Written by 15:41 DC Comics, Destaque, HQ/Livros | DC Comics, HQs/Livros, HQs/Livros | DC Comics, Notícias

Dennis O’Neil, lendário escritor do Batman, morre aos 81 anos

Um dos maiores roteirista de quadrinhos, responsável por grande títulos e uma revolução na indústria de quadrinhos americana, Dennis O’Neil, morreu aos 81 anos.

Dennis O’ Neil, lendário roteirista do Batman, veio a falecer na noite desta quinta-feira(11), aos 81 anos. Segundo a família, que confirmou a morte, foi devido a causas naturais.

Nascido em 1939, no mesmo ano de estreia do Homem-Morcego que ele ajudou a redefinir, Dennis O’Neil se tornou um dos roteiristas mais respeitados dentro da indústria dos quadrinhos, começando sua carreira nos anos 60, através da Charlton Comics, e trabalhou periodicamente para a Marvel e DC até o seu auge nos anos 70.

Nesta época, o roteirista entrou no título do Batman, fazendo uma completa revolução no personagem, o deixando completamente diferente da série de Adam West, cuja qual fez um herói completamente cômico, o tornando mais soturno e com os traços, e mutos personagens, que conhecemos hoje.

Além de seu trabalho com o Homem-Morcego, ele fez algumas pontas com o Superman, sendo um dos seus trabalhos mais significativos: Lanterna Verde e Arqueiro Verde, que trouxe uma narrativa bem mais densa para a época, tratando de assuntos como racismo, drogas e corrupção. Apesar de ter sido um fracasso de vendas na época, hoje em dia é considerado um marco nas história em quadrinhos, e um importante passo para o amadurecimento da mídia.

Além das obras na DC Comics, Dennis O’Neil trabalhou na rival Marvel Comics, escrevendo histórias para o Demolidor, Homem de Ferro, Homem-Aranha e até mesmo Transformers, sendo responsável por criar todo o conceito por trás dos robôs gigantes, inclusive o nome do personagem central: Optimus Prime. Como editor da casa das ideias, foi que Frank Miller acabou escrevendo o título que lhe catapultou a carreira dentro do título do Demolidor.

Na editora rival, Marvel Comics Dennis O’Neil escreveu algumas aventuras para o Demolidor, Homem de Ferro e Homem-Aranha, e o conceito dos Transformers, inclusive criando o nome Optimus Prime. Foi durante seu trabalho de editor na Marvel que o então recém-chegado Frank Miller foi contratado para escrever Demolidor — resultando numa das mais icônicas e premiadas fases do Homem Sem Medo.

Ele também trabalhou em roteiros para a televisão, escrevendo episódios de Superboy, Batman: A Série Animada e G.I. Joe.

Mais tarde, O´Neil recebeu homenagens por suas realizações, sendo o principal orador do evento “Quadrinhos e Justiça Social”, promovido por Jimmy Carter Presidential Library, que ocorreu em dezembro de 2018. Em Phoenix, uma cidade localizada no Arizona, foi eleito o dia 25 de maio como o Dia do Dennis O’Neil em reconhecimento a sua importância para a indústria americana de quadrinhos e na sociedade americana em geral.

Close