Sofia Vergara vai interpretar a notória rainha das drogas, Griselda Blanco, em uma nova série limitada da Netflix.

A série de seis episódios Griselda narrará a vida real de Griselda Blanco, que criou um dos cartéis mais lucrativos da história. Uma mãe dedicada, a mistura letal de charme e selvageria desavisada de Blanco ajudou-a a navegar habilmente entre a família e os negócios, levando-a a se tornar amplamente conhecida como a “Viúva Negra”.

A série vem da escritora Ingrid Escajeda, de Empire and Justified, que trabalhará como showrunner, roteirista e produtora executiva para o projeto, bem como Eric Newman, Doug Miro, Andrés Baiz e Carlo Bernard – a equipe criativa por trás de Narcos -, mas não há relação com a franquia da Netflix.

Vergara também atuará como produtora executiva do projeto com Luis Balaguer para a Latin World Entertainment. O colombiano Andrés Baiz dirigirá todos os episódios.

“Griselda Blanco era uma personagem grandiosa, cujas táticas implacáveis, mas engenhosas, permitiram que ela governasse um império de um bilhão de dólares anos antes de muitos dos mais notórios chefões masculinos sobre os quais conhecemos tanto”, disse Vergara. “Estamos entusiasmados por ter encontrado os parceiros perfeitos em Eric, Andrés e Netflix para nos ajudar a trazer a história de sua vida para a tela.”

Newman acrescentou: “Griselda Blanco sempre foi um projeto do coração para Sofia e somos gratos por ela e seus parceiros na LatinWe nos escolherem para ajudá-la a contar essa história. Sofia é um talento brilhante e sua paixão combinada com uma história fantástica de Doug e Ingrid, e o incrível Andrés Baiz na direção, significa que temos uma série muito emocionante para compartilhar com o público.”

Peter Friedlander, chefe criativo da divisão de séries da Netflix, disse: “Eric Newman habilmente trouxe à vida os personagens e histórias mais dinâmicas das telas hoje. Estamos entusiasmados por continuar neste caminho criativo com ele e por esta colaboração com Sofia Vergara – uma força no entretenimento e um talento mundialmente amado. Com uma equipe incrível no comando – mal podemos esperar que o mundo veja como Ingrid Escajeda, Doug Miro e Andrés Baiz assumem as voltas e reviravoltas da história épica de Griselda Blanco.”

Blanco estourou na cena da cultura pop depois que suas façanhas foram destacadas no documentário de 2006, Cocaine Cowboys e sua sequência, dois anos depois, de Billy Corben. Ela foi interpretada por Catherine Zeta-Jones no filme biográfico Cocaine Godmother em 2018.