No que muitos chamariam de um dos segredos mais mal guardados dos quadrinhos, a DC Comics finalmente anunciou o projeto do Batman do escritor/artista Marc Silvestri na San Diego Comic-Con.

O projeto será intitulado Batman/Joker: Deadly Duo. Marc Silvestri foi apresentado como convidado surpresa no painel “Conheça os editores” de hoje. Jim Lee brincou:

“Agora, Marc, você não está aqui para promover um projeto da Image aqui, você está aqui para falar sobre Batman”, ele riu e continuou: “Marc e eu trabalhamos juntos nos escritórios de X-Men na Marvel juntos, nós compartilhamos o espaço do estúdio juntos. Quando eu saí, eu ainda estava em contato com muitas pessoas da Image e [Marc] desenhou uma peça para o aniversário especial do Batman e desde que eu vi essa peça – eu sabia que ele tinha que desenhar um projeto do Batman. Foi dessa conversa que este projeto surgiu”.

“Como você provavelmente adivinhou, estou trabalhando no Batman. É um time do Batman/Joker. Nós falamos sobre isso e eu não podia acreditar que não tivesse sido feito antes, pelo menos não um nível sério”, disse Silvestri. “Seria cheio de momentos dramáticos e cômicos. Eu tenho vontade de fazer essa história por 20 anos.”

Silvestri explicou: “A premissa é que alguém está se dando bem com o Coringa e o Coringa não consegue lidar com isso. Ele não consegue lidar com isso. Então o Coringa faz com que o Batman tenha que ajudá-lo. O Coringa leva Jim Gordon e o mantém como refém – nem mesmo o próprio Coringa sabe onde ele está – e usa isso para fazer o Batman ajudá-lo. Pequenos pedaços de Gordon continuam aparecendo e o Coringa diz “olha, vamos ficar sem peças que não são importantes aqui em breve”.

O vilão dessa série será novo e original para a história criada por Silvestri, e o projeto terá cerca de “sete edições e meia”, ele riu, “porque eu não pude evitar”.

Silvestri está escrevendo, desenhando e pintando sua história.

Silvestri espera que essa história acerte os fãs “na atmosfera”, ele riu, “espero que isso faça os fãs dizerem ‘uau, eu não esperava me sentir assim sobre o Batman ou o Coringa.”

Não há data de lançamento oficial para a série. DiDio explicou: “Nós vamos segurar esta série até que esteja pronta.”

A conta oficial da DC Comics no Twitter chamou a série de Batman/Joker: Deadly Duo, mas talvez esse nome ainda mude.