Written by 16:30 Animes | Criticas, Criticas

Crítica: Jujutsu Kaisen 0 | Filme brinca com o horror mas falha ao criar sua independência

Jujutsu Kaisen 0 chegou aos cinemas brasileiros e trouxe consigo uma expansão do universo conhecido do mangá e anime. Buscando explorar o horror que a série aborda misturado com ação, vemos aqui um filme que busca de maneira independente contar a sua própria história.

O filme conta a história do jovem Yuta Okkotsu que ganha o controle de um espírito extremamente poderoso, então um grupo de feiticeiros o matriculam na Academia Jujutsu para ajudá-lo a controlar esse poder e também para ficar de olho nele.

Um dos principais pontos positivos do filme é a forma como conhecemos e somos apresentados à uma outra face de personagens já conhecidos. Vemos aqui um Gojo mais preocupado e centrado no seu objetivo de ajudar o Yuta, uma Maki que ainda está em crescimento ao lado de Toge e Panda. Todos eles entregam um carisma que nos faz ter medo pelas suas vidas, mas também nos apresenta suas tramas paralelas e em como elas afetam cada um deles.

As cenas de ação que são um dos pontos mais fortes do anime aqui mantém o padrão de qualidade, onde temos momentos pontuais que elevam as expectativas e entregam lutas épicas. A estética de Jujutsu Kaisen ainda consegue surpreender criando dos momentos mais épicos, até os mais grotescos com suas criaturas mais aterrorizantes. O filme não se aprofunda no horror, mas brinca com ele em diversos momentos criando tensão e também trazendo um elemento “gore” na narrativa.

O protagonista Yuta em alguns momentos não se encaixa na trama, mas de forma proposital servindo como ferramenta para entendermos o que está acontecendo. Ele possui uma evolução durante o filme, mas que não surpreende, só que entra um adicional que é o dilema do material original e a série.

Buscando criar uma narrativa própria, o filme consegue se sustentar em alguns pontos de forma independente, mas como um todo ele falha nesse aspecto. O próprio vilão Geto, que tem um papel muito importante na obra, não é tão bem desenvolvido devido a revelações que acontecerão somente no futuro da franquia, assim como outros momentos e personagens que acabam sendo reprimidos para não revelarem além do necessário. Com isso o filme de certa maneira se torna proibitivo em alguns momentos por sofrer dessa dependência da obra principal.

Jujutsu Kaisen 0 é um filme que diverte e consegue  trazer um horror/ação que entretém do início ao fim, mas não consegue escapar dos dilemas de ser o derivado de um projeto ainda em desenvolvimento com peças chaves para o seu futuro em aberto.