Um dos grandes clássicos da carreira de Tom Cruise, Vanilla Sky consegue misturar romance com suspense em uma história envolvente, encantadora e reflexiva

Finais surpreendentes chamam bastante a atenção do público. Mesmo hoje, com tantos blockbusters, plot twists ainda são bem-vindos. Porém, é difícil vermos uma obra que faça você pensar nela como Vanilla Sky.

Dirigido por Cameron Crowe, que também participa do roteiro com Alejandro Amenábar e Mateo Gil.

A história de Vanilla Sky

Cena do filme / Foto: IMDB

Vanilla Sky conta a história de David Aames (Tom Cruise), que herdou um império editorial do pai, e leva uma vida de luxo e festas.

Tudo muda quando ele conhece a bela Sofia Serrano (Penélope Cruz), por quem ele se apaixona imediatamente.

Esse relacionamento faz com que Julie Gianni (Cameron Diaz) sinta ciúmes, por conta do final do seu relacionamento de amizade colorida com David. 

Então, depois de começar a persegui-lo, ela o convence a entrar no seu carro. Mas em um momento de loucura, Julie joga o seu carro da ponte, para matar David junto dela. 

Com isso, ela acaba morrendo, porém ele sobrevive com um rosto totalmente desfigurado. Ao entrar em uma depressão profunda, David gasta rios de dinheiro para reconstruir seu rosto, e reconquistar Sofia, seu grande amor. 

Porém, no meio do processo as coisas começam a se tornar confusas, e David precisa decidir o que é realidade, e o que não passa de alucinação da sua mente fraturada.

O filme em si

Apesar de se pintar como uma história romântica convencional, conforme Vanilla Sky avança, a narrativa muda totalmente. 

Dessa maneira, ao misturar elementos de suspense, com histórias românticas, cria uma atmosfera única, que prende o espectador até o último momento.

Entretanto, grande parte dele se deve a sua mensagem central sobre: causa e consequência.

A importância de suas ações, e como elas não impactam somente a sua vida, mas também todos à sua volta.

Direção

Bastidores do filme / Foto: IMDB

A direção lida de forma competente com a frequência de flashbacks, e com o elenco estelar que tinha em mãos para contar a história. 

Tanto que a grande revelação de Vanilla Sky, fica ainda mais surpreendente, pois você não estava esperando ela ao longo do filme.

Elenco

Graças ao seu grande repertório em filmes como Missão Impossível, é difícil enxergar o Tom Cruise atuando de maneira tão surpreendente. Sem dúvidas algumas, esse é um dos (se não for o) melhor papel de sua carreira.

Isto é identificado na mudança da atuação de antes e depois do acidente é assombrosa, fica nítida a entrega do ator para o papel. Tanto que é difícil vermos esse tipo de atuação em seus filmes recentes, até mesmo pelo fato dele ter se “especializado” no gênero de ação.

A majestosa Penélope Cruz, não fica atrás. Ela nos entrega uma personagem singela, mas com tantas nuances da atuação, que é simplesmente encantadora e complexa, mesmo que tenha poucas falas.

Além disso, o filme conta com Cameron Diaz, Kurt Russell e outras estrelas que fazem com que Vanilla Sky fique ainda mais encantador.

Vanilla Sky vale a pena?

Com tudo isso, Vanilla Sky, deixa de ser somente um filme romântico, e se torna um suspense envolvente e encantador sobre o poder das escolhas. Essa é uma obra que faz você pensar muito sobre ela, mas não pelo motivo que espera.

Qual a sua reação?

0
Incrível!
1
Gostei muito!
0
Amei!
0
Fiquei em Dúvida!
0
Simples
Kauê Medeiros
Estudante de jornalismo, e amante de filmes e quadrinhos desde que se conhece por gente. Existindo em uma vida dirigida pelo Stanley Kubrick e roteirizada pelo Grant Morrison.