1980 – O início de tudo
O Monsters of Rock é um dos festivais mais importantes do mundo, além de uma das marcas mais conhecidas da indústria musical.
Criado em 1980, pelo produtor Paul Loasby, o Monsters já tem mais de quatro décadas de história, de shows antológicos e históricos, além da passagem de praticamente todas as maiores bandas da história do heavy metal e do hard rock por seus palcos.
O festival, inicialmente, não foi planejado para acontecer anualmente, no entanto o sucesso de crítica e público da primeira edição trouxe à tona a ideia de realizar o evento de forma anual.
Nos primeiros anos, o Monsters of Rock tinha seu line-up montado basicamente com bandas britânicas e algumas atrações internacionais.
Já a partir de 1983, edições fora da Inglaterra passaram a ser realizadas, atraindo cada vez mais atrações de diversas partes do mundo.
1994 – O Brasil entra no radar
No Brasil, o festival teve sua primeira edição em 27 de agosto de 1994, no lendário Estádio do Pacaembú, em São Paulo.
Naquele ano Black Sabbath, Slayer e Suicidal Tendencies, dividiram o palco com os brasileiros do Dr. Sin, Angra, Viper e Raimundos.
Lembrando que, naqueles tempos, não era comum que grandes nomes da música internacional se apresentassem em terras brasileiras, isso fez com que a primeira edição do festival já fosse um evento histórico.
1995 – A segunda dose
Em setembro do ano seguinte foi realizada a segunda edição do evento no Brasil. Dessa vez, trazendo nomes como Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Faith no More, Megadeth, Paradise Lost, Therapy, Virna Lisi, Clawfinger e os argentinos do mitológico Rata Blanca.
1996 – A consolidação
Em 1996 o festival trouxe Iron Maiden, Helloween, King Diamond, Mercyful Fate, Héroes del Silêncio, Biohazard, Motorhead, Skid Row, além do retorno dos Raimundos, agora no auge absoluto da carreira.
1997 – Um pequeno hiato
Em 1997 não houve edição do evento em terras brasileiras.
1998 – O retorno
Em 1998, no entanto, o local do festival é alterado para a o Parque do Ibirapuera, também em São Paulo, contando com nomes como Slayer, Megadeth, Manowar, Dream Theater, Saxon, Savatage, Glenn Hughes, Korzus e Dorsal Atlântica.
2013 – Depois do hiato
15 anos depois, o Monsters of Rock volta ao Brasil, dessa vez na Arena Anhembi. Pela primeira vez o evento é dividido em dois dias: 19 e 20 de outubro de 2013, reunindo Aerosmith, Whitesnake, Slipknot, Korn, Limp Bizkit, Killswitch Engage, Hatebreed, Gojira, Ratt, Buckcherry e Queensrÿche.
2015 – Matando a saudade
A sexta e última edição do Monsters foi realizada em 2015, tendo no line-up Ozzy Osbourne, Judas Priest, Motorhead (que não pôde se apresentar devido ao vocalista Lemmy Kilmister ter passado mal), Sepultura e Black Veil Brides.
2023 – O retorno triunfal
Em 2023, depois de alguns anos de espera o Monsters of Rock finalmente volta ao Brasil com um line-up dos sonhos, que conta com Kiss, Scorpions, Deep Purple, Helloween, Saxon, Symphony X e Doro.
A sétima edição desse que é um dos maiores festivais da música mundial, acontece no dia 22 de Abril, no Allianz Parque, na zona oeste de São Paulo.
O Monsters of Rock é uma realização da Mercury Concerts. A venda de ingressos é feita através da Eventim: