Written by 23:14 Criticas, Destaque, Filmes | Criticas

Dica Para o Feriadão / Crítica – Medo Profundo: O Segundo Ataque | Sequência é Desnecessária, mas Divertida

Quer um suspense divertido para assistir nesse feriadão? Filmes de animais assassinos geralmente resultam em uma diversão despretensiosa, e com “Medo Profundo 2” isso não funciona diferente.

Resultado de imagem para medo profundo o segundo ataque

Em meados de 2016 um pequeno filme independente intitulado “47 Meters Down”, rolava solto nos festivais de cinema internacionais á procura de uma produtora que o lançasse nas telonas, tendo no elenco as famosas Mandy Moore (This is Us) e Claire Holt (The Originals). Algum tempo depois ele encontrou seu caminho até os cinemas e fez um sucesso considerável, principalmente levando em conta seu baixo orçamento. Aqui no Brasil o primeiro filme chegou somente em 2018 e também foi bem aceito. Uma sequência era certa, visto o pouco dinheiro gasto na produção e a grande arrecadação do filme original. E eis que em 2019 chega sua sequência ás telonas, “Medo Profundo: O Segundo Ataque”.

Ao contrário do anterior, não temos um elenco conhecido, com exceção do ator John Corbett conhecido do grande público por antigos trabalhos como os filmes “Casamento Grego”, e da recente atriz Brianne Tju, talvez um pouco conhecida do público jovem pela série de TV “Scream”, da MTV, mas nenhum dos dois é protagonista aqui. E enquanto o original explorava uma relação interessante entre duas irmãs em férias no México, cujo uma delas teve um término recente que a deixou muito mal, a sequência tenta mais uma vez explorar essa relação de irmãs, mas de uma forma muito menos interessante.

Desta vez as meio irmãs não se dão tão bem assim, são adolescentes e decidem se aventurar com as amigas em um local perigoso, explorado pelo pai das protagonistas, obviamente nas profundezas do mar. E lá, claro, que se deparam com tubarões enormes e famintos.

O grande problema das personagens é que você pouco se importa com elas, justamente por serem mal trabalhadas. Os produtores querem enfiar goela abaixo seus problemas pessoais, mas não se aprofundam (e nem tem tempo pra isso) em nenhum momento do filme. As personalidades e problemas delas são apenas pincelados, nada que faça você se apagar á alguma delas, e o trabalho das atrizes Sophie Nélisse e Corinne Foxx não contribuem muito para essa empatia. Talvez as únicas do elenco que se saem um pouco melhor são justamente as coadjuvantes de Brianne Tju e Sistine Rose Stallone, roubando o brilho das ditas protagonistas.

Resultado de imagem para medo profundo o segundo ataque

O filme rende alguns bons momentos de tensão, mesmo que alguns reclamem de uns efeitos especiais medonhos, que eu particularmente não vi ou simplesmente não me importei. O suspense é bem executado, com cenas embaixo d’água que são bem filmadas e dirigidas, não tornando o ambiente escuro demais a ponto de não fazê-lo enxergar nada, mas também não o deixando totalmente claro como a luz do dia a ponto de fazer você perder o foco, de que está assistindo um suspense embaixo d’água onde tubarões assassinos atacam suas vítimas.

O roteiro não é dos melhores, mas é sério que alguém ainda exige isso de um filme desses? Sinceramente acho que não. Pelo menos eu não, hoje não mais. A diversão precisa ser realmente bacana, a ponto de não fazer ligar para o tal roteiro, que geralmente possui falhas e furos, e aqui não é diferente. Mas uma coisa eu garanto, o filme é realmente divertido, não sei a ponto de te fazer não ligar para o roteirinho, mas ele garante boa dose de tensão e alguns sustos bacanas, o que resulta em boa diversão.

Do segundo para o terceiro ato é onde temos a maior dose de adrenalina, com boas sequências de ação e correria na água, com as moças fugindo do tubarão. O tal tubarão é realmente grande e até bem produzido, mesmo que em alguns momentos o uso de efeitos visuais atrapalhe a experiência, quando na verdade efeitos práticos muitas vezes se tornam mais eficientes em cenas do tipo. O ataque do bichão é bem interessante, brutal e preciso como tem de ser. O ato final, principalmente as últimas cenas que não me prolongarei para não soltar spoilers, são tensos de roer as unhas. Então, por isso eu gostei de Medo Profundo 2. Não que ele seja um grande filme, e acho que nem tem a pretensão de ser, mas naquilo que se propõe é válido e bacana. O típico filme para assistir num feriadão de boas ou em um fim de semana com amigos. E essa é minha dica para você que não é chegado na folia do Carnaval e aproveitará o feriado para descansar e relaxar, nada melhor do que assistir um filme para desligar o cérebro e curtir, portanto se ainda não viu este e curte este tipo de filme, corra pra ver. Em breve eu volto com mais dicas de filmes para ver numa boa em um feriado, ou fim de semana, no conforto da sua casinha.

Resultado de imagem para medo profundo o segundo ataque