Written by 16:10 Criticas, HQs/Livros | Criticas

Zoom em quadrinhos | Trillium

Uma verdadeira história de amor pura e apaixonante, tanto para os casais quanto para os solteiros.

A Ficção Cientifica é um gênero bastante fácil de ser identificado e seus elementos são inconfundíveis, Trillium consegue mesclar este conceito em uma história de amor de uma maneira totalmente surrealista, impactante e crível, não poupando o leitor de uma das melhores experiências narrativas que um leitor pode ter. Uma excelente leitura para este período do ano aonde o amor está no ar, inclusive no espaço tempo.

Escrita e desenhada pelo excelentíssimo Jeff Lemire (Black Hammer, Thanos), a história se passa em linhas temporais paralelas, que explora conceitos como: vida, morte, amor, sobrevivência. No ano de 3797, a humanidade está prestes a ser erradicada por um vírus consciente que os persegue por todo o universo, a única esperança de cura está em uma flor chamada: Trillium, que a cientista Nika Temsmith acha em um templo no outro lado de um planeta extremamente remoto do universo que orbitaperigosamente um buraco negro. No ano de 1921, a Primeira Guerra Mundial marcou profundamente o soldado Willian Pike, que busca um templo secreto nos confins da Amazônia para se sentir vivo novamente. Após ambos entrarem no templo e se deslocarem no tempo, eles consomem a flor aonde suas almas se mesclam em uníssono e ainda tem que agirem juntos para desvendar um segredo que pode salva-los ou condenar toda a existência.

Lemire sempre foi conhecido por saber lidar de forma exímia com sentimento dos personagens, nesta obra ele coloca isto em um novo nível muito acima de seus trabalhos antecessores, explorando os traumas presentes na história de Nika e Willian de forma individual e aprofundada, fazendo com que você sinta uma empatia especial pelos protagonistas. A forma como foi apresentada o conceito de linhas temporais alternativas foi realmente surpreendente e altamente crível, não uma experiência jogada de qualquer forma para entreter o leitor, sem contar na linda história de amor entre os personagens, explorando ainda mais o conceito de amor.

Os desenhos sendo feitos pelo próprio roteirista, causaram uma sincronia ainda maior na narrativa de roteiro e arte, causando uma experiência única que os leitores poucas vezes tem a chance de apreciar. Apesar dos traços serem arrojados e bastante autorais, em uno com as cores consegue distanciar e muito os dois cenários presentes ao longo da história, causando a sensação de estar realmente em lugares e tempo totalmente diferentes e distantes um do outro, a edição #5 é aonde podemos ver isto de uma maneira ainda melhor.

Jeff Lemire é um artista conceituado sendo constantemente alvo dos críticos por suas obras de qualidade irrevogável e de aspectos únicos, a obra que temos em mão foi indicada ao Prêmio Eisner de 2014 na categoria de: Melhor Série Limitada, perdendo apenas para: O Despertar, de Scott Snyder (Batman: Ano Zero) e Sean Murphy (Punk Rock Jesus) já publicada no Brasil em anos anteriores.

Trillium é uma obra sem igual que possui diversas camadas praticamente impossíveis de serem detectadas na primeira leitura, sempre tornando a experiência cativante a cada vez que ela é revisitada. Com toda a certeza é uma leitura ideal para esta época do ano, ainda mais aonde o amor é abordado de uma forma tão especial, sob uma perspectiva pura e realmente apaixonante, com a mistura de ficção cientifica que torna a obra sem igual. O formato do encadernado, embora simples, deixa a aquisição viável para os colecionadores e é com toda a certeza uma das melhores publicações do ano.