O diretor de Thor: Ragnarok, Taika Waititi, é o último cineasta a assumir a direção do filme live-action de Akira e, em uma recente entrevista à revista Dazed, ele deu uma atualização sobre o projeto. Parece que o filme ainda está longe, mas ele reafirmou que está se concentrando em adaptar o mangá e não o anime:
”Eu realmente não comecei a pensar nisso ainda. O que eu queria fazer era uma adaptação dos livros, porque muitas pessoas dizem: ‘Não toque nesse filme!’ e eu estou tipo, ‘eu não estou refazendo o filme, eu quero voltar para o livro’. Muitas pessoas em pânico nem leram os livros, e há seis livros gigantescos para serem lidos. É tão rico. Mas (o anime) Akira é um dos meus filmes favoritos; minha mãe me levou para ver quando eu tinha 13 anos e mudou minha vida.”
Enquanto o anime de Akira é adaptado do mangá, ele teve que simplificar e descartar grandes partes do enredo para contar uma história de longa metragem. Embora qualquer versão live-action homenageie elementos clássicos como a icônica moto de Kaneda – que recentemente fez uma participação especial em Jogador Nº 1 de Steven Spielberg – adaptar o mangá original permitiria que Waititi abordasse a história de um novo ângulo. Parece que o envolvimento dele ainda está no ar nesta fase, então ele pode ser o último de uma longa fila de diretores a sair do projeto.
O longa metragem de Akira não tem data de início de produção ou de estreia confirmados.