Veja quem são os vencedores do festival de cinema mais prestigiado do mundo.

O Festival de Cinema de Cannes de 2021 terminou oficialmente com a cerimônia de premiação, na qual o júri da competição deste ano elegeu os melhores filmes e atuações do festival. Com Spike Lee como presidente, o júri principal contou também com a diretora Mati Diop (Atlantique), a cantora e compositora Mylène Farmer, a atriz Maggie Gyllenhaal (Secretária), a diretora e roteirista Jessica Hausner (Little Joe), a atriz Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios), o diretor e roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e os atores Tahar Rahim (O Mauritano) e Song Kang-ho (Parasita).

Em uma vitória histórica, Julia Ducournau ganhou a Palma de Ouro pelo longa de horror “Titane“. Isso a torna a segunda diretora feminina a ganhar o prêmio principal do Festival de Cinema de Cannes, a primeira foi Jane Campion em 1993 por “O Piano“. (Em uma gafe que surpreendeu brevemente o público, Spike Lee anunciou acidentalmente o vencedor da palma ainda no início da cerimônia).

Como o festival de 2020 foi cancelado devido à pandemia, o último filme a levar a Palma de Ouro (o maior prêmio do festival) foi “Parasita” de Bong Joon Ho em 2019 – um filme que chegou ao Oscar e ganhou o prêmio de Melhor Filme no ano seguinte.

O júri deste ano teve muito trabalho para se decidir, com novos filmes de Leos Carax, Wes Anderson, Julia Ducournau, Paul Verhoeven, Asghar Farhadi, Sean Baker e de muitos outros diretores experientes na competição. Como é tradição, os grandes vencedores do festival serão exibidos mais uma vez para os que ainda estão na França no domingo.

Em um retorno à forma após dois anos, o Festival de Cannes deste ano proporcionou uma ampla gama de experiências cinematográficas, contendo obras de grandes estúdios como o longa “The French Dispatch” de Wes Anderson e “Stillwater” de Tom McCarthy, com Matt Damon no papel principal, bem como novos lançamentos independentes e provocantes, como o filme de Ducournau (Titane) e de Carax (Annette).

No início do festival, Jodie Foster deu início à rodada de premiações, aceitando a Palma de Ouro Honorária do festival. O diretor italiano Marco Bellocchio (O Traidor) também recebeu uma Palma Honorária durante a cerimônia. O curta-metragem brasileiro Céu de Agosto, da diretora Jasmin Tenucci recebeu uma menção honrosa dos jurados.

Também foram anunciados os prêmios das mostras “Un Certain Regard” e da “Semana da Crítica”. “Unclenching the Fists” da diretora russa Kira Kovalenko ganhou o prêmio principal da mostra Un Certain Regard. O júri foi liderado por Andrea Arnold, que estreou seu próprio documentário, “Cow”, fora da competição em Cannes. Na mostra secundária “Semana da Crítica”, “Feathers“, do diretor egípcio Omar El Zohairi, foi o vencedor do prêmio principal de um júri liderado por Cristian Mungiu, ele próprio um vencedor da Palma de Ouro pelo drama “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias“, em 2007.

Confira abaixo a lista de vencedores:

Palma de Ouro: Titane

Grande Prêmio:A Hero” e “Compartment No. 6

Prêmio do Júri: “Ahed’s Knee” e “Memoria

Melhor Atriz: Renate Reinsve, “The Worst Person in the World

Melhor Ator: Caleb Landry Jones, “Nitram

Melhor Diretor: Leos Carax, “Annette

Melhor Roteiro: Ryusuke Hamaguchi, “Drive My Car

Câmera de Ouro: Murina” de Antoneta Alamat Kusijanović

Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem: Tian Xia Wu Ya, de Tang Yi

Menção Honrosa do Júri para Curta-Metragem: “Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci.