Título: Forza Horizon 4

Desenvolvedora: Playground Games, Turn 10 Studios, Microsoft Studios

Distribuidora: Microsoft Studios

Plataformas: PC/Xbox One

Gênero: Corrida

Lançamento: 02 de Outubro de 2018

Em 2012 a Microsoft em parceria com a Playground Games e Turn 10 Studios deram inicio a uma série paralela mas que continuaria a pertencer a franquia Forza.

Forza Horizon se passa no Colorado e apresenta o festival que “nunca tem fim”. Com o enorme sucesso obtido no Xbox 360, em 2014 foi lançado para o antigo console da Microsoft e também no atual: Forza Horizon 2.

Dessa vez a liberdade que continua sendo o foco do título, foi apresentado a Europa como palco. Ao contrário do 1º jogo que você ia subindo e derrotando os rivais, você precisava levar seu nome pelo continente que inclui países como: França e Itália.

Em 2016, fomos para a Austrália e assim seríamos dono do próprio festival Horizon, criando eventos. Forza Horizon 3 levou a linha Horizon a um novo nível. Podendo ser chamado pelo seu nome real ou apelido e ainda colocar músicas de seu PC no Groove e assim escutar sua própria trilha sonora enquanto joga.

“O Festival que Nunca tem Fim!”

Finalmente em 2018 foi revelado na E3 o novo Forza Horizon 4. Dessa vez o palco é o Reino Unido e para avançar no festival, vamos através das estações do ano: Outono, Inverno, Verão e Primavera, respectivamente nesta ordem.

O cenário continua imensamente belo, agora podemos pilotar 450 carros que vão de Fusca até aquele desejado Lamborghini.

Logo no início, somos apresentados às estações, e passamos por cada uma delas dirigindo a toda velocidade. Se você jogou a DLC de Forza Horizon 3, Blizzard Mountain, verá grande semelhança ao dirigir na neve e como seu carro muda de comportamento durante o rigoroso inverno.

Só que agora, a neve(inverno) está incluída no jogo base. O Outono nos mostra um cenário com folhagens das árvores mais secas. Outra novidade que Forza Horizon 4 nos traz é a possibilidade de quebrar pequenas muretas de pedra, impossível de fazer nos últimos jogos. Isso lhe ajuda a não perder os pontos de habilidade conforme vai realizando Drifts.

Criação de Avatar

Fomos introduzidos também a criação de seu próprio avatar que além dos carros, também é customizavel. Para personalizar seu personagem, você pode ganhar roupas e acessórios através dos Wheelspin, aqueles sorteios que ao evoluir seu nível, gira-se uma roleta e assim você ganha prêmios. Ou seja, além de carros e dinheiro, você pode ganhar uma camisa ou calça. O Wheelspin também evoluiu, agora há possibilidade de também ganhar três prêmios de uma só vez.

Os super prêmios podem ser adquiridos ao ter jogado outros jogos da franquia e ao adquirir casas, que você verá mais abaixo.

Proezas e Corridas

As proezas agora ganharam uma explicação. Em Forza Horizon 3, essa categoria é colocada e fica por isso mesmo. Embora seja bem bacana saltar 500 metros a 300 km/h, seria interessante ver uma história por trás. Agora, as proezas ganharam uma historinha onde você é um dublê de filmes de ação. Pode ser insignificante para alguns, mas pequenos detalhes também são importantes.

Cada corrida possui seu próprio nível que você vai evoluindo e avançando ao concluí-las. O Rally permanece. Cross-Country, você atravessa a Grã-Bretanha. Arrancada e Drift também estão inclusas.

As exibições continuam sendo o evento final de cada estação neste caso.

Lembra quando citei a rádio que você poderia criar sua playlist e integrar com o Groove da Microsoft?? Pois bem, tal recurso foi retirado e isso acabou me desapontando um pouco. No entanto, a trilha sonora continua empolgante, principalmente se você curti ouvir um bom Hip Hop.

Multiplayer

O Multiplayer é 100% integrado, ou seja, ao entrar no jogo, automaticamente estará em uma sessão. Por um lado é bom, agilizando para você e seus amigos montarem um comboio, missões cooperativas ou PvP. Além de desafiar outros jogadores, agora é possível ajuda em cooperação durante as corridas da campanha.

Você consegue ver os jogadores online através do próprio Menu ao apertar o “Pause”. Só que o lado ruim é que se você tiver uma internet instável, irá cair constantemente e em alguns momentos causará alguns lags e quedas de frames. Mas, é bom ressaltar que há sempre a possibilidade de jogar 100% offline, caso deseje. Você verá os corredores online constantemente e eles irão ficar transparente ao encontrá-los para que assim um não possa atrapalhar o outro caso esteja fazendo manobras para ganhar ponto de habilidade.

PS: Fique de olho nos outros jogadores, pois eles podem ajudá-lo a encontrar celeiros de carros abandonados.

Pontos de Habilidade e Evolução

Agora, cada carro possui seu próprio grupo de ponto de habilidade. Ou seja, se você possuir uma Ferrari e Fusca, precisará adquirir e atribuir os pontos para ambos.

Se você é um fã da franquia Forza também poderá ganhar prêmios com os jogos que você já jogou que inclui roupas para seu avatar + super prêmio que citei anteriormente.

Outra parte bem interessante é a possibilidade de adquirir casas no jogo. Se você é como eu e gosta muito da linha horizon, deve ficar jogando para tentar cumprir as conquistas. E conforme você joga, os CR(créditos) ficam enormes e praticamente sem utilidade. Para isso que também servem as casa, mais utilidade aos CRs. Claro que não é só isso, você pode personalizar ou alterar seu avatar através de suas mansões.

Vale lembrar que ao adquirir essas casas você receber roupa/acessório para seu avatar, além de super prêmios que lhe concedem três prêmios de uma só vez na roleta.

Placas de desconto de viagem continuam, e também foram adicionadas placas de influência que serve para você ir avançando mais rapidamente através das estações. Os pontos de experiências(presentes nos antigos Horizon) ao você efetuar Drift, e certas manobras foram trocados pelos de influência, o que deixa um pouco mais demorado a sua evolução de nível.

Os personagens ganharam um maior foco dessa vez, e com isso as conversações também possuem um maior tempo. É aí que mora o perigo, embora a dublagem seja boa, a sincronia labial ficou bem fora de sintonia em alguns momentos, causando um certo desconforto se você ficar prestando atenção na boca dos personagens.

Essencial para quem curti corridas!

Forza Horizon 4 possui alguns deslizes, mas continua mantendo a beleza e a emoção da corrida, tornando-o essencial para você que gosta de corrida e possui um Xbox One/PC.

O game também está disponível aos assinantes do Xbox Game Pass.

9.5
Score

Pros

  • Gráfico e Jogabilidade Excelentes
  • Mundo Vivo e Divertido
  • Um maior e melhor uso para seu dinheiro virtual(CR)
  • Trilha Sonora Excelente

Cons

  • Queda de Frames
  • Fora de Sintonia Labial(personagens) em Alguns Momentos

Final Verdict

Entrega a mesma jogabilidade dos antecessores da linha Horizon. Seus eventos e proezas são melhores distribuídos. Essencial para quem curti o gênero de corrida e possui um Xbox One/PC.