Starship Troopers é um daqueles filmes que quando você assiste, é pego de surpresa com a forma como a história se desenrola. O que parece ser mais uma história clichê sobre guerra, se torna uma sátira extremamente ácida sobre a propaganda militar. Então ao pensar nessa proposta sendo trazida para os videogames, temos uma oportunidade de explorar um conceito que foge de jogos conhecidos como Call of Duty ou Battlefield.
De primeira já temos o elemento de multiplayer que nos traz para aquele caos que vemos em jogos recentes como Helldivers 2 (que ainda irei citar nesse artigo), mas aqui também possuímos um outro elemento. A mecânica de construção que se popularizou por Fortnite está presente, e cria uma dinâmica interessante. Afinal de contas todos ali tem um objetivo: MATAR OU MORRER. Só que isso não é o suficiente, então o equilíbrio entre a guerra controlada e o caos total faz com que seja interessante e até certas vezes estressante ao jogar.
As diferentes classes do jogo também permitem que haja uma versatilidade maior no time, desde aqueles mais ágeis até os que carregam armas pesadas. Os modos normais permitem você cumprir objetivos no mapa, enquanto o modo horda traz aquela sensação de destruição que muitos adoram.
E os gráficos não desapontam, eles são bons e os servidores funcionam muito bem sem quedas durante o jogo com seus amigos. Só que apesar de todos esses pontos positivos, fica uma dúvida: O que torna ele diferente de qualquer outro FPS?
A guerra nua e crua e estúpida
Algo que Helldivers 2 trouxe e soube explorar, foi o elemento sátiro da guerra. Obviamente esse elemento foi construído em parte pela comunidade, mas ao mesmo tempo os desenvolvedores fizeram questão de fomentar o formato do jogo. Você é mais um qualquer na guerra, a única diferença é a forma como você pode morrer.
Trazendo isso para Starship Troopers, onde temos um universo que você vive constantemente enfrentando criaturas mortais, mas ao mesmo tempo fazem propaganda dizendo que você pode ser um “herói”. No final das contas o que falta é a narrativa que fez Starship Troopers ser famoso. Quem sabe, talvez o futuro do jogo traga mais desses elementos.
Porque vale lembrar uma frase icônica do filme que retrata bem o fato de que não foram as armas ou explosivos que resolveram a guerra.
“A força nua resolveu mais conflitos ao longo da história do que qualquer outro fator.”