Quem nunca se aventurou com a Turma da Mônica e seu grupo de amigos? Provavelmente todos irão dizer que tiveram a oportunidade de ler algumas páginas de alguma história que tinha os personagens, seja em seu aprendizado (usado muito em escolas para incentivar os alunos a lerem) ou até mesmo como uma inocente forma de passar o tempo. Cebolinha: Recuperação abraça esse saudosismo por parte dos leitores, apresentando uma história emocionante e ao mesmo tempo divertida, na medida certa.

Este encadernado faz parte de um projeto de releitura dos personagens criados por Mauricio de Souza, um dos cartunistas de maior renome em nosso país, para uma linguagem mais moderna e um pouco mais realista, abordando aspectos mais humanos das suas criações. O selo Graphic MSP começou com o lançamento do encadernado: MSP 50, em 2009, aonde 50 artistas foram chamados para prestar homenagem aos cinquenta anos de carreira do autor.

Devido ao sucesso deste projeto logo vieram mais dois livros: MSP +50, lançado em 2010 e MSP Novos 50, lançado em 2011. Em 2012, o selo iniciava uma nova trajetória, apresentando um dos grandes personagens do autor com uma roupagem completamente mais adulta e no formato de Graphic Novel: Astronauta – Magnetar, que mostrava uma esfera mais sombria e humana para o herói espacial e conquistou o público e a crítica ganhando mais dois encadernados como continuação da história. E não parou por aí, com o estrondoso sucesso, foram lançados cada vez mais volumes abordando diferentes personagens deste universo.

Escrito e desenhado por Gustavo Borges (Edgar), conta a história de um dos personagens mais queridos da turma: Cebolinha, que fica de recuperação no final do ano, por focar mais em uma batalha de ego com seu arqui-inimigo declarado: Roberto, do que na escola. Ao percorrer as páginas do encadernado, encontramos mais algumas situações que exploram com maestria, alguma das características mais marcantes do autor de grandes planos infalíveis: A Resiliência do personagem ao se deparar com problemas, o que acaba rendendo muitas reflexões e lições para levarmos para a vida toda.

O roteiro, a primeiro momento, aparenta ser ingênuo e descompromissado, mas no decorrer das páginas que Gustavo Borges mostra a que veio e se mostra extremamente competente ao lidar com tanto cuidado e carinho um dos principais personagens deste universo do que o Mauricio de Souza criou a mais de cinquenta anos.

A abordagem de assuntos mais sérios, faz com que a trama fique mais aprofundada e real, considerando todo o cenário nacional, conseguindo trabalhar de forma impressionante as facetas do personagem e como uma criança lidaria com uma situação como a que o Cebolinha está passando.

A junção de todos elementos compõem uma história de alto calibre que agrada tanto crianças que estão conhecendo o mundo da leitura, quanto pessoas de mais idade que cresceram lendo as aventuras do personagem.

A arte traz até o leitor uma leveza impressionante, com traços e coloração feito em pincéis, os desenhos ditam o tom da narrativa e mostram perfeitamente as emoções vividas pelos personagens de forma como poucos quadrinhos conseguem.

Cebolinha: Recuperação, trata de assuntos contemporâneos e infantis em uma simultaneidade que traz leveza e emoção para o encadernado, trabalhando com alguma das facetas mais interessantes do personagem, mostra como uma criança pode sim ter ciência de tudo que se passa ao seu redor, mas sua criatividade e ingenuidade podem achar soluções das mais variadas.

Essa edição de capa cartonada com lombada quadrada de 96 páginas, vem com um preço até que relativamente salgado pelo formato, mas isso já não é mais novidade se tratando da Panini, apenas o que podemos fazer é economizar nosso dinheiro para títulos que realmente vale a pena, e este é um deles.

Se chegou até aqui e realmente esta interessado por esta obra maravilhosa, através do link da nossa parceira Amazon, você pode ajudar o site e ainda adquirir este e muitos outras títulos da sua preferência, sem sair do conforto do seu lar. CLICANDO AQUI!

10.0
Score

Roteiro
10
Arte
10
Cores
10
Formato do encadernado
9

Final Verdict

Independente da idade, com certeza já folheamos alguma revistinha da Turma da Mônica, seja na época do aprendizado ou já adultos. Este saudosismo é respeitado e potencializado com elementos novos dignos de uma Graphic Novel de qualidade, que ao ser inserido situações que muitas famílias brasileiras estão passando atualmente, aumenta ainda mais a emoção ao ler esta maravilhosa obra.