A adaptação de Y: O Último Homem, HQ aclamada de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, está finalmente se encaminhando para a televisão.
De acordo com o Deadline, a FX encomendou um piloto da série de TV escrito por Michael Green (American Gods, Blade Runner 2049), que servirá como showrunner com Aida Mashaka Croal (Luke Cage, Turn).
Estreando em 2002 pelo selo Vertigo da DC, a história pós-apocalíptica segue Yorick Brown, um artista de escape amador que, com seu macaco Capuchinho Ampersand, é o último sobrevivente de uma misteriosa praga que matou todos os outros mamíferos machos na Terra. Os dois partem em uma jornada que se reúne mundialmente para se juntar com a namorada de Yorick, descobrir o que aniquilou os cromossomos Y do mundo e descobrir por que eles sobreviveram.
A New Line Cinema adquiriu os direitos do filme de Y: O Último Homem em 2007, com DJ Caruso “vagamente ligado” até que ele saiu do projeto após um desentendimento sobre o formato; ele imaginou uma trilogia, enquanto o estúdio queria um único filme. A adaptação foi revivida pela New Line em 2012, quando foi considerada uma prioridade para o estúdio, mas os direitos do filme foram revertidos para Vaughan e Guerra em 2014.
No ano seguinte, o canal de TV anunciou planos para desenvolver Y para a televisão, com Green contratado como showrunner.
Melina Matsoukas (Insegura) vai dirigir o piloto e executivo de produção com Green e Croal, Nina Jacobson e Brad Simpson de Color Force e Vaughan.