Nos últimos dias a internet tem sido tomada por declarações de apoio e demonstrações de carinho a Guilherme Briggs. Antes disso, no entanto, o dublador foi vítima de uma onda de ataques e ameaças covardes  por conta de uma escolha de tradução no anime Chainsaw Man

Explicando o caso

Há algum tempo o fandom brasileiro traduziu scans (cópias piratas geradas a partir do scan dos exemplares originais). Na versão dos fãs, o personagem Demônio do Futuro teve uma de suas frases traduzidas para “o futuro é pica”, já na dublagem oficial do anime foi feita a escolha por “o futuro é show de bola”.

Nerdolas sentindo falta de pica

O fandom enlouquecido por conta da escolha do estúdio, passou a fazer ataques e ameaças de morte, derrubar e tentar invadir contas de Briggs, num ataque criminoso e coordenado em busca de tentar forçar o artista a fazer a alteração para a versão de preferência dos nerdolas. 

Pirataria, preconceito e outros crimes

Pouco a pouco a tradução dos fãs foi se desvirtuando da ideia original do mangá, passando a inserir uma quantidade enorme de piadas antissemitas, racistas e homofóbicas de todos os tipos. O fato de esse teor nefasto não ter sido transportado para a dublagem de Chainsaw Man enfureceu o fandom. 

Bizarrices suspeitas

O grupo que fez scan tem o nome de SS Clube. Dado o teor das traduções que a obra ganhou nas mãos desse fandom, não é exagero imaginar que haja alguma ligação entre o nome do grupo e a nomenclatura que se dava a alguns dos braços armados do regime do Terceiro Reich, na Alemanha.

Briggs, uma lenda

Além de ser uma das figuras mais queridas da internet e da cultura pop brasileira, Guilherme Briggs é, sem dúvida, um dos maiores e mais geniais dubladores da história do país, no entanto se viu obrigado abandonar o projeto de Chainsaw Man devido aos ataques massivos e criminosos que sofreu 

Mas, e aí?

Nos últimos anos nós temos vivido uma escalada da violência nas redes e na vida não virtual. No ambiente da internet, grupos como esse realizam ataques cada vez mais massivos e violentos, infelizmente não há grandes perspectivas de que algo será feito para inibir e punir esse tipo de manifestação.

Qual a sua reação?

0
Incrível!
0
Gostei muito!
0
Amei!
0
Fiquei em Dúvida!
0
Simples