Foi nesta terça-feira(19/03) que o mundo conheceu o novo serviço da Google durante a GDC 2019. O Stadia é um serviço de streaming de jogos que promete permitir ao usuário desfrutar de seus títulos preferidos em qualquer lugar.

Então neste artigo você irá conferir tudo em relação ao novo serviço da Google.

1 . Stadia, o que é? Será revolucionário??

O Stadia pegou algo que atualmente é uma febre, mas pelo lado positivo. O Streaming. Temos diversos serviços que funcionam desta maneira em filmes, séries e animes. Os mais famosos você provavelmente conhece: Netflix, Prime Video, Crunchyroll. E tem mais chegando por aí como o serviço da Disney.

Então, foi “pego” algo que funciona atualmente só que em novo ambiente, os games. Tudo bem, você pode falar que existe a PS Now. Mas além do serviço da Sony estar limitado a alguns países, você não consegue ter acesso em uma Smart TV.

O Stadia vai além, permitindo jogar em PC, tablet, smartphone, TV e notebook, ou até mesmo em televisores mais antigos com o uso do Chromecast sem a necessidade de um console.

Mas como funciona??

A empresa utilizará seus próprios computadores como centro de processamento de dados, os jogos serão todos jogados por meio do navegador Google Chrome.

Por não exigir que o jogador tenha uma unidade de processamento própria ou console, será possível manter a qualidade gráfica desejada. A Google promete que ” haverá pouca exigência técnica” dos dispositivos. Tanto que, durante a demonstração da plataforma, Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral da Google, mostrou Assassin’s Creed Odyssey rodando “no PC menos potente que encontraram nas proximidades.

De acordo com o Google, cada servidor Stadia contem um processador x86 personalizado rodando a 2.7GHz com 16GB of RAM. Onde cada um também tem uma GPU personalizada da AMD que dá a capacidade de performance de 10.7 teraflops. E o sistema operacional desses servidores é o Linux.

Tá, mas e a Internet, precisamos de algo veloz?? E o Brasil??

Vamos ao próximo item.

2. Internet, Brasil e Planos

Continuemos a utilizar o Netflix como parâmetro de comparação. Muitas pessoas tem acesso ao serviço, seja em seu plano básico, médio ou plus. O último citado roda em 4K e é necessário uma internet de 25 mbps no mínimo para rodar. E todo brasileiro sabe, internet não é barata aqui em nosso país.

Por exemplo, a pessoa que aqui vos fala possui uma internet de exatos 25 mbps. Muitas vezes consigo assistir uma série 4K no Prime Video sem travamento, mas, com a maioria dos dispositivos que “rouba” o Wi-Fi desconectado da rede. E qual o valor?? R$ 110.

Sabemos que atualmente a maioria dos jogos rodam em 4K, 60 fps, HDR e Surround. Então, uma boa velocidade é essencial e a Google disse que a qualidade do vídeo dos games vai variar dependendo do monitor usado e também da velocidade da sua conexão.

No teste de Outubro com o Project Stream, a versão inicial do Google Stadia, era recomendado que os usuários tivessem uma conexão de 25mbps para poder jogar 1080p e 60 frames por segundo.

E quando chega ao Brasil??

O Stadia não tem previsão de chegada por aqui, mas, estará disponível: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e parte da Europa no final de 2019.

Os planos também não foram divulgados até o momento. Mas espera-se que haja diversos como: básico, médio e plus. Com a possibilidade de adquirir determinado jogo e de acordo com sua assinatura o desconto da compra deve ser maior.

Pode haver possibilidade de parcerias com algumas TVs a cabo. Visto que algumas disponibilizam Netflix ou até mesmo HBO GO que é o próprio serviço de streaming do canal de mesmo nome.

3. Cross-play, Controle e Streaming

O Stadia permitirá cross-play total entre plataformas, ou seja, o usuário pode jogar com Xbox, PlayStation e Nintendo. Claro, desde que suas respectivas empresas permitam. A Microsoft e a Nintendo já aderiram à sua funcionalidade. Já a Sony está aos poucos mudando sua “política”.

Atualmente diversos YouTubers ou até mesmo o “jogador comum” gosta de fazer transmissão de seu jogo favorito, seja com Twitch, Mixer ou Youtube, além de Facebook. O novo sistema irá permitir através do Crowd Play que espectadores possam participar da jogatina daquele criador de conteúdo ao efetuar seu streaming no YouTube.

O controle do Stadia utiliza Wi-Fi e quem possui um controle do Xbox One, Controle Pro do PS4 e do Nintendo Switch não sentirá tanta diferença na pegada, já que possui design semelhante ao dos três controles acima citados e você pode conferir uma imagem de cada um logo abaixo.

Controle PRO - Nintendo Switch
Controle PRO - Nintendo Switch
Controle PRO - PS4
Controle PRO - PS4
Controle Xbox One
Controle Xbox One
Controle Stadia
Controle Stadia

4. Jogos

Por fim, os jogos. A ID Software confirmou que Doom Eternal chegará ao Stadia. Assassin’s Creed Odyssey já está confirmado e você confere a demonstração acima. A Ubisoft também está confirmada e dará suporte ao novo serviço.

É claro que haverão títulos exclusivos da plataforma e a responsável é a Stadia Games and Entertainment.

 

De fato é excelente saber que mesmo se você possuir uma máquina não tão potente irá conferir diversos jogos novos e em alta qualidade. Mas, um upgrade em sua Internet pode ser necessária caso deseje usufruir de todo o potencial de um jogo.

E o streaming?? Essa funcionalidade chegou para ficar!!!

Ajude o Nerd Zoom a continuar seu trabalho comprando dos mais diversos produtos Geeks por AQUI!