Boston Brand era um trapezista talentoso, até que um assassino atirou contra o seu peito e assim ele caiu pela última vez rumo ao chão. Porém, mesmo morto, sua alma permaneceu na terra, graças a deusa hindu Rama Kushma, que lhe concedeu a habilidade de possuir corpos, pronto para proteger os oprimidos e injustiçados, sob a alcunha de: Desafiador.

O herói foi criado por Arnold Drake (Patrulha do Destino) e Carmine Infantino (The Flash), em Strange Adventures #205, publicado em 1967, aonde ele tinha aventuras regulares. Chegando a aparecer em uma aventura com o Batman, anos mais tarde em: The Brave And The Bolt #86, lançada em Novembro de 1969. Desafiador: Retorno à Eternidade, é uma continuação direta desta aventura, e consegue captar a essência do personagem, em uma história que diverte e enriquece muito a sua mitologia, mesmo que não empolgue em nenhum momento.

Escrita por Andrew Helfer (Malcom X: A Graphic Biography) e desenhada por José Luís García-López (Batman: Veneno), como Desafiador, Brand já corrigiu muitos males desde sua morte prematura, porém uma figura sombria conseguiu se evadir de sua justiça até agora: o maligno Sensei, o líder da sociedade secreta de assassinos responsável por sua morte. Enfim, o acerto de contas definitivo entre homem e espírito se aproxima, e o destino tanto do mundo físico quanto do espiritual pendem na balança!

O roteiro de Helfer, é um grande passo para o personagem, já que enriquece muito a sua mitologia, dando novos nuances para a deusa que lhe concedeu os poderes no pós vida, e também desenvolve um pouco das suas próprias motivações para ainda continuar lutando em favor do bem.

Em contrapartida, a história não empolga, com cenas e situações que de tão previsíveis, chega a serem óbvias, fazendo com que o clímax do roteiro, perca muito a sua potência, se tornando completamente esquecível.

Os desenhos de José Luís García-López, são um show à parte e dão substância para uma trama tão fraca. Trazendo ao leitor cenas empolgantes e um design arrojado de desenhos, mesmo que este não seja um dos melhores trabalhos do artista, ainda podemos ver porque sua arte é usada até hoje em diversos produtos relacionados ao Universo DC.

O encadernado possui um volume único, e reúne as edições da minissérie Deadman #1-4, em 104 páginas, sem extras. Com formato 18,5 x 27,5 cm, possui capa dura e lombada quadrada, pelo preço de R$ 32,00. Mas como sempre recomendamos, é melhor esperar por uma promoção no seu site de confiança para adquiri-lo.

Desafiador: Retorno à Eternidade, enriquece demais a mitologia do personagem, com uma arte realmente linda, porém em nenhum momento empolga o leitor, com um roteiro que procura soluções e motivações quase óbvias para as ações do herói dentro da história. Mas ainda assim, consegue divertir quem procura por uma aventura despretensiosa e sem grandes aspirações.