A primeira edição da HORROR EXPO aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com uma proposta inédita e ousada para o mercado brasileiro: realizar uma grande convenção para os entusiastas do terror e horror, abrangendo segmentos do entretenimento em geral, cinema, TV, series, literatura, música, games e outros.

No total foram mais de 30 horas de atividades simultâneas para os mais de 12 mil visitantes, que englobaram área com 64 expositores, painéis com artistas brasileiros e estrangeiros, workshops, mesas de debates, exibição de filmes, shows musicais e concursos, tanto de cosplay quanto de maquiagem profissional. Além disso, o público se entreteve (e, claro, se assustou) com diversas áreas temáticas, como o Castelo Horror Expo (homenagem a tradicionais labirintos do terror), o Horror Bus (ônibus sucateados repletos de monstros e zumbis), o Celeiro do Horror (atração temática da Prevent Senior, patrocinadora do evento), a área da Warner Bros. (que trouxe a boneca Annabelle original dos filmes e criou cenografia para o filme Doutor Sono), o Museu dos Monstros (reunindo obras do cineasta Rodrigo Aragão e sua empresa Fábulas Negras), além de escape rooms (das empresas Escape Time e Fugativa) e experiências em Realidade Virtual, reunidas pelo Esconderijo Criativo.

Empresas como Colormake, Studio J Makeup e Prevent Senior disponibilizaram profissionais de renome para a realização de maquiagem e/ou caracterização de forma gratuita para os visitantes. Assim, os visitantes se juntaram aos cosplayers e personagens caracterizados que criaram uma atmosfera assustadora e divertida nos corredores da feira.

Atividades marcantes também foram os concursos de cosplay e maquiagem. O primeiro contou com personagens caracterizados especificamente para a temática, com vários participantes e ganhadores para cada dia do evento. Já o segundo, feito em parceria com a Colormake e batizado como Colormake Stars – Horror Edition, contou com participantes criando suas obras em tempo real e sendo avaliados por um júri especializado no Palco Horror Expo. Foram categorias diferentes por dia, com Face Painting no dia 18/10, Body Painting em 19/10 e, encerrando, Special FX no dia 20.

Convidados da Horror Expo 2019

O evento contou com a presença ilustre de convidados nacionais e internacionais, que realizaram painéis, mesas de debates e interagiram com os presentes. Os estrangeiros foram o renomado cineasta Mick Garris (diretor de diversos filmes de Stephen King, além de clássicos como Abracadabra, Criaturas 2, A Mosca 2, entre outros, além de séries como Histórias Maravilhosas, Contos da Cripta e Mestres do Horror) e os atores Lochlyn Munro (Riverdale, Todo Mundo em Pânico, As Branquelas, Freddy Vs Jason, entre outros) e Naomi Grossman, que teve papéis marcantes na série American Horror Story.

Já entre os brasileiros, marcaram presença o icônico personagem Coveiro Maldito, embaixador da HORROR EXPO; os atores Guilherme Weber e Michelle Rodrigues, que palestraram sobre o filme Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outros Apocalipses; diversos escritores, entre eles André Vianco, Oscar Nestarez, Marcos deBrito, Cláudia Lemes, Ruth Barros, Paula Febbe, Andrea Nunes, Everaldo Rodrigues, Juliana Daglio, Flávio Karras, Jorge Alexandre Moreira, AT Sergio, Alexandre Braoios, André Gordirro, Vítor Abdala e Felipe Castilho; além de profissionais como Frederico Franco (artista e escultor), Bruna Nogueira (maquiadora e fundadora da escola Hollywood Makeup Lab), Joao Marcos de Oliveira (maquiador e proprietário do Studio J Makeup) e diversos outros que abrilhantaram workshops, mesas de debates e ações em estandes. Presença ilustre, também, foi a da cineasta, atriz e apresentadora Liz Marins, ou Liz Vamp, que foi homenageada com o Horror Expo Lifetime Achievement Awards, premiação esta que também contemplou seu pai, o maior representante do Terror no Brasil, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e Mick Garris.

Influenciadores digitais também tiveram destaque no evento, assim como os produtores de conteúdo Lenda Urbana, Boca do Inferno e Assombrado, que tiveram estandes próprios na feira e receberam inúmeros seguidores, além de participações no Horror Talks, com palestras e debates.

Uma das maiores reuniões de artistas independentes de horror

A HORROR EXPO 2019 inaugurou uma área muito especial, batizada como Horror Artists’ Pavilion, que reuniu 140 profissionais talentosíssimos, englobando Ilustradores, Quadrinistas, Escultores, Escritores, Roteiristas, Artesãos, Fotógrafos, entre outros, com obras de tirar o fôlego!

Localizado no coração do evento, o Horror Artists’ Pavilion era composto por mesas, nas quais os profissionais expuseram e comercializaram seus produtos, desde prints a livros, esculturas, artesanato e tudo mais que a criatividade permitisse. Com tamanho volume de participantes, pode-se dizer que foi um dos maiores pavilhões do mundo reunindo artistas com o foco 100% no gênero horror.

Pluralidade musical na Horror Expo 2019

A música teve grande peso na primeira edição do evento, desde a sonoridade de uma orquestra, passando pelo k-pop e retrowave e ate ao metal pesado. As banda suecas Deathstars e Therion levaram seus fãs à loucura (e conquistaram muitos novos) com repertórios especiais da carreira; a Orquestra de Metais da Banda Marcial de Cubatão fez uma apresentação histórica executando temas clássicos de filmes e séries de horror; já o Midnight Danger, projeto de retrowave capitaneado por Chris Young, brasileiro radicado na Suécia, contagiou os presentes com a sua atmosfera oitentista; enquanto as meninas coreanas do HighSchool trouxeram toda a energia do fenômeno pop mundial da atualidade.

As bandas brasileiras também foram marcantes com o horror metal do Alchemia, uma das grandes promessas da música brasileira, os toques de gothic post-punk do The Secret Society, os thrashers do Furia Inc. e Venomous, além do hard rock contagiante do Sioux 66.

O Ingresso Solidário

Parte importantíssima no evento foi o Ingresso Solidário, parceria entre a HORROR EXPO e a AMPARA Animal, que ofereceu a qualquer visitante 50% de desconto no Ingresso através da doação de 1kg de ração para cães ou gatos. Foram mais de 2 toneladas arrecadadas e distribuídas entre ONGs e protetores independentes cadastrados pela AMPARA.

A adesão do público para esta ação foi surpreendente e tanto o formato quanto a parceria serão mantidos para a HORROR EXPO 2020, com o intuito de tornar o volume de arrecadação ainda mais expressivo e conscientizar as pessoas para a causa animal, que há anos vive momento tão grave no nosso país.

A Horror Expo 2020 já está confirmada!

A organização do evento já confirmou a HORROR EXPO 2020, que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. No lançamento da nova edição, ocorrido no último dia 31 de outubro, em pleno Halloween, foi disponibilizado um lote promocional de ingressos a preços a partir de R$ 90,00 (Ingresso Solidário ou meia-entrada), que estarão disponíveis por tempo limitado. Outra novidade para o próximo ano é que a entrada de crianças de até 12 anos (desde que acompanhadas por adultos responsáveis) será gratuita.

Ao longo dos próximos meses a organização divulgará atrações e convidados para a HORROR EXPO 2020, mas já garante: será melhor e mais assustadora!