O Falcon Heavy foi fabricado pela empresa Space X, do bilionário americano Elon Musk, para ter duas vezes mais capacidade de propulsão do que qualquer outro foguete. Mas, diante da alta taxa histórica de falhas em voos inaugurais, o teste não foi tripulado: ele leva apenas um carga experimental – um automóvel da Tesla, outra empresa de Musk, com um manequim vestido com um traje especial.
Ela pode ser considerado como o foguete mais poderoso do mundo por conseguir levar quase 64 toneladas para a órbita terrestre — o equivalente a oito elefantes africanos adultos ou 40 carros. Em questão de força bruta, o foguete perde apenas para o Saturn V, que voou pela última vez em 1973 e que tinha a capacidade de enviar 140 toneladas de material para a órbita terrestre baixa.
“Eu adoro a ideia de um carro navegando aparentemente sem parar pelo espaço e talvez sendo descoberto por uma raça alienígena milhões de anos no futuro”, disse o empresário.
o Falcon Heavy certamente é o que apresenta o melhor custo-benefício: seu preço de US$ 90 milhões (mais ou menos R$ 292 milhões) por lançamento é bem baixo comparado aos outros — na verdade, é um quarto do preço de seu principal concorrente, o Delta IV Heavy, que possui a capacidade máxima de 30 toneladas.
Musk anunciou a mudança na rota em seu Twitter:
Third burn successful. Exceeded Mars orbit and kept going to the Asteroid Belt. pic.twitter.com/bKhRN73WHF
— Elon Musk (@elonmusk) February 7, 2018
Musk afirmou em seu Instagram que o Roadster vermelho está tocando Space Oddity, e a animação de prévia do lançamento teve Life in Mars como trilha sonora. Confira:
Além de ser um enorme salto em tecnologia voltada para o espaço, o lançamento do Falcon Heavy foi marcado por nerdices e referências à cultura pop. Começando pelo manequim que está dando uma volta pelo Sistema Solar, usando a roupa espacial da SpaceX, que ganhou o nome de Starman, fazendo referência à música de David Bowie. Mas ainda tem mais Bowie:
As referências não acabam por aí. No painel, é possível ler a primeira instrução para um Mochileiro da Galáxia: Don’t Panic. Em uma sequência de tweets de dezembro de 2017, Musk também prometeu que o porta-luvas do carro teria o Guia do Mochileiro das Galáxias.