Sentry, é sem dúvidas um dos super-heróis mais incríveis da Marvel e, mesmo sendo criado em 2000, por Paul Jenkins, seus poderes não possuem limites, isso varia de acordo com sua instabilidade mental, no entanto, ainda sim, podemos dizer que o personagem não teve acesso ao seu assustador poder por completo, é como se todos esses 19 anos do personagem fossem revelado apenas a ponta do iceberg, inclusive, Miss Marvel mencionou ao Nornam Osborn que o colapso nervoso liberado pela Feiticeira Escarlate contra os Vingadores, no qual, culminou na morte de Visão, Homem Formiga, Gavião Arqueiro e deixou muitos feridos, não seria nada perto do que Sentinela poderia fazer e, tendo em vista que esse evento da Wanda modificou as HQs até os dias atuais, tamanha dimensão que foram os acontecimentos que o poder dela desencadeou, portanto, com Sentry seria algo bastante estarrecedor.

Sentinela é posto por muitos como Superman da Marvel, entretanto, suas habilidades e intelecto por vezes, superam aos do Superman. Há similaridades, mas os contrapontos são bem elevados, dando essa enorme diferenciação, pois é apenas uma menção simbólica ao personagem da DC. Personagens como Gladiador e Hyperion possuem muito mais semelhanças.

Mas afinal, porque Sentinela é tão incrível? Nada mais apropriado que ilustrar seus grandes momentos nas HQs, junto de seus extensos poderes.

– Super Força: Ele facilmente pode levantar toneladas, destruir planetas ou asteroides. Seus socos são tão potentes que foram capazes de destroçar dimensões e alterar realidades e, que através desse feito, conseguiu reviver uma pessoa em outro universo. Ares, Deus da Guerra e Carnificina foram simplesmente rasgados ao meio por Sentry e, quando sob dominio de seu alter-ego, Vácuo, ele foi capaz de fazer o mesmo com Loki.

Em dado momento, Homem de Ferro foi suplicar ao Sentinela para intervir contra Hulk que estava imbatível, em um nível de descontrole jamais visto antes. A batalha foi tão intensa que ambos acabaram em sua forma humana (Assim como Bruce Banner, Robert Reynolds também é capaz de sofrer uma metamorfose que configura no Sentinela) e, ainda sim, Sentry não estava enfrentando Hulk com toda sua força. Homem Aranha citou o confronto de Sentinela contra ninguém menos que Galactus, mencionando que esse duelo teve um empate, no minimo, o teioso ao dizer isso mostra que Sentry obteve o feito de igualar-se ao devorador de mundos, Galactus. Suficientemente poderoso para quebrar com facilidade o machado de Terrax (arauto de Galactus), arma que possui força para destruir planetas. É descrito que o poder do personagem são como um milhão de sóis explodindo. Também é mencionado nas HQs como ele sendo um ser onipotente, basicamente não há limites para o personagem.

 – Super Velocidade: Ele conseguiu ser apto à dobrar o espaço/tempo, ou seja, superar infinitas vezes a velocidade da luz. Além disso, Thor ficou atordoado com tamanha velocidade em sua viagem com Sentinela. O super-herói foi capaz também de chegar em instantes no sol. Está relacionado entre os personagens mais rápidos do universo.

– Fator de Ressuscitação: Ao perder tragicamente sua esposa por Ultron, Sentry apenas com um único toque trouxe sua amada de volta a vida. Embora trazer alguém de volta a vida, seja uma habilidade incrível, Robert Reynolds, humildemente, absteve de usar com frequência esse poder, justificando que não poderia intervir no destino das pessoas, bem como bancar Deus. Através de sua luta contra Homem-Molecular, o personagem descobriu que após voltar inúmeras vezes da morte teve a capacidade de manipular as moléculas e, por conta disso, ter imortalidade.

– Manipulação Molecular: Como citado acima, além de saber como controlar as moléculas, especula-se que todo seu poder vem de grande parte dessa habilidade, além disso, podendo possivelmente replicar qualquer poder. Voluntariamente, Sentinela pode aumentar ou dar parte de seus poderes para outros super-heróis, como por exemplo, fazer o Capitão América voar ou Homem de Ferro desfrutar da imortalidade, mas não é revelado se tal habilidade é permanente. As moléculas que compõem Sentinela são bem diferentes, isso porque elas existem transcendendo o tempo, ou seja, coexistindo entre passado, presente e futuro, o que possibilita que ele viva além da realidade normal. Através da afirmação de Cranio, um dos seus inimigos, o tempo é condicionado a sucumbir ao personagem e, qualquer evento envolvendo Sentinela estará ao seu favor, ressaltando o que seria uma possível manipulação de probabilidades.

