Microtransações | O que é? Para que serve? É realmente NECESSÁRIA?

Primeiramente vamos voltar um pouco no tempo. O DLC que significa – Conteúdo para Download – começou a ser utilizado no PC em 1997 com o jogo Total Annihilation, porém...

Primeiramente vamos voltar um pouco no tempo. O DLC que significa – Conteúdo para Download começou a ser utilizado no PC em 1997 com o jogo Total Annihilation, porém originalmente o conteúdo que fora disponibilizado era gratuito. Nos consoles o primeiro a aderir foi o Dreamcast seguido pelo primeiro console da Microsoft(Xbox). Mas para quê serve??

Total Annihilation

O DLC é utilizado para o consumidor continuar com jogando aquele game, dia após dia, é claro que mais tarde as empresas deixaram de fornecer gratuitamente, cobrando pelo conteúdo. Atualmente ainda há DLCs gratuitos, porém são pouquíssimos considerando a quantidade dos DLCs pagos.

Voltando ainda mais, na época do Atari, Super Nintendo, os jogos eram vendidos “completos”, você pagava apenas pelo jogo, e tinha total acesso ao divertimento, é claro que o preço sempre foi “salgado” para nós brasileiros. Ainda mais naquela época, onde não era tão fácil realizar uma compra, você não conseguia parcelar, por exemplo, 12x sem juros. Mas ainda assim, citando um dos jogos mais famosos do Super Nintendo, Ultimate Mortal Kombat III, as pessoas o jogaram por anos, sem necessitar de conteúdo adicional, será que Mortal Kombat X(ultimo jogo lançado da franquia), precisava lançar lutadores para seus fãs ao redor do mundo continuar jogando e se divertindo?? Por intermédio do “Pacote de Lutadores”.

Agora o DLC evoluiu, muitos ficam indignados com o novo sistema que está sendo adotado por diversas empresas – A Microtransação. A tentativa de cobrar pequenos valores por itens ou vantagens especiais surgiu nos celulares, com a onda dos jogos free-to-play. Estes, como o nome já diz, são “gratuitos para jogar”, uma definição um tanto interessante que os diferencia daqueles que são de graça para valer. Aqui, sim, você tem acesso ao jogo e suas funções principais. Mas a experiência completa, de alguma maneira, só pode ser liberada por meio de pagamento.

O que diferencia as microtransações dos DLCs são que, muitas vezes, os itens comprados não são efetivamente baixados, já que podem se referir à liberação de funções ou de itens que também podem ser conseguidos com horas de jogo. Mais uma vez, como foi falado no artigo, trata-se de uma evolução do próprio termo – muitas vezes, extras como DLCs podem ser comprados por meio de microtransações, mas elas podem não envolver um download propriamente dito.

Vamos voltar ao Mortal Kombat X, era possível obter 30 “Fatalities Fáceis” por R$ 11 na PSN Store, atualmente não sei se ainda está disponível para compra, você pode nos ajudar confirmando nos comentários, caso saiba. Até aí tudo bem… Se você gosta de dar aquele golpe legal com mais facilidade, beleza. O que vem irritando os jogadores deve-se aos jogos online competitivos para ser mais exato.

Citando Star Wars: Battlefront II que está em acesso antecipado no EA Access(Xbox One) e Origin Access(PC), jogadores revoltaram-se com a quantidade de créditos que você precisava para desbloquear dois personagens principais da franquia – Luke Skywalker e Darth Vader –, eram necessários 60 mil, aproximadamente 40 horas de jogatina, caso você não gastasse com mais nada, ao ouvir as críticas dos jogadores esse número caiu para 15 mil créditos. Porém, jogadores podem comprá-los com dinheiro real se desejar, podendo assim, sair na frente daquele jogador que não possui condições de gastar. Outro lançado recentemente, Terra-Média: Sombras da Guerra, o jogador pode comprar Baús de Loot(achando armaduras e armas), Boost de XP(para evoluir mais rapidamente seu personagem), podendo também comprar com moedas presentes no jogo, como é o caso de Battlefront II.

Você gasta em torno de R$ 200/300 em um jogo lançamento aqui no Brasil, lá nos Estados Unidos aproximadamente US $ 60 dólares e ainda pra conseguir ter uma experiência completa tem que gastar ainda mais com DLC(não é o caso de Battlefront 2, onde terá suas DLCs gratuitas) e microtransações?? As empresas realmente precisam cobrar ainda mais.

Aquela pessoa que tem mais condições financeira terá vantagens sobre aquele que gastou 1/3 de seu salário apenas para comprar o jogo que aguardou tanto, será que é justo?? Isso quando o jogo não vem “quebrado”, como aconteceu com Batman Arkham Knight no PC e Assassin’s Creed: Unity, para não citar outros. Star Wars: Battlefront II será lançado nesta sexta-feira(17/11) para PC, Playstation 4 e Xbox One.

E você o que acha das polêmicas microtransações e também das DLCs pagas?? Conte aqui nos comentários.

Categorias
ArtigosDestaqueGames | Artigos

Formado em Sistemas de Informação. Fã de games desde o Super Nintendo. Freelancer de websites.

RELACIONADOS