Martin Scorsese e Michael Hirst estão colaborando em uma série de TV sobre o poder e a estrutura política da Roma Antiga, intitulada The Caesars. Michael Hirst já trabalhou com séries históricas, ele criou a série Vikings e também The Tudors. Já Scorsese foi uma força criativa importante nos bastidores de séries como Boardwalk Empire e Vinil.
Hirst já escreveu o roteiro do episódio piloto de The Caesars, que começa com a ascensão do jovem Júlio César ao poder. A filmagem da série (que está sendo vista como um drama de TV que será executado por várias temporadas) está programada para começar em 2019, com a produção ocorrendo na Itália.
Em entrevista ao The Guardian, Hirst diz que Scorsese está “totalmente apaixonado pelos romanos” e que quer fazer um drama de televisão sobre a antiga civilização há anos. Hirst enfatizou ainda que The Caesars se concentrará nas experiências de Júlio César como jovem, algo que ele sente que não foi devidamente explorado em qualquer filme ou televisão antes:
“Nos filmes, ele geralmente é um cara de meia idade, lutando com complexidades políticas. Mas ele era fantasticamente interessante e ambicioso quando era mais novo. Muitos dos Caesars chegaram ao poder quando eram jovens, e nós nunca vimos isso na tela. É a energia, a vitalidade, o excesso de uma cultura jovem que está sendo conduzida por jovens. Há algo de surpreendente sobre o surgimento de um reino relativamente pequeno para o poder mundial dentro de um espaço de tempo muito curto. Não poderia ter sido feito por políticos antigos cansados e guerreiros desbotados”.
Hirst também falou se a série ia ser apegada aos fatos históricos ou se ia seguir um caminho próprio:
“Assim como as peças da história de Shakespeare, elas apenas começam com alguns fatos históricos, então o drama assume o controle. Você não pode ter ambos.”
A manobra e as maquinações políticas do jovem Júlio César devem fazer uma boa narrativa histórica de melodrama nas mãos de Hirst, e o envolvimento de Scorsese sugere ainda que The Caesars fará uma meditação convincente sobre a dinâmica de poder da Roma Antiga. Possivelmente The Caesars deve sair no History Channel, por causa do relacionamento entre o canal e Hirst, sem nos benefícios que o canal está colhendo com o sucesso de Vikings. Embora não seja impossível que o programa saia na HBO, devido ao relacionamento que eles têm com Scorsese.