Absorção e Projeção de energia: Assim como Capitã Marvel, Sentinela pode absorver qualquer tipo energia para aumento considerável de sua força e, inclusive tendo o poder de disparar rajadas de energia através dos olhos ou das mãos e são fortes o suficientes para ferir até mesmo o Hulk, como já demonstrado nos quadrinhos.

– Manipulação de Luz: Se desejar, Sentry pode emitir uma quantidade de luz e calor por vezes maior que o sol. Através desse feito é concedido a ele invisibilidade, pois pode controlar a luz para ficar imperceptível aos humanos. Ele consegue projetar uma espécie de luz que tranquiliza qualquer individuo em sua volta e, foi por conta disso, que Hulk pôde canalizar sua raiva durante as missões, sentindo-se muito bem ao lado de Sentinela.

– Invulnerabilidade: Tony Stark estudou todo funcionamento do corpo de Robert Reynolds buscando qualquer tipo de fragilidade, entretanto, não foi encontrado nem um meio de fraqueza em sua estrutura. A S.H.I.E.L.D numa tentativa mais radical buscou uma forma de mata-lo, no entanto, assim como Homem de Ferro, também tiveram seus estudos frustrados. Um arco que ressalta sua invulnerabilidade é em “O Cerco“,  onde sua versão perversa Vácuo estava aniquilando todos os super-heróis ao seu redor e, na esperança de impedir uma catástrofe colossal, Robert Reynolds permitiu que Thor o matasse, para então, deter Vácuo, que estava subjugando Sentinela. Basicamente, se não fosse pela iniciativa do personagem querer sacrificar-se ninguém conseguiria parar o vilão.

– Sentidos Elevados: Os sentidos do Sentry são tão apurados que ele conseguiu escutar os batimentos cardíacos de uma borboleta na África, enquanto estava em Nova York, sendo capaz de isolar o som ambiente para melhor concentração auditiva. Pode observar qualquer objeto por milhares de quilômetros. Durante um confronto, Sentry disse ao seu oponente ser capaz de enxergar todo seu sistema nervoso.

– Telepatia: Emma Frost (uma das maiores telepatas da Marvel) disse, que Sentinela é um dos telepatas mais poderosos do planeta, porém uma habilidade pouco explorada, assim como a maioria de seus poderes, exceto para conter Voyd.

Sentinela possui outros poderes como: projeção astral, manipulação do tempo, projetação de pensamentos, metamorfose, super resistência, resistência do controle da mente, intangibilidade, poderes psiônicos, manipulação da matéria, manipulação da gravidade e teletransporte. Entranto, ele priva-se de usar boa parte de todo seu potencial.

Fraquezas: Devido ao seu forte descontrole psicológico em alguns momentos, ele é sensível a sofrer manipulações de sua versão má, Vácuo. Inclusive, Vácuo é digno de grande enfrentamento contra Sentry, uma vez que sob controle total do vilão, ele é capaz de intensificar os poderes de Sentinela, justamente porque o super-herói não explora o seu potencial por completo, preocupação, no qual, Voyd não possui. Ambos sempre vivem grande batalha mental, o que desestabiliza bastante Sentry, no entanto, mesmo com Vácuo e sua inconsistência mental em certas ocasiões, por Sentinela ser um grande telepata, ele consegue conter ambas fraquezas na maior parte do tempo e manter equilíbrio e sanidade mental, o que reforça o fato de Emma Frost considerá-lo um telepata digno de seu respeito.

Os poderes de Sentinela emanam de uma dimensão paralela que tornou-o tão poderoso e importante que o próprio universo é ajustado para explicar a existência do personagem, isto é, sua vida é de extrema valia para até mesmo, todo o multiverso. Um personagem simplesmente incrível, não? Capacitado e pronto para usar suas vastas habilidades para conter quase que qualquer ameaça colossal que se levante contra a terra.