Olhe lá no céu! É um pássaro? É um avião? Não, é o S… peraí, aquilo é uma abelha?
Saudações!
Cá estava eu lendo umas HQs mais underground, mais sujas, aquelas distribuídas que nem panfleto de apartamento novo, quando me deparo com um curioso personagem: um tal de Abelha Vermelha. Mas quem diabos é esse cara? Por que esse nome e essa roupa ridícula? Ele controla ABELHAS? Mas esse estranhamento aguçou ainda mais a minha curiosidade. E pensei, por que não uma série de artigos novinha sobre personagens caricatos, cômicos, que foram deixados para trás no tempo, por uma série de fatores? Eles são curiosos, divertidos, e acredito que até merecem um respeito, já que participaram do nascimento e da ascensão dos quadrinhos. E claro, além de tudo, é uma forma única de conhecer os primórdios das HQs s e os mais diferentes personagens, que são muito mais interessantes do que parecem.
E com vocês, o grandioso, o genial, o fenomenal, ooooooo… ABELHA VERMELHA!
Quem é o Abelha Vermelha?
Richard Raleigh, ou Rick, é um simples assistente de advogado em sua pacata cidade, Superior City. Ele é um grande apicultor, porém, cansa-se da burocracia do sistema judicial e da impunidade dos criminosos, e finalmente, decide combater o crime, assumindo a identidade do ABELHA VERMELHA! Simples assim? Simples assim…
O Abelha Vermelha estreou na revista Hit Comics #!, de 1940, na Quality Comics, que mais tarde, foi comprada pela DC. Entre os “poderes” de Rick, estão as suas abelhas treinadas e sua “arma de ferrão”. Rick possuía vilões próprios, acreditem, como o Dr. Marah, mas já que ele foi criado no meio da Era de Ouro, o personagem também enfrentava nazistas. As suas aventuras duraram da Hit Comics #1 até a #24.
Rick teve um triste fim. Foi morto pelo Barão Blitkreig, ao tentar proteger outros heróis da Era de Ouro. Bem, essa foi a forma da DC dispensar o personagem definitivamente após comprar a Quality Comics.
Por que o personagem não teve sucesso?
Bem, considerando que a Era de Ouro estava sofrendo uma explosão de novos personagens todos os anos, e de um lado, você tinha super-heróis como o Superman e o Batman, e do outro, o Capitão América, que chamavam muito mais a atenção do público e tinha histórias mais coesas, não era toda criancinha que tinha interesse em ler histórias de um apicultor com uma fantasia espalhafatosa e que lutava contra o crime usando… abelhas…
Mesmo sendo um fracasso, o personagem ainda teve algumas menções posteriormente no universo DC, como o Homem-Borracha dizendo que ele era um bom amigo, e até teve uma “reencarnação” na suposta sobrinha do personagem, Jenna Raleigh, que também não teve uma carreira muito duradoura.
A questão é: se personagens como o Homem-Animal e o Monstro do Pântano, que também eram outros “chutados” da DC, que sempre ficavam no limbo dos personagens, tiveram reimaginações e novas histórias fenomenais, respectivamente, por Grant Morrison, e Alan Moore, que chegam até a ser as melhores dos quadrinhos, quem diz que o Abelha Vermelha não poderia também ter uma nova série estrondosa? Citando o próprio Alan Moore: “Não existem personagens ruins, mas sim, escritores ruins.” Quem sabe algum prodígio não resgata nosso querido Rick Raleigh no futuro?
Curiosidades
- Rick possuía uma abelha de estimação favorita e adestrada, chamada Michael;
- Os seus criadores, Toni Blum e Charles Nicholas, não levaram em conta o fato de que zangões não possuem ferrões, como é escrito em suas histórias,
- Grant Morrison prestou uma homenagem ao personagem no seu run em Homem-Animal, colocando Rick no “limbo de personagens” visitado pelo Homem-Animal;
Sinceramente, o Abelha Vermelha é um personagem divertidíssimo. E pode parecer loucura, mas ele tem um grande potencial. Imagina se ele conseguisse convocar todas as abelhas do mundo, ou sua nova série de HQs tivesse uma pegada mais ambientalista, como o Homem-Animal? Pois é…
Esperamos que, aonde quer que Rick esteja no limbo de personagens, ele esteja feliz com suas abelhinhas e com Michael; e quem sabe, algum dia, não é resgatado do frio e gélido limbo?