A dupla ganhou um Oscar de melhor roteiro original em 1998 por seu trabalho em Gênio Indomável.

Matt Damon compartilhou detalhes sobre como escreveu The Last Duel ao lado de seu amigo e colega, o ator Ben Affleck. É a primeira vez que os dois escrevem um filme juntos desde o trabalho vencedor do Oscar, Gênio Indomável.

Enquanto aparecia no talk-show americano The Tonight Show na sexta à noite (24), o roteirista, ator e produtor falou brevemente sobre como ele e Affleck voltaram a escrever mais um projeto juntos, que é dirigido por Ridley Scott. Adaptado do romance de Eric Jager, The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France (O Último Duelo: Uma História Verdadeira de Julgamento por Combate na França Medieval, em tradução livre), o filme conta a história de um julgamento por combate ocorrido em 1386, o último duelo judicial oficialmente reconhecido na França.

É o primeiro filme que escrevemos em 25 anos ou algo assim, e escrevemos com outra grande roteirista chamada Nicole Holofcener”, disse Damon ao apresentador Jimmy Fallon. “Vimos isso como uma história de perspectivas, então Ben e eu escrevemos as perspectivas masculinas e Nicole escreveu a perspectiva feminina.”

Damon elaborou sobre como o processo de escrita aconteceu, e afirmou que ele e Affleck podem “escrever muito mais no futuro” depois de terem trabalhado no drama histórico.

Acho que descobrimos que…ao fazer filmes por 30 anos, realmente aprendemos algo sobre estrutura ao longo do caminho e o processo foi muito mais rápido”, disse ele. “E acho que escreveremos muito mais no futuro, pois não consumiu tanto tempo quanto pensávamos.

Foi um processo mais tranquilo do que a primeira colaboração entre ele e Affleck, quando co-escreveram Gênio Indomável, um roteiro pelo qual a dupla ganhou o Oscar de 1998 de melhor roteiro original. “Acho que o processo de escrita de ‘Gênio Indomável’ foi tão ineficiente”, explicou Damon. “Porque não entendíamos de verdade a estrutura, escrevíamos milhares de páginas.

Ainda sobre Gênio Indomável, o roteirista e produtor detalhou como a dupla “apenas escrevia cenas diferentes“, enquanto constantemente se perguntavam: “‘Bem, e se isso acontecesse?‘” Isso resultou nos dois roteiristas colando cenas aleatórias “em algo que parecesse um filme”.

Antigamente, não tínhamos prazos porque ninguém se importava com o que estávamos fazendo, ninguém estava esperando pelo roteiro, estávamos desempregados, então literalmente não tínhamos mais nada para fazer”, disse ele.

Desta vez, Damon e Affleck adotaram uma abordagem mais estruturada, reservando um tempo todos os dias e usando esse período para escrever sem que o trabalho interferisse em outros elementos de suas vidas, incluindo suas famílias. “Agora podemos organizar o tempo, está um pouco mais estruturado”, disse a estrela de The Last Duel a Jimmy Fallon. “Tipo, tudo bem, vamos escrever de 10 da manhã até às 2h da tarde, você sabe, porque podemos deixar as crianças e depois podemos pegá-las de volta.”