O dia em que os mortos e as criaturas das trevas podem caminhar livremente ao meio aos vivos está chegando! O famoso Halloween, era uma comemoração da cultura celta onde tinham os mesmos princípios, e foi assim que surgiu o uso de fantasias, para que pudessem confundir as entidades malignas que por eles andavam.

A tradição se manteve durante a colonização dos Estados Unidos e hoje é uma grande data também para a cultura pop. Não só de doces e travessuras se faz o Dia das Bruxas, mas sim de diversas músicas marcantes e também de personagens de filmes e séries assustadoras.

Afim de comemorar e relembrar grandes figuras do Halloween no cinema, separamos para você uma lista repleta de filmes que marcaram e ainda marcam todo o dia 31 de outubro com muito sustos, terror e uma pitada de diversão. Veja abaixo:

O Exorcista (1973)

Sinopse: “Depois de um certo tempo observando sua filha de 12 anos com um comportamento assustador, a ajuda de um padre que também é psiquiatra se torna mais do que necessária depois de se chegar a conclusão de que Regan estava possuída completamente pelo demônio.Assim só com o auxílio de um exorcista para que o mal seja retirado e aniquilado do corpo da criança.”

Umas das cenas mais marcantes do filme é a de quando Regan, já possuída, girando sua cabeça até o mesmo se encontrar virado para suas costas, mantendo seu sorriso diabólico.

Halloween(1978)

Sinopse: “Um psicopata que vive em uma instituição a mais de 15 anos depois de ter assassinado a sua própria irmã conseguiu fugir da prisão e retorna a sua cidade natal para que outros crimes fossem cometidos na localidade.O ponto positivo é de que os moradores ainda se lembram de Michael Myres, mas seria isso o suficiente para pará-lo?”

Outro clássico dos filmes de terror, Halloween fez tanto sucesso que apesar de todos os filmes já lançados como continuação, um novo filme teve estreia recentemente e diferente das outras vezes o longa foi produzido por um grande estúdio.

Alien (1979)

Sinopse: “Depois de uma viagem no espaço, os tripulantes já na Terra, recebem um estranho sinal vindo do vasto universo. A viagem feita para investigar tal local misterioso acaba se tornando em um grande terror, já que um dos viajantes havia sido atacado por algo e um embrião implantado dentro dele agora se encontrava a solta e faminto na nave em que se encontram.”

Um dos filmes de maiores sucessos em relação a inovação e também tecnologia, não podia ficar fora da lista. O título até hoje é usado como referência a diversas novas obras cinematográficas e ainda vive na atualidade por meio dos jogos eletrônicos.

Sexta-Feira 13 (1980)

Sinopse: “Crystal Lake é um local onde existem histórias de homicídios contados pelos próprios moradores próximos do bosque, mas muitos não acreditam de que possa existir um assassino e acabam correndo perigo ao acampar. Os jovens Jack,Alice, Bill, Marcie e Ned são exemplos de quem duvidou do impossível e acabam tendo que lutar para sobreviver ao massacre.”

É raro encontrar pessoas que ao menos tenham ouvido falar de Jason e sua serra-elétrica. O personagem teve origem nesse clássico dos anos 80 e é considerado um dos assassinos mais brutal do cinema.

O Iluminado (1980)

Sinopse: “Nas montanhas do Colorado, escritor Jack Torrance,junto de sua esposa Wendy e do filho Danny, se tornam caseiro de inverno no afastado Hotel Overlook. Danny é atormentado por visões perturbadores do passado e o escritor vai gradativamente se tornando mais agressivo e sombrio, se transformando ao fim em um maníaco que acaba aterrorizando sua família.”

A adaptação da obra de Stephen King ganhou ao público por sua forma inovadora que a direção encontrou de fazer com que ficassem aflitos. O terror envolvido acaba sendo mais psicológica, fazendo com que a mente de quem assiste ficasse perturbada por horas após as cenas.

