Ataque dos Cães é o filme que a Netflix está colocando a frente em sua campanha do Oscar. Dirigido por Jane Campion, a obra trazia em seus trailers a promessa de um drama com tons de suspense, onde veríamos Benedict Cumberbatch tendo talvez o papel mais importante da sua carreira.
No filme acompanhamos os irmãos Phill (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons) que são responsáveis por cuidar de uma grande fazenda e gado. A relação entre os dois começa a mudar quando George conhece Rose (Kirsten Dunst) e seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee). Com essa mudança vemos revelações e intrigas sobre a história de cada membro dessa família.
É correto afirmar que Jane Campion busca retratar essa história quase como um livro, onde temos a divisão em capítulos e o que vemos são vislumbres de diferentes períodos dessa família. A direção acaba sendo talvez o maior destaque da obra, onde Jane consegue conduzir o suspense em simples atos dos personagens. Temos uma condução lenta, mas que funciona para a proposta que o filme nos oferece.
A fotografia de Ari Wegner é de certa forma fundamental para essa história. Ao construir um mundo com paletas de cores frias e escuras, fica visível em como aquele mundo suprimi a si mesmo. Talvez a narrativa lenta do filme acabe nos tirando em determinados momentos, mas ao escolher fica imerso, somos conduzidos assim como os personagens do filme.
E de fato, Benedict Cumberbatch é o grande trunfo do filme, entregando talvez a melhor atuação da sua carreira. Tendo o cargo de nos apresentar um personagem que remoí o passado, ao mesmo tempo que nega parte de si mesmo, com maestria o papel é entregue. Em momento algum sentimos um certo apego ao personagem. Conforme a história se desenvolve entendemos um dos motivos dele ter se tornado quem ele é.
Boa parte do elenco fica ofuscada pela interpretação de Cumberbatch, contudo todos entregam ali o necessário para seus personagens terem sua própria história. O personagem de Kodi Smit-McPhee é uma grata surpresa com também uma reviravolta impactante. E Kristen Dunst sem dúvida não se deixa ofuscar pelos demais na história.
O enredo do filme é não somente honesto mas crítico em relação a diversos temas atuais. E ali temos uma clara história sobre como uma masculinidade tóxica é capaz de mudar uma vida e também destruí-la. A supressão de medos e o esforço para esquecer parte de quem você é compõe a história, o que nos faz pensar em como isso acontece ainda nos dias de hoje.
Ataque dos Cães adapta quase com perfeição o livro escrito por Thomas Savage, criando um mundo melancólico e rígido em cada passo que você pensa em tomar dentro dele. Sem a necessidade de uma pressa ao contar a história, somos conduzidos por essa história onde em todo momento sentimos o perigo dela. O final de certa maneira enigmático do filme fica claro ao olharmos para trás e vermos não somente a história, mas as escolhas que foram feitas dentro dela.