Gavião Arqueiro é um dos personagens do qual a maioria do público geral gosta, mas não conhece ou busca se aprofundar em sua história. O personagem próximo aos medalhões da Marvel como Capitão América e Homem de Ferro sempre ficou apagado desde a sua primeira aparição no primeiro filme do Thor.

Já nos quadrinhos, em 2015 o roteirista Matt Fraction conseguiu inovar e reviver o personagem para os leitores. Com a arte de David Aja, foi contada uma história simples sobre os pequenos conflitos enfrentados pelo personagem juntamente com um humor característico que ficaria com o personagem após essa HQ. Também na mesma fase tivemos o aprofundamento da personagem Kate Bishop e sua relação de mentor e aprendiz com Clint. E acredito que não preciso dizer mais de onde veio a inspiração para a série live-action do personagem.

(SPOILERS DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS)

Como está Clint e sua família?

Nesse primeiro episódio vemos Clint (Jeremy Renner) junto com a sua família passando o feriado juntos em Nova York. Dois anos se passaram após os eventos de Vingadores: Ultimato, vemos breves momentos onde Clint está usando um aparelho auditivo. Não é explicado a real causa da sua situação, mas em rápidos flashbacks podemos ver que talvez isso tenha ocorrido após o confronto final contra o Thanos.

Também temos o musical dos Vingadores, que no primeiro olhar parece algo que gera uma certa vergonha alheia, mas talvez seja proposital devido ao que o personagem Clint está sentindo. O personagem agora busca reconciliar seu contato com seus filhos Cooper (Ben Sakamoto), Lila (Ava Russo) e Nate (Cade Woodward), mas ao ver a Viúva Negra no musical, por um momento o personagem se perde nos seus pensamentos. É interessante notar em como o mundo está lidando com os Vingadores após os eventos de Ultimato, onde eles estão pela maioria ainda são tratados como heróis e agora a sociedade revive os eventos dos filmes anteriores e inseriu aquilo na sua própria cultura.

Em paralelo também descobrimos alguns detalhes da origem de Kate interpretada por Hailee Steinfield. A personagem estava presente nos eventos do primeiro Vingadores. Durante a guerra contra os Chitauris ela acaba perdendo o seu pai, mas acaba vendo Clint enfrentando os aliens, que de certa forma acaba inspirando a personagem a treinar formas de combate e arco e flecha.

Acompanhamos um pouco do dia a dia de Kate, que esbanja carisma durante o episódio e também conhecemos um pouco da relação com sua mãe Eleanor interpretada por Vera Farmiga. Kate está preocupada com sua mãe que está agora noiva de uma figura um tanto quanto suspeita, Jack Duquesne um amigo da família, que ela começa a investigar. Após alguns acontecimentos vemos que o noivo de sua mãe está participando de um leilão pelo uniforme e espada usadas por Clint na sua época de Ronin. Uma explosão ocorre, o que permite o noivo pegar a espada e Kate usa do traje do Ronin para fugir da cena.

Vemos pela primeira vez a gangue dos casacos que tem um grande papel na HQ escrita por Matt Fraction. Kate foge junto com o cão Lucky, e do outro lado temos Clint vendo que o Ronin está aparecendo nos noticiários. No final temos Clint salvando Kate da gangue de casacos, e agora cabe a ele resolver a situação e tentar apagar de vez o Ronin.

Um primeiro episódio interessante estabelecendo o ambiente atual do MCU, e também mostrando como o personagem Clint está lidando com sua vida após os eventos de Ultimato. Vemos que ele não sente problema com a alcunha de Gavião Arqueiro, mas que também de certa forma busca seguir em frente deixando esse passado para trás. E Kate é apresentada de forma rápida, mas o carisma da personagem e atriz já mostram o que podemos esperar dela.

Clint e Kate após fugirem da gangue de casacos em Gavião Arqueiro.

Estabelecendo a história

Enquanto no primeiro episódio temos a apresentação dos personagens, agora no segundo temos os estabelecimento do enredo que será abordado inicialmente pela série. Clint questiona Kate sobre suas habilidades e também em como ela conseguiu o traje do Ronin. A principal preocupação de Clint agora é em manter Kate segura que está tentando se manter calma ao lado do Gavião Arqueiro, da qual ela é uma grande fã.

Já no início desse episódio somos apresentados a interação dos dois personagens, onde Clint não tenta criar uma relação ou amizade com Kate que está buscando aprender o que puder com ele. E ao buscar suprimentos para enfrentar possíveis ameaças, vemos Kate ficando um pouco desapontada com as ações de Clint que ao invés de falar com os Vingadores ou coisa similar, simplesmente vai até uma mercearia.

A química entre os atores é boa e mostra que esse será o principal ponto da série, onde vemos uma interação que mostra um claro e promissor desenvolvimento para o futuro, onde Kate é animada e esperançosa sobre o que quer fazer, mas Clint está cansado e só quer voltar para a sua família.

O episódio segue com Clint indo em busca do seu traje que está com um desconhecido usando ele como fantasia, enquanto Kate vai falar com a sua mãe sobre o acidente. Entretanto Eleanor não acredita no que é dito por Kate e nem em suas acusações contra Jack que claramente aparenta esconder algo. Os dois personagens se confrontam em um duelo de esgrima e aqui vemos o alto nível das habilidades de Jack com espada. Isso remete direto a suas origens nos quadrinhos tendo a alcunha de Espadachim e nos quadrinhos foi um dos mestres do Gavião Arqueiro, sendo vilão e após um tempo se tornado herói. Ainda não sabemos qual será o objetivo final do personagem, contudo podemos prever um grande perigo tendo em mente que ele está com a espada do Ronin.

Clint para recuperar a espada precisa participar de praticamente um RPG presencial onde todos se fantasiam e se enfrentam. O personagem consegue facilmente recuperar a roupa tendo que fingir uma derrota para a pessoa que está vestindo o traje. Algo interessante nesse momento é em como o Clint busca ser, não querendo a sua alcunha de Gavião, mas sendo simplesmente o Clint, uma pessoa normal.

Clint então se deixa ser sequestrado pela gangue dos casacos buscando resolver toda a situação e também fazer com que eles parem de seguir Kate, que enquanto isso ela é chamada pela polícia para depor mas foge do assunto. A personagem então após descobrir uma possível pista vai em busca de Clint, que acaba sendo capturada também e agora os dois estão reféns da gangue. E no final temos a revelação de que a personagem Eco interpretada pela Alaqua Cox é a líder da gangue.

Esse episódio estabelece de forma concisa a trama da série nos apresentando os dilemas que precisam ser resolvidos nos próximos episódios. Entretanto algumas dúvidas permanecem, como a motivação da personagem Eco que terá uma série própria, e em como Yelena Belova (Florence Pugh) vai se envolver na história, pois no pós-créditos de Viúva Negra ela é convencida de que o assassino de Natasha é o Clint.