A Hora do Pesadelo (1984) 

Sinopse: “O mesmo homem anda atacando um grupo de jovens em seus pesadelos, sendo ele descrito como deformado e possuir garras de aço nas mãos. Conforme o decorrer dos sonhos, os quais morrem acabam vindo a falecer na vida real sendo sua única escapatória é acordar do pesadelo antes do golpe final. O assassino é Freddy Krueger, homem morto queimado por molestar crianças que retornou para se vingar dos que o mataram.”

Outra figura importantíssima nas histórias de terror foi o responsável por fazer com que muitos não dormissem por alguns dias para que não fosse alvo do terrível Freddy. Tão grande foi o sucesso que um outro filme deixou os fãs do gênero loucos para assistir a batalha do século em Freddy x Jason de 2003.

A Família Addams (1991)

Sinopse: “A macabra família que vive em uma enorme mansão,acaba recebendo notícias de um familiar que até então estava desaparecido,sendo ele Funércio, irmão de Gomez Addams. Portanto Mortícia, esposa de Gomez, acaba suspeitando de que o irmão de seu marido seja uma fraudo pelo mesmo não se lembrar de detalhes com a família, fazendo com que todos passem por uma tremenda reviravolta.

O título ganhou ainda mais visibilidade com a sua animação e também pela trilha sonora, onda a abertura só pelo começo já te faz lembrar instantaneamente nessa família fascinada por morte.

O Estranho Mundo de Jack(1993)

Sinopse: “Cansado de fazer todos os anos o Dia das Bruxas, o rei das aboboras Jack Skellington acaba encontrando e atravessando o portal para o Natal. Lá ele entra em contato com o encanto natalino ele tem a incrível ideia de sequestrar o Papai Noel para assim trazer a comemoração para a sua cidade, causando conflitos diversos.”

Uma animação infantil da Disney, conseguiu mesclar todo o universo assustador do Halloween com a sutileza e ensinamentos validos para a vida, que é bem característico de suas obras. Além de ter agradado muito e estrar sempre presente na TV, o longa foi responsável por reviver a categoria de stop motion no mercado.

A Bruxa de Blair (1999)

Sinopse: “Depois de um grupo de jovens terem desaparecido enquanto faziam um documentário sobre a lenda que existia sobre a floresta de Maryland sobre a Bruxa de Blair, se encontra a câmera quem que usavam para capturar suspeitas sombrias. Com isso se descobre muito do que antes parecia ser somente ficção.”

Mais uma vez o suspense tomou conta e foi apreciado pelo público, que trazia dessa vez histórias de bruxaria para as telas. A visão que o telespectador tem das filmagens torna a sensação ainda mais real quando se assiste ao filme.

O Chamado (2002)

Sinopse: “Afim de encontrar resposta sobre a morte de sua sobrinha, a jornalista Rachel Keller acaba se colocando em enrascada, já que algumas pessoas morreram misteriosamente após assistir um vídeo de imagens relacionadas com o caso. Assim ela luta para que não tenha o mesmo fim já também assistiu ao tal vídeo.”

É fácil de se lembrar de Samara, e a sua cena quem que aos poucos saia de um poço e caminha para a câmera de forma assustadora. O filme também foi um grande sucesso e assim ganhou sequencias que garantiram seu espaço entre os clássicos.

Todos eles e mais alguns outros são ícones e as melhores escolhas para se assistir durante o Halloween pelo simples fato de terem sidos inovadores em suas respectivas épocas, em diversos contextos. Muitos deles pelos efeitos especiais, que vinham surpreendendo cada vez mais, pela história contada ou então por ser tão impactante que marcaram gerações.

Não deixe de dar sempre aquele ZOOM no site pra ficar por dentro de todas as notícias do mundo Nerd! DESEJAMOS UM HORRIPILANTE HALLOWEEN! 

  • Ajude o Nerd Zoom a continuar seu trabalho comprando dos mais diversos produtos Geek, pela AmazonAQUI!