia que vivemos a diversão este ano será em casa, então nada melhor do que assistir seus filmes de terror favoritos neste Dia das Bruxas.
A galera do site me listou seus filmes de terror favoritos, e embora alguns membros não sejam muito fãs do gênero, todo mundo participou e indicou um filme. Vamos á lista então …
Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)
A minha dica é um slasher de grande sucesso dos anos 90, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado de 1997, que é produzido por Kevin Williamson e dirigido por Jim Gillespie. Este é o meu filme de terror favorito de todos os tempos, e ele conta com um elenco de estrelas da época como Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Freddie Prinze Jr, e Ryan Phillippe.
Na trama, quatro jovens se envolvem em um acidente atropelando um homem, e decidem esconder o corpo dele o jogando no mar. Um ano depois eles são ameaçados com bilhetes (com o título do filme) e perseguidos por um assassino que usa um gancho de pescador para matar sua vítimas.
O filme possui um ótimo suspense e trabalha bem o lado psicológico das personagens, além de ser jovial e bem divertido, com uma trilha sonora marcante. E além de tudo isso, ainda possui cenas de perseguição marcantes no gênero, como a fuga de Helen (personagem de Gellar) no beco, e a sequência final de Julie (personagem de Hewitt) no barco.
Neste Halloween se você procura um filme clássico com ar jovem e bastante diversão, além de um elenco que é super competente, indico Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado sem pestanejar.
A Hora do Pesadelo (1984)
Apesar de ter um elenco bem fraco na época, embora tenhamos Johnny Depp em seu papel de estreia no cinema, A Hora do Pesadelo de Wes Craven se tornou rapidamente um sucesso de público e crítica.
E este filme é a dica de Halloween do Kauê Medeiros. Na opinião dele o filme é um dos maiores clássicos do terror, e errado não tá né gente?!
Na trama Nancy (interpretada por Heather Langenkamp) começa a ter pesadelos com um homem desfigurado que usa lâminas na mão, o famosos Freddy Krueger (Robert Englund). Freddy passa a perseguir ela e seus amigos em seus sonhos, e se você morrer no sonho não acordará para contar a história.
Segundo Kauê o longa de Wes Craven possui um enredo bem criativo, e consegue dar ao espectador o horror básico das mortes, sem apelar para convenções tradicionais. E é por este motivo que além de ser um grande filme e um dos favoritos do Kauê. que deixamos A Hora do Pesadelo como mais uma dica para você assistir neste Halloween.
Halloween (1978)
Primeiro slasher de sucesso lançado nos anos 70, e dirigido por um dos mestres do terror, John Carpenter. O longa foi estrelado pela talentosa Jamie Lee Curtis, que depois ainda estrelou algumas sequências, como a lançada em 2018 cujo roteiro é continuação direta do filme original.
Falar sobre o filme Halloween no Halloween já é uma tradição no mundo inteiro. O longa é um clássico do gênero e da data. E para Guilherme Leite este é um dos únicos filmes de terror que ele curte. O rapaz não é muito fã do gênero e por isso não assiste muita coisa a respeito.
Mas Leite acha Halloween divertido, e por isso o indica para você nesta data cheia de diversão. E eu como fã do filme, posso garantir que você não vai se arrepender de assisti-lo, pois é um grande marco do terror e um dos primeiros filmes onde um assassino mascarado persegue jovens “inocentes” em uma pequena cidade americana.
It – A Coisa (2017)
O filme It – A Coisa de 2017 se tornou rapidamente um sucesso de público e crítica atual, ele é baseado em um livro de Stephen King de mesmo título, e remake de uma minissérie lançada em 1990 intitulada It: Uma Obra Prima do Medo.
Na história um grupo de crianças (o clube dos losers) passa a investigar o desaparecimento de várias crianças na pequena cidade de Denvers, e então começa a ser perseguido por uma entidade em forma de palhaço assassino, o Pennywise (muito bem interpretado por Bill Skarsgård).
Este é um dos únicos filmes do gênero que Isa assistiu, e por isso ela o indica para este Halloween, além do fato de que ela realmente gostou do longa. E eu particularmente também gosto muito do filme.
Isa diz que a história do roteiro é estranha (no bom sentido) e relativamente simples, sem plots absurdos mas tem aquela coisa do poder da amizade que agradou ela. Além do fato de que possui cenas agoniantes (como a cena do quadro), que resultaram em deixá-la com medo do quadro da casa dela por semanas.
Brightburn – Filho das Trevas (2019)
Brightburn é um filme de terror de 2019 dirigido por David Yarovesky e estrelado por Elizabeth Banks e David Denman. A trama é curiosamente sobre um super herói do mal.
O roteiro foca em um casal que não pode ter filhos, mas que de repente tem seus pedidos atendidos quando algo misterioso cai na fazenda deles. O ser misterioso tem a aparência de um menino e eles logo o criam como filho. Porém a medida que o tempo passa fica mais claro que o garoto é na verdade um alienígena, que ao descobrir suas origens passa a usar seus poderes misteriosos para o mal, colocando em risco a vida de todos ao seu redor.
Eu particularmente não gosto deste filme, porém meu colega aqui do Nerd Zoom, Gabriel Mascarenhas o adora e ele tem motivos sólidos para isso.
Mascarenhas optou por indicar Brightburn por ser uma paródia sombria do Homem de Aço. Ele não curte muito o gênero terror mas acha este longa específico um bom filme do gênero. Além disso, este foi o primeiro filme que ele assistiu com sua namorada, e nós não podemos ver motivo mais fofo do que esse, não é?!
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
O Exorcismo de Emily Rose é um dos filmes de terror mais macabros dos últimos anos. A história, que á baseada em fatos reais, conta o caso da jovem Emily Rose que começa a alucinar e ter surtos cada vez mais frequentes, que causam perda de memória. Por ser católica praticante, ela aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo realizada pelo padre Richard Moore.
O filme é estrelado por Jennifer Carpenter, Tom Wilkinson e Laura Linney, e dirigido por Scott Derrickson. Ele dividiu a crítica mas agradou o público, que até hoje o consideram um ótimo sucessor de O Exorcista (1973).
E nosso querido Cheudo Augusto decidiu ser “modinha” e deixar este recente clássico como dica para este Halloween. Cheudo gosta do modo como conduzem a narrativa da história, e ele considera o longa o melhor sucessor espiritual de O Exorcista, como muitos outros fãs do gênero.
Nós (2019)
Nós é um filme de terror psicológico dirigido pelo novo mestre do gênero Jordan Peele, do também ótimo Corra (2017).
Ele é estrelado por Lupita Nyong’o, Winston Duke e Elisabeth Moss. E a história é sobre uma família que vai passar o fim de semana na praia, e lá se deparam com um grupo de pessoas com a aparência igual a deles, que passa a persegui-los e deixar a cidade um verdadeiro caos.
Guilherme Scarpel também gosta de Corra (trabalho anterior do diretor), mas decidiu indicar Nós por trabalhar bem com o psicológico do espectador e por ser tenso do início ao fim. Scarpel considera o filme moderno, com uma excelente história dentro do gênero. E eu assino embaixo, adoro Nós e acho uma ótima pedida para assistir neste Halloween, principalmente se você procura algo fora do convencional dentro do terror.
Corrente do Mal (2015)
Corrente do Mal é um terror indie estrelado pela talentosa Maika Monroe, e dirigido por David Robert Mitchell, lançado aqui no Brasil entre 2015 e 2016.
O filme possui uma premissa bem diferente e bem interessante sobre um jovem que carrega em si uma entidade maligna que é transmitida através do sexo. Após transar com a protagonista do filme, ele passa a entidade á ela que passa a ser perseguida por estranhas assombrações que tentam matá-la.
Carol Almeida gosta bastante do filme, e o indica por tudo que ele representa dentro do gênero. Para ela a ideia de um espírito que vive o tempo todo te seguindo é tensa demais. Ela lembra que passou o filme todo prestando mais atenção no blackground das cenas do que nas personagens em si.
A dica de Carol é interessante embora eu particularmente não tenha curtido o filme tanto assim quando o assisti (lá por 2016, inclusive preciso revê-lo). Mas acredito que por fugir do convencional e também por confiar nas dicas de Carol, você mereça dar uma chance á este filme. E quem sabe este Halloween seja a época certa para você assistir um terror tenso e cheio de simbolismos que representam muito bem esta nova geração.
Então é isso galera. Espero que vocês gostem das dicas de filmes de terror para assistir neste Halloween, direto da sua casinha (#FIQUEEMCASA porque a pandemia ainda não acabou viu?!)
Tenho certeza que todas as dicas aqui valem a pena, e tem para todos os gostos. Divirtam-se e bom Halloween!