Written by 18:25 Animação, Animação | Critica, Animações | Criticas, Crítica, Criticas, DC, DC Animation, Warner Bros. Animation

Crítica | Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero (1998) – É somente marketing!

Deixando a desejar em diversos momentos, a animação nem sequer diverte o espectador com uma trama boba, embora as animações sejam muito boas

Deixando a desejar em diversos momentos, a animação nem sequer diverte o espectador com uma trama boba, embora as animações sejam muito boas

Foto: Google Play Filmes

Os filmes animados da DC sempre foram motivo de orgulho para os fãs da editora. Porém, existem produções que mesmo assim, deixam a desejar como Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, que apesar da ótima animação, possui uma história simples, não oferece nada ao espectador.

Dirigido por Boyd Kirkland (Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra), a animação acompanha Batman e Robin, que estão a procura do Mr. Freeze que sequestrou a Batgirl para remover seus órgãos, e salvar a sua esposa moribunda. E eles precisam fazer isso antes que a operação comece.

Se a trama parece boba para você, é porque ela é assim mesmo. Apesar de sermos apresentados para um relacionamento entre a Barbara Gordon e Dick Grayson, isso fica tão raso, que somente os leitores antigos vão entender o sentimento entre os dois.

Além disso, a sensação de urgência é deixada de lado por momentos e situações tão bobas, que simplesmente não parece haver algo de realmente muito grave.

Obviamente que é um desenho para crianças, mas ainda assim, subestimam a suspensão de descrença de qualquer espectador mais velho em níveis irritantes.

O vilão, apesar de ter alguns momentos bem genéricos de aprofundamento, são muito superficiais. Em muitas cenas, ele parece estar fazendo tudo aquilo somente porque pode, e não porque precisa.

A história inteira se desmonta quando você para e pensa por 5 minutos sobre o plano do vilão, e consegue pensar em diversas maneiras, bem mais simples, de solucionar o problema do personagem.

Grande parte disso se deve ao final preguiçoso dado ao Mr. Freeze, onde seu dilema é resolvido pelo seu nêmesis, anunciado em uma linha de diálogo. Não era mais simples ele ter conversado com o Batman? Já que ele iria se redimir no meio do caminho, pouparia bastante trabalho, e minutos da gente assistindo.

Isso deixa até mesmo o herói inútil perante toda a situação, no sentido de que ele vai resolver tudo rapidamente e sem dificuldade.

Diferente de A Máscara do Fantasma, aqui você não tem nenhuma conexão, ou dilema sério, envolvendo o Batman, tornando a animação somente um monte de explosões e uma overdose de frases e momentos clichês.

Porém, diferente do roteiro, a animação é um show à parte. A mescla de cenários 3D, com desenhos 2D dão uma sensação de profundidade para o espectador, além de fazer os locais parecerem mais reais e vividos. Pena que essa jogada é esquecida no momento final do filme, em prol de explosões e porradaria sem sentido.

Infelizmente Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, entra no hall de filmes animados vazios feitos somente para promover uma série animada. Apesar de possuir uma animação linda, mesmo para os padrões da época, pelo roteiro fraquíssimo, a único sentimento que você tem é a torcida para que acabe logo.