O roteirista Scott Snyder havia dito anteriormente que este evento seria grandioso juntamente com o desenhista Greg Capullo, e ao que parece, ele está a fim disso. A última página da edição #1 de ”Dark Nights: Metal” apresentou uma incrível revelação: o último personagem à se unir a equipe de busca do Batman para investigar os segredos do recém-nascido Dark Multiverse e do estranho metal Nth não é ninguém menos do que o próprio Sonho, dos Perpétuos.
O personagem Sonho foi criado por Neil Gaiman, sendo o protagonista da famosa série em quadrinhos da Vertigo, Sandman. Scott Snyder confirma que o personagem exerce uma função importante no evento da editora. Snyder confessou também ao The Washington Post que teve sinal verde de Neil Gaiman para usufruir do personagem na história. Ele também diz que quando contou a Gaiman qual eram seus planos com o personagem, o escritor apenas respondeu: ”Adorei. Vá em frente.”

Evento que tem previsão de chegada para o segundo semestre, ”Dark Nights: Metal” iniciará a linha ”Dark Matter” da DC Comics, que será composta por ”The Silence” de Dan Abnett e John Romita Jr., ”Sideways” de Dan DiDio, Justin Jordan e Kenneth Rocafort, ”Immortal Men” de James Tynion IV e Jim Lee, ”Damage” de Robert Venditti e Tony S. Daniel e ”New Challengers” de Scott Snyder e Andy Kubert.
Roteirizada por Scott Snyder e com ilustração de Greg Capullo, ”Dark Nights: Metal” é descrito como um evento épico, que, de acordo com o editor da DC, Dan DiDio, todo o universo DC está correndo grande risco neste evento. ”Não apenas o nosso mundo”, diz DiDio, ”Mas múltiplos mundos estão em risco”. A trama irá examinar cada escolha que um herói não toma e cada caminho que não segue, abrindo mundos que são criados por pesadelos, e personagens e histórias de cada uma das edições de ”Dark Matter” que serão traçadas ao longo desta série.
Dark Nights: Metal chega em Agosto na DC Comics.