Leia Isso! #1 – Superman: Identidade Secreta

Uma nova série de artigos, mais rápidos de ler, e com indicações de quadrinhos acima da média. A primeira indicação, por sinal, um clássico!

Saudações!

Lembram quando eu falei, no final do ano passado, que nós teríamos quadros e séries novas no site?

Pois, muito bem, este é o primeiro e mais novo! O “Leia Isso!” tem o intuito de trazer indicações de quadrinhos acima da média, e com textos mais rápidos de ler. Não será uma resenha comum, com a nota da HQ e blá-blá-blá. O objetivo dessa nova série de artigos é ser mais frequente que o Zoom no Desconhecido, mas só com HQs realmente de qualidade. E não necessariamente será uma HQ recentemente lançada, também. Ah, e sem spoilers também.

Acho que eu já falei demais, e como esses artigos são rapidinhos, sem mais enrolações, vamos lá!

O primeiro quadrinho que eu decidi indicar para essa série nova não poderia ser menos especial. Superman: Identidade Secreta, do magnífico, colossal, mestre dos quadrinhos, Kurt Busiek, é, na humilde opinião deste que vos fala, uma das três melhores HQs do Homem de Aço. De verdade. É extremamente tocante, sensível, e surpreendentemente humana.

Simplificando a trama, imagine que, no nosso mundo atual, existisse uma criança com o nome Clark Kent, e que ainda por cima, vivesse no Kansas! Com tanto material e tantas referências sobre o Superman, poxa, seria legal, né? A criança teria vários amigos, seria popular na escola e tudo… bom, não é bem assim. O “Clark Kent do mundo real” é constantemente zoado por todos os seus colegas, e até por sua família, com piadocas do tipo: “Nossa, eu devia ter te chamado pelo meu relógio!” “Ei, já que você é super-rápido, aproveita e pega a sua lição de casa que acabamos de jogar no chão, hahaha!” Pois é, nem tudo são flores.

Além de abordar todas as peculiaridades e traumas que uma criança com esse nome teria de lidar, ao atingir a adolescência, o Clark descobre que ele tem… poderes! Como o Superman de verdade! E, surpreendentemente, com o passar do tempo, ele descobre que só existe ele de meta-humano no mundo! Não tem Batman, não tem Mulher-Maravilha, nada. Nem um super-vilão ou alienígena monstruoso para combater também. Ele está sozinho nessa. E agora?

Imagem relacionada

Pode parecer ser mais uma historinha de “Ah, poxa, mais uma origem do Superman….”, e meus amigos, não é nem um pouco assim. Além de ter que lidar com seus poderes, e as zoações, que se estendem até a sua vida adulta, no trabalho, o Clark do nosso “mundo real”, ao longo da sua vida, tem que enfrentar problemas que os homens também comumente enfrentam! Será que eu terei um bom emprego? Será que eu irei namorar com alguém e me casar? Terei filhos? Como vou lidar com a velhice? Todas essas questões, inerentes aos homens, são abordadas por alguém com super-poderes! Absurdamente genial!

A HQ se diferencia do comum justamente por mostrar um Superman que não tem que enfrentar super-vilões, não tem que se reunir com a Liga da Justiça, não tem que tirar gatinhos da árvore. Pelo contrário, ele enfrenta desafios muito maiores: os desafios da vida. Os desafios do cotidiano. Se um dia, você, leitor, ganhasse super-poderes, você poderia abrir um gibizinho qualquer do Superman e aprender a como lutar contra alienígenas tiranos. Mas e pra conquistar aquela garota que você gosta? Isso não tem manual de instruções.

Identidade Secreta foi uma das leituras mais emocionantes do ano passado. Como se já não fosse espetacular o suficiente, é um quadrinho que pode ser lido por todas as idades, já que aborda todas as fases que um homem passa, desde as descobertas da adolescência até ter que ver seus filhos crescendo e indo embora.

Leia, se emocione, e reflita, junto com o Superman, sobre como nós também somos super-seres. Como nós enfrentamos monstros todos os dias. Abrace mais um clássico estupendo de Kurt Busiek.

Resultado de imagem para superman secret identity

 

PS: Os desenhos do Stuart Immonen complementam a HQ de forma igualmente magistral.

 

Boa leitura!

Categorias
ArtigosDestaqueHQs/LivrosHQs/Livros | ArtigosHQs/Livros | CriticasHQs/Livros | DC Comics

Leitor, colecionador apaixonado de HQs, e admirador da magia do cinema. Tento escrever sobre aquilo que amo.

RELACIONADOS