ANDROID 1.6 DONUT: O Donut trouxe informações do mundo para as pontas de seus dedos com a caixa de pesquisa rápida. Ele também plantou as sementes para que o Android se apresentasse de todas as formas e tamanhos, ao mesmo tempo que o Android Market amadureceu. O Android Market foi a primeira loja de apps da Google, lançado em 2008 ele foi redesenhado com o Donut para expor os principais apps pagos e gratuitos e isso aconteceu na época que o mercado de apps de terceiros começava a explodir, isso la em 2008, exatos 10 anos atrás.

Android 2.1 Eclair: Com o Eclair, as telas de alta densidade começaram a exibir planos de fundo interativos, deslumbrantes e sensíveis ao toque. Foi também no Eclair que chegou ao Android o primeiro sistema de navegação mobile da Google com navegação passo a passo e informações em tempo real, tudo isso diretamente na tela do seu Smartphone. E não podemos deixar de mencionar também que foi no Eclair que chegou o sistema de digitação por voz ao Android.


Android 2.2 Froyo: Com o Froyo veio também Smartphones extremamente rápidos, que podiam ser controlados por sua voz e com os recursos de Ponto de Acesso que garantiram que você estivesse sempre conectado.

Android 2.3 Gingerbread: O primeiro Android de muitos (inclusive do editor aqui) o Gingerbread tornou a experiência do Android mais rápida e fluida tanto para usuários quanto para desenvolvedores também. Os jogos chegaram a outro nível, a duração da bateria ficou maior, e a compatibilidade com o NFC gerou toda uma nova categoria de apps. Foi no Gingerbread que chegou também o sistema de gerenciamento de bateria.
CURIOSIDADE: A partir do Gingerbread todas as versões do android passaram a contar com “Easter Eggs”

Sistema de gerenciador de consumo da bateria
Android 3.0 Honeycomb: No Android do mel foi dado o inicio para a era dos tablets, com um design de interface flexível que apresentava imagens grandes e continuas na tela. Foi no Honeycomb que começamos a dizer adeus aos botões físicos e começamos a navegar em nosso Android pela barra do Sistema que nos permitia ir a qualquer lugar do nosso dispositivo somente através da tela, foi quando começou também a moda das capinhas de celulares e tablets, pois o medo de ficar sem o smartphone por causa de quedas e sem os botões físicos agora que o Android usava inteiramente a tela aumentou.

Android 4.0 Icecream Sandwich: O Android 4.0 valorizou a personalização e o controle do usuário, personalizar a tela inicial, definir a quantidade de dados que você queria usar e compartilhar conteúdos instantaneamente quando você desejasse eram as maiores novidades do Android 4.0. Chegava também no Android 4.0 o Android Beam que permitia que dois smarphones trocassem informações entre eles só de encostar um no outro.



Android 4.1 Jelly bean: A inteligencia permeou todos os atributos do Jelly Bean que inaugurou a era da assistência móvel personalizada com o Google Now. Ele também tornou as notificações mais acionáveis e permitiu que um dispositivo funcionasse para varias contas de usuários.


Android 4.4 Kitkat: O Android Kitkat ajudou aos usuários a cumprir tarefas somente com o som de sua voz, bastava dizer “Ok Google” para iniciar a pesquisa por voz, enviar uma mensagem de texto, ver rotas e até mesmo reproduzir músicas. E com o smartphone em mãos um novo design imersivo de destacava.

Android 5.0 Lollipop: No Android 5.0 o usuário passou a ter um suporte maior em telas grandes, desde Smartphones a Tablets até Smartv’s e Carros. O Lollipop também veio repaginado com um visual mais arrojado e elegante e com a resposta tátil fluida do Material Design. No Android 5.0 as notificações passaram a ir para a tela de bloqueio em cards facilmente manipuláveis.


Android 6.0 Marshmallow: Mexer com o Smartphone no Android 6.0 ficou ainda melhor! atalhos fáceis para respostas inteligentes com o Now a um toque, duração mais longa da bateria e novas permissões de app que davam muito mais controle ao usuário foram as novidades do Marshmallow.

Android 7.0 Nougat: O Nougat ganhou otimizações para reduzir o consumo de bateria e dados, bem como melhorias no desempenho. Além disso, o novo doce herda algumas funções vindas de outros fabricantes, como o multitarefa aprimorado e uma interface de realidade virtual.

Android 8.0 Oreo: A grande novidade do Android 8.0 Oreo está no multitarefa, que vai reduzir o consumo de energia de programas que rodam constantemente em background e você nem percebe. Quando você tira uma foto, por exemplo, provavelmente o Google Fotos será acionado para fazer backup na nuvem, talvez um Dropbox ou OneDrive com upload automático também e, para finalizar, um aplicativo de galeria de fotos deve indexar a imagem.
Android 9.0 Pie:
Por enquanto, as novidades que teremos no novo SO além da interface parcialmente remodelada são as seguintes:
- Bateria Adaptativa: usa deep learning para entender os padrões de uso e priorizar a bateria para os aplicativos e serviços que importam mais para cada pessoa;
- Brilho Adaptativo: aprende como cada pessoa gosta de definir o controle de brilho, considerando a iluminação do ambiente ao redor, e faz isso de uma maneira eficiente em termos de consumo de energia;
- Ações nos Apps: prevê as suas próximas ações, para que você possa realizá-las de forma mais rápida. A partir de agora, se você fizer algo como conectar seus fones de ouvido, a playlist que você estava ouvindo mais cedo ficará em destaque;